Para vivermos em sociedade todos temos obrigações legais, sendo pessoa física ou pessoa jurídica. Em nosso entendimento existem dois tipos de leis principais para respeitarmos, a Lei de Deus e a Lei do homem. Mesmo como cristãos devemos também respeitar a lei dos homens, para que possamos pertencer a uma sociedade.

Segundo estudiosos das escrituras hebraicas, a Lei foi dada por Deus através do profeta Moisés, tendo sido os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus no monte Sinai, a tábua dos dez mandamentos.

Segundo os historiadores, a Lei Mosaica não apresenta nenhum elemento novo, sendo a maior parte de seus elementos adaptações e transcrições encontradas em documentos mais antigos.

No ocidente a Lei e o nome de Moisés eram totalmente desconhecidos até o advento do Cristianismo. O triunfo do Cristianismo no século IV D.C assegurou a popularização dos Dez Mandamentos que, ao integrarem o Catecismo Cristão, adquiriram seu caráter universal. Já as leis do homem advêm da Constituição de um país, seguido pelo Código Civil brasileiro.