O Brasil tende a ser reconhecido internacionalmente pelas suas grandes telenovelas. A primeira novela que surgiu nas telinhas foi Sua Vida me Pertence, do canal Tupi. A partir daí, através do avanço tecnológico e o ganho da vivência dos artistas, produtores e escritores, o mercado do produção de novelas televisivas tem evoluído muito.

Os enredos passaram a abordar assuntos polêmicos e relevantes para a sociedade tais como por exemplo preconceitos raciais, de escolha sexual, doenças, desaparecimento infantil, dependência de drogas, dentre outros percalços sociais. Apesar disso, esses programas comumente contam com um grupo de lindos atores e atrizes e ilustram lugares variados como por exemplo diversas regiões do nosso país e do mundo. Logo, as estórias conquistam a atenção, envolvem as pessoas, que lêem com frequência o resumo das novelas escritos em sites e blogs.

No decorrer dos mais de cinquenta anos de teledramaturgia, muitas novelas ficaram marcadas na história da sociedade brasileira. Entre elas, é possível destacar Roque Santeiro, Explode Coração, Mulheres de Areia, dentre muitas outras.

Tomando os últimos 3 anos, as novelas que mais prenderam a audiência das pessoas foram:

Caras && Bocas (ano de 2009): relatou a estória de amor dos apaixonados Gabriel (Malvino Salvador) e Dafne (Flávia Alessandra), que enfrentaram obstáculos devido ao diferente status social a que eles pertenciam. A telenovela também chamou atenção porque tinha como parte do elenco um macaco o qual escapou do cativeiro e foi criado por um garoto.

Viver a Vida (Ano de 2009): contou a história de uma modelo famosa chamada Helena (interpretada por Taís Araujo) que se casou com Marcos (José Mayer), um homem mais velho e infiel. A filha de Marcos, Luciana (interpretada por Alinne Moraes) sofreu um acidente e ficou tetraplégica. O enredo deu ênfase nas dificuldades que uma pessoa tetraplégica enfrenta e mostrou que é possível viver bem mesmo estando em uma cadeira de rodas.

Ti Ti Ti (ano de 2010): remake da versão produzida no ano de 1985, conta com muito humor a narrativa de 2 costureiros inimigos de infância que duelam por popularidade e têm sonhos com notoriedade.

Já em 2011, a novela que teve mais sucesso foi Cordel Encantado que trouxe a tona outra vez o amor verdadeiro, o humor inocente e uma trama muito bem planejada. Com a narrativa de uma princesa de um povoado distante que foi abandonada pela mãe no sertão brasileiro e se apaixonou desde pequena por um filho de cangaceiro.

No momento é a novela Fina Estampa que quebra recordes de audiência. A protagonista Griselda, interpretada pela fantástica Lílian Cabral emociona as pessoas com sua narrativa batalhadora de mãe viúva e trabalhadora.