INTRODUÇÃO

O surgimento do que em seu momento de ápice se chamavam de "Novas tecnologias" nas últimas décadas do século XX, tem sido a causa da chamada "revolução digital” revolução que, ao contrário das anteriores, tem conseguido que as mudanças e transformações derivados do que hoje é chamado de "Tecnologias de Informação e Comunicação"(TIC), se tem produzido muito rapidamente em todas as áreas da sociedade.

Na verdade, as TICs e especialmente a Internet se desenvolvem e se incorporam nas vidas dos cidadãos a uma velocidade vertiginosa. Os efeitos que a Internet e suas múltiplas aplicações exercem na vida dos cidadãos, de empresas, instituições e governos tem-se manifestado em menos de uma década. Por outro lado, se olharmos ao nosso redor, se observa muitas mudanças na forma de comunicar-se, de se organizar, inclusive trabalhar ou se divertir. Tem-se configurado uma nova sociedade, a nova "Sociedade da Informação" (SI)[4], também conhecida, se darmos um passo a mais, "sociedade do conhecimento", que é caracterizada pela possibilidade de acesso a grandes volumes de informações e de conectar-se com outros grupos ou cidadãos fora dos limites de espaço e tempo.

Diante desta situação, vale a pena considerar qual tem sido o efeito das “Novas Tecnologias” na educação. De acordo com Rosa (2003), a simples vista, parece que o impacto tem produzido menos que em outras áreas e que, nesta ocasião, a educação não tem cumprido com seu tradicional papel de alavanca de mudança.

No entanto, uma reflexão mais profunda, suscita que existe um longo atraso devido as implicações das mudanças na educação, que supõem não somente investir em equipamento e na formação, mas também numa transformação de atitude ou de mentalidade, e este processo leva seu tempo.

Ademais, há muitas outras razoes que explicam a lentidão no processo de incorporação das TIC à educação, como a carência de recursos financeiros, o insuficiente apoio institucional ou a dificuldade de adaptação por parte dos professores. Embora, na realidade, o mais determinante para que se produza a transformação é ter claro que as TIC na educação supõem uma via para melhorar a qualidade do ensino e um caminho para dar resposta às novas exigências decorrentes da chamada sociedade da informação. Incorporar as TIC à educação não somente é um desafio, mas que se converte, hoje, em uma necessidade para que os jovens possam desenvolver-se sem problemas dentro desta nova sociedade.

Alguns autores, como Rodrigues (2007) consideram que as TICs são não somente uma oportunidade, mas também a desculpa perfeita para introduzir na educação novos elementos que realizem uma transformação profunda da prática educativa.

Há que perguntar-se se as TIC são as causadoras da necessária mudança educativa ou são somente via que possa facilitar uma transformação já anunciada e sentida pela comunidade educativa. Uma mudança para uma educação que se oriente a ensinar o útil para a vida e para o desenvolvimento da personalidade tendo em consideração as particularidades de cada indivíduo.

 

[...]