RESUMO
Nos tempos que vivemos nos deparamos com o avanço das mídias, sobretudo à internet, e neste mesmo enfoque ainda vivemos a experiência de uma escola referenciada pelo modelo pós Revolução Francesa. Esta escola descontextualizada nos encaminha para o caos e nos faz cada vez mais professores de alunos que não querem estar no espaço escolar, lugar que não os atrai e os deixam sem identidade.
Enfrentar os desafios para a construção de uma escola que responda as demandas do seu tempo, é admitir que as NTIC?S, fazem parte de um dia a dia saudável e ligado nos interesses dos alunos.
O caráter inovador das NTIC?s (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) não é nada comparado ao muito que nos contribui em matéria de agilidade, concentração, valorização da pessoa e dos contatos pessoais.
Colocar a escola em compasso com a vida comum das pessoas atrai e seduz para tornar essa troca um verdadeiro ato educativo e pedagogicamente produtivo.

Palavras chave: NTIC?S, educação, ambiente escolar, escola contemporânea.

INTRODUÇÃO
As NTIC?s, são novas ferramentas a favor da educação, vários trabalhos dão conta que as novas tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais ganhando espaço dentro das salas de aula e somando ponto em favor da formação otimizada com qualidade e agilidade e com especial enfoque no apelo ao dinamismo da construção do saber. ( MORAN, José Manuel e OUTROS, 2003).

É por causa deste amplo aspecto e grande evolução destas novas ferramentas de ensino é que escolhi este tema, pois, é um tema que causa curiosidades, e especulações sobre sua eficácia e qualidade.

Como será que as NTIC?s são utilizadas no campo pedagógico?

Usarei a revisão bibliográfica de Jose Manuel Moran e Jésus Martin Barbero que evidenciaram estudos de suma importância para análise da utilização da NTIC?S no enfoque pedagógico e serão norteadores dessa produção cientifica.

Moran traça um paralelo entre a educação que temos e a, que desejamos para nossos alunos, mostrando as tendências para um novo modelo de ensino. Sua obra analisa principalmente as mudanças que as tecnologias trazem para a educação, em todos os níveis de ensino, sem esquecer o papel que professores e gestores terão que desempenhar nessa revolução. As redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização dos estudos, em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais. Assim, a organização escolar precisa ser reinventada para que todos aprendam de modo mais humano, afetivo e ético. (MORAN, 2007 ).
As contribuições para o campo da comunicação têm na obra do espanhol naturalizado colombiano, Jesús Martín-Barbero, seu mais importante representante teórico. Expoente do pensamento pro ativo das TIC?s, sua proposta de passar dos meios às mediações forneceu subsídios para pensar uma nova forma de educação fora da teoria da simples troca de informações.

A abordagem cultural de Martín-Barbero permite trabalhar a idéia de cadeias envolvendo produtores, produtos e receptores.

O eixo central de sua obra condiciona cultura à comunicação, e comunicação à cultura. A comunicação é um processo, simultâneo e dependente das formações culturais. O desafio aparece com toda a sua densidade no cruzamento dessas duas linhas de renovação -- que inscrevem a questão cultural no interior da política e a comunicação, na cultura (Martín-Barbero, 1997). O efeito imediato dessa noção teórica é envolver os elementos da liturgia informacional, emissor, receptor, canal e mensagem em contextos culturais. O conceito chave que coordena essas indagações é o de mediação .
Todos os demais autores que referenciam este trabalho se encaixam no pensamento de Moram e Barbero pelo seu engajamento na causa das NTIC?s no campo educacional e o pensamento de Moran e Barbero trazem a síntese de todos os demais.

É de grande importância na utilização das TIC?s que o professor esteja consciente de sua importância no processo de construção do saber tendo como suporte essas ferramentas.

Usar as NTIC?s requer do professor um grau de disponibilidade que muitas vezes ele não tem. Grande parte da responsabilidade desta falta de disponibilidade vem dos baixos salários praticados no magistério, levando os professores a duplicar sua carga horária . Perdendo assim tempo precioso para as horas de pesquisa e de aprimoramento necessárias para uma boa execução do processo no seu aspecto amplo.

"Ensinar não é só falar, mas comunicar-se com credibilidade. É falar de algo que conhecemos intelectual e vivencialmente e que, pela interação autêntica, contribua para que os outros e nós mesmos avancemos no grau de compreensão do que existe. Ensinaremos melhor se mantivermos uma atitude inquieta, humilde e confiante com a vida, com os outros e conosco, tentando sempre aprender, comunicar e praticar o que percebemos até onde nos for possível em cada momento. Isso nos dará muita credibilidade, uma das condições fundamentais para que o ensino aconteça. Se inspirarmos credibilidade, poderemos ensinar de forma mais fácil e abrangente. A credibilidade depende de continuar mantendo a atitude honesta e autêntica de investigação e de comunicação, algo não muito fácil numa sociedade ansiosa por novidades e onde há formas de comunicação dominadas pelo marketing, mais do que pela autenticidade". ( MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda, 2007).
O objetivo deste artigo é mostrar o quão necessário é estar atualizado com o mundo globalizado, onde as informações caminham rápidas e onde o estopim de eventos se dá através do lúdico, da curiosidade natural do ser humano em procurar o novo e interagir com ele.
Ainda neste enfoque cabe dizer que não é só o professor que precisa mudar seu olhar em relação às NTIC?s, as Instituições de educação, escolas, Governos deveriam ser os fomentadores naturais e fornecedores de material para a atividade docente e precisamos, também, entender como as novas tecnologias poderão estar a serviço da educação, instigando os alunos a estar sempre à procura do fazer saber e construí-lo e do professor em apoiar-se nesta ferramenta como facilitadora de suas ações educativas.