Quem foi que falou que a única mesa que elas dominariam seria a de jantar? Pois é, foi-se o tempo em que as mulheres ficavam no bar apenas fofocando com as amigas, e reparando nas roupas das outras presentes ali. Agora é que são elas, desde as universitárias até as de idade mais avançada estão se fazendo presentes no mundo das tacadas.

Talvez, antes por preconceito, elas não se animavam muito a arriscar na sinuca, mas isso mudou muito, atualmente até há um incentivo da parte de amigos e namorados. Afinal, o jogo fica muito mais interessante com a presença feminina, além de competência, de quebra vem charme e a delicadeza ao jogar, não confundam delicadeza com falta de força!

Engana-se quem pensa que as mulheres são desastradas, pelo contrário, donas de um notório senso detalhista elas são capazes de medir a força e a precisão de suas tacadas com muita facilidade. É claro que a resistência física não pode ser comparada a masculina, mas é isso é contornável.

A proporção de mulheres em relação ao número de homens presentes nesse meio é bem menor, mas não se pode dizer o mesmo da qualidade. Tem muita mulher dando lavada em marmanjo por ai, diga-se de passagem. O que acontece na maioria das vezes é que elas não levam isso com muita seriedade e sim como lazer, pode ser por falta de tempo ou de competitividade mesmo.

E para quem pensa que tudo isso é balela, existem campeonatos de sinuca na categoria feminina, e muito sérios. Um dos nomes mais citados é Carmelita Yumito, tetra campeã brasileira, que serve de inspiração para muitas outras e até afasta um pouco o preconceito nos homens. Nada impede que surjam mais talentosas por ai, a nível de Mariana Carvalho que até venceu uma partida contra Rui Chapéu .