AS MUDANÇAS NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (PMERJ) A PARTIR DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES DE JUNHO DE 2013 - A CRIAÇÃO DO BATALHÃO DE POLICIAMENTO EM GRANDES EVENTOS

RESUMO

Relata o nascimento de um grupamento e posterior batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro especializado em atuar com multidões e grandes eventos no intuito de garantir a manutenção da ordem pública. Objetiva demonstrar a eficácia da atuação deste batalhão. Ressalta a importância da gestão de multidões. Apresenta os equipamentos utilizados pela tropa para sua proteção pessoal. Conclui que a grande inovação deste batalhão foi sua atuação sem utilização de armamento letal. Palavras-chave: Multidão. Grandes Eventos. Manifestação. Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Referência: SANTANA, B. L. A. As mudanças na Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) a partir das manifestações populares de junho de 2013: A criação do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE). 2015. 26 f. Monografia (Especialização) - Curso de Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015. Disponível em: <http://www.webartigos.com/autores/blas1036/>. Acesso em: 14 mar. 2016.