Universidade Paulista

Campus Alphaville

Curso: Letras / Inglês

ADRIANA FARIAS DA SILVA

 AS MODALIDADES DE LEITURA OFERECIDAS AOS ALUNOS DO 9º ANO: CONTRIBUEM PARA O GOSTAR DE LER. 

COLIDER MT

2011

INTRODUÇÃO 

A proposta que se desenvolveu neste TCC visa a construção de um leitor crítico, consciente e capaz de criar seu próprio significado e, também que possua autonomia para para criar e recriar seu pensamento, pois a leitura é o processo pelo  qual o leitor realiza uma trabalho ativo de interação, e compreensão de mundo apartir do seus conhecimentos adiquiridos através da multimodalidades de leitura, por entender que essa temática é importante para o crescimento em busca de conhecimento do aluno.

Os alunos convivem diariamente com diversos atos de leitura e escrita nas redes sociais, fazendo a leitura do mundo. O aluno esta constantemente realizando a leitura do mundo em que esta inserido, tentando compreender seu contexto, desta forma pode se afirmar que a linguagem é o meio que o ser humano utiliza para expressar-se e para comunicar-se com os seus semelhantes. Ela é uma forma de ação interna e individual orientada por uma finalidade específica; mas também é um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade nos distintos momentos da sua história. Assim, há necessidade de fazer um aprofundamento nas variedades de leituras tendo em vista que as redes sociais vêm trazendo inúmeras inovações.

Tendo como objetivo geral compreender as modalidades de leitura e os objetivos específicos: verificar o valor da leitura como fonte de informação, relatar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade lingüística valorizada socialmente; refletir as pratica e influências dos educadores durante o processo de leitura. Justifico este TCC colocando que tudo que o aluno aprende num determinado contexto, deve ser enriquecido e qualificado.

O trabalho foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas em diferentes fontes, dentre eles os autores: Igedore, Ormundo, PCNS de Língua Portuguesa, Antunes, e outros; procurando conhecer o resultado e procedimento desses pensadores.

O TCC foi estruturado apresentando em três capítulos teóricos, abordando as concepções de diferentes autores sendo consultados várias bibliografias algumas encontrada na biblioteca virtual universitária Unip/Interativa.

No primeiro capitulo trata sobre Leitura como fonte de informações com as especificidades em o valor da leitura, a importância do ato de ler, a leitura diária na sala de aula. O segundo fala sobre a pesquisa de campo direcionada com o aluno e professores, em uma interação muito rica, em que os entrevistados têm a inteira liberdade para se expor. O terceiro fala sobre a multimodal idade de leituras e seus subtítulos: as redes sociais, leitura Multimodais e a leitura de imagens.

 Com base nessas questões procuramos desenvolver uma reflexão sobre as especificidades do conhecimento e do processo de assimilação da leitura na multimodalidade e durante seu ensino aprendizagem.