A ética é a atividade humana que visa o aperfeiçoamento das relações em sociedade. Dota o homem de uma enorme capacidade de julgamento a partir do princípio de justiça.

O homem inserido em sociedade necessita de uma ética para poder exercer seu direito de cidadão, portanto ética é a conquista de si, perante o meio onde se vive, a partir da percepção das limitações e deficiências, passando por cima das limitações o homem tem a chance de se tornar uma pessoa melhor em suas relações sociais. Ética pode ser a conduta adotada por uma pessoa perante o outro.

Nos dias atuais, a conquista de si tem se tornado uma tarefa quase impossível, porque nossa vivencia é limitada pelas relações subjetivas do consumismo e das mídias (internet) que se fundamentam através de dimensões globais. A conquista de si perdeu espaço para "o levar" vantagem em tudo, passando por cima de todos os princípios de conduta com a intenção de se dar bem em tudo.

Para romper com os valores subjetivos do imediatismo globalizados o filósofo grego Aristóteles nos aponta um caminho seguro a ser seguido. É o caminho das virtudes praticadas na vida política e, dentro da comunidade, mas como exercer as virtudes sociais se os seres humanos vivem isolados dentro dos mundos virtuais? Isolados dentro das suas os homens passam a se comunicar usando as novas mídias e se tornam cada vez mais isoladas de se e dos outros. Como desenvolver uma ética capaz de se relacionar com as novas mídias?

Aristóteles defende a ideia de que haja dentro de cada homem um certo equilíbrio entre a falta e o exagero para que exista uma vida feliz e justa, para só assim o homem ser um sujeito ético.

Para construir esta vida feliz e justa o homem precisa desenvolver laços de amizade, se relacionando com o outro a partir de dimensões sociais, políticas e morais. Porque a felicidade é divisível e plena quando atinge a todos os homens de uma mesma sociedade. Portanto uma pessoa que não se relaciona de forma direta com a outra, jamais poderá ser feliz, porque não se inclinou à vida política em sociedade.