Uma grande qualidade da cultura brasileira é a mistura de culturas e etnias, uma soma de referências que reflete em uma série de aspectos, como a gastronomia, por exemplo. No Rio de Janeiro podemos encontrar uma variedade muito grande de restaurantes representando a culinária de vários cantos do mundo. A Equipe da House in Rio visitou alguns e agora passa como dica para você aproveitar.

 

Japonês

São muitas opções na cidade e não é para menos, o Brasil é a maior comunidade de nikeis fora do Japão.

Koni Store: A temakeria que é point dos cariocas está em vários bairros. Recomendamos: Temakis, Hot Filadélfia e Hot Steel.

I Piatti: Com 25 anos no currículo, o restaurante trabalha com a culinária híbrida, com pratos japoneses e italianos. No cardápio: sushis, sashimis, makimonos, teppan`yakis, entre outros.

Lapamaki: Com filiais na Lapa, em Copa e Ipanema, o restaurante é um dos mais badalados da cidade. Sugerimos o prato Arcos da Lapa, que inclui 33 peças entre sushis, sashimis e temakis, além do yakisoba de salmão com rúcula.

Peáhi: São dois tipos: temakeria ou restaurante.  A primeira opção funciona no Baixo Gávea e em Copacabana e transita entre os tradicionais temakis, de atum e salmão, e os diferentes cones de ovas de caranguejo. Já no restaurante, que fica na Barra, o cardápio apresenta sushi, sashimi, combinados e exclusivos como o sashimi levemente grelhado ao molho de manga e maracujá com castanha de caju.

 

Árabe

Não diferente dos japoneses, os árabes também estão muito presentes no Brasil, com a maior colônia fora do país de origem que gira em torno de 15 milhões de habitantes. Nossas dicas são:

 Cedro do Líbano: Atendendo há mais de 60 anos no Centro, o famoso restaurante oferece comidas artesanais com receitas originais do Líbano. Recomendamos o cordeiro à moda da casa, que acompanha balila e é feito com pimentões vermelho e azeitona preta. Outra boa opção é a picanha de cordeiro grelhada com mjadra.

Rotisseria Sírio Libanesa: O restaurante funciona no Largo do Machado há quase 40 anos e é muito procurado pela qualidade de seus pratos. Recomendamos o arroz com lentilha acompanhado de duas Kafkas (frango ou carne), abobrinhas recheadas ou charutos de folha de uva.

Chez Yunes: Localizado no Shopping Barra Square, o eleito pela “Veja” como melhor restaurante de comida árabe do Rio, oferece um cardápio com diversas iguarias da linha sírio-libanesa. Boas opções como berinjelas grelhadas ao alho e óleo ou charutinhos de folha de uva e de repolho.

 Yalla: O bistrô do Leblon tem combinados da tradicional comida árabe para duas ou mais pessoas ou combos individuais para o almoço. Destaque para pratos como Falafel, esfirras, burreca e pastas típicas como homus e babaganuche.

Arab: O restaurante existe há mais de 15 anos na Av. Atlântica e trabalha com a gastronomia árabe-judaica e marroquina. Não deixe de conferir a b’stilla de frango e o Kharouf (cordeiro). Além de Copacabana, o Arab possui um quiosque no Parque dos Patins da Lagoa.

 

Alemão

Existem mais de 5 milhões de descendentes de alemão no Brasil, e o costume das comidas salgadas de origem germânica acompanhadas por uma boa cerveja fazem muito sucesso por aqui também.

 Land Haus: O restaurante, que fica em Jacarepaguá, traz receitas originais de Munique, terra natal da chef e proprietária Érika Meiswinkel. Recomendamos o filé de galeto com mostarda e batata sauté e o joelho suíno grelhado.

Beco do Alemão: O lugar oferece culinária alemã às terças, apesar do nome. O alemão na pedra (carré, bolo de carne suína e salsichas, chucrute e salada de batata) é o carro-chefe da casa.

Casa do Alemão: Curtir um pão com lingüiça ou um croquete alemão com uma cervejinha é a boa pedida de lá. O restaurante começou em Petrópolis e hoje tem filiais espalhadas por toda a cidade.

Hansl: A casa que conta com uma bela vista do Joá oferece opções como o goulash (carne bovina ao molho de páprica), o Kassler (carré defumado) e o Eisbein (joelho bovino defumado).

 

Mexicano

Blue Agave: O restaurante de Ipanema conta com nacho agave (porção de tortilha coberta por molho salsa ou sour cream, somados à carne moída, queijo derretido, feijão preto, alface e guacamole) e burrito de carne de porco.

Rota 66:  Aqui a comida mexicana é adaptada a hábitos americanos, intitulada como Tex-mex. No cardápio: ribs, burritos, peixes, tacos, quesadillas, steakes, enciladas, entre outros. Exstem filiais em Ipanema, Leblon, Tijuca, Humaitá e Recreio.

 

Equipe House in Rio - As melhores opções de aluguel por temporada no Rio de Janeiro.