AS MAZELAS DOCENTES
Elias Alves da Silva

Agenda cheia de compromissos, o sinal pode ser ouvido de longe, correria geral para não perder o primeiro horário, o professor esboça no rosto a preocupação com o pouco tempo e sua disciplina complexa e extensa. Preocupados os alunos franjem a testa em meio a tantos trabalhos marcados da semana passada cuja procrastinação não deixara começá-los. É assim a vida do estudante universitário, cheio de compromissos, estágios obrigatórios, correria total, cansaço físico e mental. A formatura é vista como o grande trunfo, o mais valioso e mais importante de todos. A cobrança, a tensão, o suor por mais freqüentes e insuportáveis não são empecilho diante da possibilidade de agarrar o prêmio. Diploma na mão é sinônimo de bom emprego, estabilidade profissional, financeira e concretização dos sonhos .
Esse é o sonho de muitos estudantes, se formar e garantir uma vida verdadeiramente digna. Mas, nem tudo se mostra assim tão favorável, o mercado de trabalho é marcado de promessas edificantes, salários que flutuam e oportunidades para os "escolhidos". Atualmente muitos profissionais vivem esse dilema, a educação, por exemplo, tem sido marcada por grandes dificuldades principalmente quando analisamos o quesito INICIAR CARREIRA PROFISSIONAL.
Ao se formar o professor tem que estar atento ao iniciar o ano letivo. É chegado o momento tão esperado, começar a lecionar, conhecer diferentes instituições de ensino, buscar ser o melhor de sua área, ser amigo dos alunos e por aí vai. O problema é que antes disso ele terá de enfrentar uma verdadeira maratona. Primeiro deverá fazer inscrição estadual para que seu nome conste na lista oficial, interessante é que se ele não tem experiência, nem sequer 1 dia de trabalho sua colocação é a pior possível o deixando frustrado em diversas "reuniões de vaga programada". Este porém não deve ser motivo para desânimo, pois, sempre surgirá a oportunidade para substituir durante 1 semana ou até mesmo 1 mês
Não é difícil conseguir passar em um concurso, quando ele sai do papel, desde que se estude muito e fuja de sua área de domínio. Isso mesmo, atualmente os processos seletivos adotaram um sistema de avaliação por meio de questões de raciocínio lógico interessantes, que muitas vezes podem nos enganar cegamente. De fato o mercado de trabalho está repleto de surpresas. Se você tem um diploma mágico que lhe concede direitos sobre a vaga programada se torna muito vantajosa a sua tentativa, mas nada que uma declaração burocrática não resolva.
Bom, se você é professor a dica é estudar bastante, pesquisar fontes atualizadas, fazer mais cursos de pós graduação, dar aulas particulares, essa por sinal muito boa, e acima de tudo acreditar em você e no seu potencial. Um dia, você conseguirá a vaga que tanto sonha. Só não se sabe quando. Talvez daqui a 30 anos quando alguém desistir do cargo, o que não é fácil mesmo diante de lamentações salariais.