AS INSOPITÁVEIS BÊNÇÃOS DO SALMO 121

Não há uma única pessoa humana que não necessite de ajuda, de assistência; de socorro. Ninguém é suficientemente independente para prescindir o socorro. Quem ainda não viveu uma situação de angústia? De perigo? De necessidade? Quem ainda não se achou numa indesejável borrasca, ou até mesmo atravessando o vale da sombra da morte? Umas mais e outras menos intensas, a verdade é que as situações adversas nos acompanham do berço ao esquife. E é nesse contexto que urge gritar por socorro.

Para este Salmo 121, a minha versão das Escrituras Sagradas apresenta o azado título DEUS É GUARDA FIEL DO SEU POVO; e este Salmo confere-nos bênçãos espirituais transbordantes, não obstante ele possuir apenas oito versículos. Principia assim o salmista:

VERSÍCULO 1: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?”

Socorro é ajuda ou assistência a alguém que se encontra em perigo, necessidade, etc. Podemos observar que o autor deste Salmo experimentou, como todos nós, a realidade da angústia e do perigo. Neste pormenor, nenhum santo do passado era diferente de nós.

E a primeira bênção deste Salmo é a não hesitação do salmista em olhar para quaisquer direções; ele olhou para a direção certa, para a única direção de onde nos vem o lídimo socorro: O alto. “Elevo os meus olhos para os MONTES.” Por isso ele mesmo responde à sua pergunta...

VERSÍCULO 2: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.”

O salmista sabia da existência de muitos senhores, de muitos deuses, daí o fato de sublinhar a fonte do socorro em seu favor: DO SENHOR, QUE FEZ OS CÉUS E A TERRA. Ele não quis recorrer a outros senhores, usando-os como mediadores; antes, buscou o seu socorro diretamente do alto, do Altíssimo e Eterno Deus. Hoje, quantos ainda clamam por socorro valendo-se dos inúmeros intercessores e de quejandos, quando gozam do privilégio de ter livre acesso ao Senhor, Supremo Criador! Ora, o Senhor nos esquadrinha (id.139:3) e sabe das nossas necessidades mais prementes; portanto, Ele é o único que nos assiste presentemente, como dizem os salmistas filhos de Corá: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, SOCORRO BEM PRESENTE NA ANGÚSTIA.” (id.46:1). Devemos observar que Deus não nos isenta da angústia; pelo contrário, Ele permite-nos a angústia, mas está presente quando a experimentamos, e socorre-nos.

E o que é o meu microscópico problema para Aquele que fez os céus e a terra? E, se Ele fez a terra para mim, se fez o céu dos céus para mim, por acaso não me fará valer o seu Infalível Socorro?

VERSÍCULO 3: “Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.”

Dormitar é cochilar. Todos sabemos do quanto é difícil participar de uma palestra num auditório, mormente após o almoço, quando os olhos estão carregados. O cochilo é inevitável! Porém, aquele que nos guarda não dormitará. E o Senhor, que não dormita, não deixará nossos pés oscilarem feito um barco sem rumo, num mar encapelado. Ele não deixará nossos pés pisarem na areia movediça da vida. Ele não deixará porque “PÔS OS MEUS PÉS SOBRE UMA ROCHA, FIRMOU OS MEUS PASSOS.” (id.40:2). E esta Rocha é Jesus Cristo (Mt.7:24,25); Ele é a Rocha Eterna (Is.26:4); Ele é a Rocha minha e Redentor meu (Sl.19:14); Ele é a Rocha da minha Salvação (Sl.95:1); Ele é o Rochedo de Israel (Gn.49:24); Ele é a Pedra (Sl.118:22; Is.8:14; 28:16; Mt.16:18; 21:42; Mc.12:10; Lc.20:17; At.4:11; Rm.9:33; 1Co.3:9-11; Ef.2:20; 1Pd.2:4-8; 2Pd.2:6).

VERSÍCULO 4: “Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.”

O salmista reafirma que aquele que guarda a Israel, ou seja, aquele que nos guarda (visto que também somos o Israel de Deus, consoante Gl.6:15,16 e 1Pd.2:9,10), não dormitará. E vai além! Ele afirma que não dormitará nem dormirá. Ora, se ao Senhor é impossível o toscanejar, mais impossível ainda é o repouso do sono. Deus é Espírito (Jo.4:24), e um espírito não dorme. No Sl.44:23, os filhos de Corá fazem uma pergunta antropomórfica: “Desperta! Por que dormes, Senhor? Acorda! Não nos rejeites para sempre.” Trata-se apenas de antropomorfismo, porque Deus, que é Espírito, realmente não dorme.

VERSÍCULO 5: “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.”

Quem desconhece o valor de uma sombra num dia de sol a pino? E, de todas as sombras, eis a mais sublime: “O Senhor é a tua sombra à tua mão direita”. Ele é a Sombra que faz descansar, consoante o Sl.91:1: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”

Há casas com a parecença de uma caserna, tamanho o aparato tecnológico em seus muros, portões e portas, além de guardas e de cães bravos, no afã de “segurança”; mas nada disso adianta se a pessoa não tiver Deus como seu único Guarda absolutamente indefectível. Disse Salomão: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (id.127:1), e Davi corrobora: “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do Nome do Senhor nosso Deus.” (id.20:7)

Há veículos com a informação “Rastreado por satélite”, mas ontem mesmo surpreendi-me ao ver um carro com o seguinte adesivo: “Rastreado por Deus”. Percebe-se nitidamente que o seu autor crê na realidade do Sl. 127:1 em sua vida. Que bênção!

VERSÍCULO 6: “De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.”

Nos tempos hodiernos a violência urbana tem-se alastrado assustadoramente; e os malfeitores, sequiosos na prática do mal, já não mais esperam pelo cair da noite para envidarem suas ações malignas. De dia mesmo, sol no zênite, eles invadem impiedosamente os lares e os estabelecimentos comerciais, e atacam suas vítimas indefensas. Nem os templos religiosos escapam a essas barbáries! Na década passada uma notícia atassalhou meu coração. Uma Igreja, em Ceilândia/DF, que amo muito, foi invadida por assaltantes crudelíssimos. Por ordem do seu Pastor, o tesoureiro entregou-lhes todo o dinheiro disponível. Então, antes que deixassem o recinto, o tesoureiro disse-lhes que Jesus Cristo os amava muito. Um deles apontou-lhe a arma e disparou, matando-o!

Às vezes perguntamos: Por que Deus permite latrocínios contra um filho seu, dentro de sua Casa de Oração e na presença de fieis? É difícil explicar esse mistério assaz lamentoso. De minha parte, fico com este oportuno ensino do Apóstolo Pedro: “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. ORA, QUEM É O QUE VOS FARÁ MAL, SE FORDES ZELOSOS DO BEM? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis.” (1Pd.3:12-14). Portanto, a essa amada Igreja entrego esta Palavra do Senhor Jesus Cristo: “Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei Aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a Esse temei.” (Lc.12:4,5)

VERSÍCULO 7: “O Senhor te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua vida.”

A afirmação “O Senhor te guardará de todo o mal”, não se restringe ao livramento de armas mortíferas, mas DE TODO O MAL mesmo! Digo isto porque eu passei os meus primeiros cinco anos de vida embrenhado numa roça dos rincões goianos, numa época em que o barbeiro transmitia doença de Chagas a rodo. Consequentemente debrucei-me sobre o caixão de muita gente vitimada por essa malfadada doença... Meus pais queimavam estrume de bovinos todas as noites, em nosso casebre de adobe repleto de frestas, objetivando espantar os malditos barbeiros... Lá fora as cobras, os sapos, os escorpiões, as lacraias, as aranhas e os morcegos, aos borbotões, cruzavam o nosso quintal em busca de seus alvos... Inquietavam-nos ainda umas tais de malária, dengue e poliomielite, que grassavam por aquelas plagas... Os raios, que em derredor de nossa cabana lampejavam amiúde, pareciam assustar até os demônios. Um deles atingiu uma vaca, que buscou abrigo de um temporal debaixo de uma árvore, perto do nosso ranchinho; o animal e a árvore foram ceifados... Nossa paupérrima choupana ficava perto do Rio Lagoinha, que possuía uma rústica ponte de madeira, de 40 metros de comprimento. Ali pelos meus quatro anos de idade, menino arredio que eu era, afastei-me da nossa casa e pus-me a caminhar em direção à ponte que, de tão precária, tinha mais buracos do que madeira, e nada de proteção nas laterais. Do outro lado da ponte, já distante dela, encontrou-me um viandante, que me levou de volta à casa, para a alegria incontida de meus pais que não queriam ser consolados enquanto não me encontrassem. Não acreditaram que eu havia atravessado, sozinho, aquela ponte... Contudo, o Senhor me guardou de todo o mal! Ele guardou a minha vida!

Atenho-me a contar somente estes casos da minha tenra infância, pois faltar-me-ia o tempo contando todas as bênçãos do Senhor em minha vida, desde a minha concepção no ventre de minha mãe. São bênçãos inumeráveis, como diz este belo Hino: “Conta as bênçãos, conta quantas são, / Recebidas da Divina Mão; / Uma a uma, dize-as de uma vez, / Hás de ver, surpreso, quanto Deus já fez.” (Titulo: CONTA AS BÊNÇÃOS, Hino nº 329 do Cantor Cristão, Hinário das Igrejas Batistas da Convenção Batista Brasileira).

VERSÍCULO 8: “O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.”

Gosto imensamente de ir a Corumbá de Goiás. Nessa histórica cidade, na saída para Anápolis e Goiânia, há uma placa com este versículo 8. Certamente os habitantes locais desejam a bênção do Senhor aos que transitam pela cidade. Então, ao abençoado povo de Corumbá de Goiás, a minha profunda gratidão e alegria por esse belo trabalho evangelístico!

Este versículo 8 me faz recordar a Bênção Sacerdotal: “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.” (Nm.6:24-26). Aleluia!

Concluo dizendo que se você, prezado irmão, já sofreu algum tipo de violência ou experimentou algum acidente, não fique triste, pensando que Deus não se importa com você, pois que os desígnios do Senhor Deus são insondáveis, e Ele também permitiu destacados servos seus sofrerem atrocidades terríveis, conforme revela-nos Hb.11:35-38. Quanto às tribulações, o Apóstolo Paulo ensina-nos: “Confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que POR MUITAS TRIBULAÇÕES nos é necessário entrar no Reino de Deus.” (At.14:22). Ele mesmo padeceu grande tribulação (2Co.1:4,6,8), e sofreu inúmeras perseguições: “As minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; QUANTAS PERSEGUIÇÕES SUPORTEI! E de todas o Senhor me livrou.” (2Tm.3:11). Por isso ele nos ensina: “E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus PADECERÃO PERSEGUIÇÕES.” (id.v.12). Aliás, quem já sofreu tantas angústias como o Apóstolo Paulo, conforme descrito em 2Co.11:23-28? Contudo ele diz: “E de todas o Senhor me livrou.” (2Tm.3:11)

Deus é Fiel. Ele nunca falhou, não falha nem falhará! E a sua Palavra, que é imutável, nos garante: “Mas Fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno.” (2Ts.3:3). É só crermos no seu poderosíssimo Nome: “O nosso Socorro está no Nome do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Sl.124:8). Qualquer que seja a nossa situação, lembremo-nos de que Jesus Cristo está no Comando; Ele tem tudo sob controle; Ele é o Senhor Eterno e Absoluto (Mt.28:18). “Ao Único Deus Sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” (Jd.25). No homem e em sua parafernália de “segurança”, não creiamos, “pois vão é o socorro da parte do homem.” (Sl.108:12)

Que o Senhor Deus nos abençoe com a sua Imarcescível Palavra, especialmente com as riquezas inescrutáveis deste SALMO 121. Amém!

Lázaro Justo Jacinto