Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Professor orientador Lawton Benatti

Denise Cristina Ferreira

 As inovações do vestido de noiva no decorrer dos séculos

O que é inovação? De acordo com o dicionário Aurélio, é a introdução de alguma novidade na legislação, nos costumes, na ciência, nas artes, na vida. Mas hoje, inovação tem conceito ligado ao valor do produto/serviço, que se alterado drasticamente, consegue mudar tudo ao redor.

Algo que vem sendo inovado constantemente no decorrer dos anos, é o vestido de noiva, que recebe alterações a cada coleção outono/inverno ou primavera/verão por estilistas conhecidos ou não ao redor do mundo.

Mas por que o vestido de noiva é tão importante a ponto de receber tantas inovações? Por que noivas pagam caro ou não para ter o vestido dos sonhos, sendo que irão usar apenas por algumas horas? Aliás, por que casar já que as pessoas hoje já pensam em se separar se não der certo? Este artigo tem o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre o tão esperado “dia da noiva”.

Segundo Champman (2005), o casamento significa a união de duas vidas com o propósito de formar uma nova família onde irão desfrutar do sexo, companheirismo, amor, prover lar para os filhos, aceitação social, vantagem econômica e segurança. Alguns casais resolvem passar o resto de suas vidas juntos, compartilhando alegrias e tristezas. Já outros, na primeira dificuldade, resolvem se separar e até começar uma nova família.

Quando resolvem unir suas vidas, alguns casais optam por festa para comemorar com a família e os amigos, outros, preferem usar o dinheiro para fazer uma viajem inesquecível. Na maioria das vezes, é a noiva que opta pela festa, para realizar aquele sonho de criança e poder usar o vestido ideal. Algumas nem se importam para o valor do vestido, outras, querem um lindo e bem barato, porém, todas querem expressar suas personalidades através do vestido branco.

A origem do vestido de noiva começa na Roma antiga, onde mulheres noivas usavam vestidos compridos no dia do casamento. Mas elas usavam cores fortes, como amarelo e vermelho vinho. As vezes até misturavam cores e estampas, mas eles eram sempre luxuosos, até por uma questão de status, para mostrar ao povo que as famílias tinham muito dinheiro.

Na Renascença, era usado vestido de cor preta cheio de tecidos, como o babado. Era usado vestido preto por questões religiosas e para se apresentar a sociedade, mas não significava discrição, pois as noivas precisavam representar os muitos bens de suas famílias. Numa certa época, o verde e o vermelho predominaram. O verde representava a fertilidade e o vermelho o novo sangue que seria criado.

Já no século 19, o famoso vestido branco passou a ser tradição para as noivas até hoje. Tudo começou no casamento da Rainha Vitória, que quis inovar, ousar e ser elegante com o seu “vestido bolo”. Ela até quebrou regras ao acrescentar o véu na coroa, algo então proibido para uma rainha. Hoje, vestido branco, véu e grinalda significam pureza, castidade e paz no casamento.

De acordo com Worsley (2010), desde então, noivas ao redor do mundo seguem essa tradição. O vestido branco passou por diversas inovações para se encaixar em diversas personalidades, gostos e mulheres diferentes. Seu comprimento pode ser longo, na altura dos joelhos ou mini. Com decote “coração”, com alças ou tomara que caia. Reto ou parecendo um bolo de casamento. Cheio de babados, predarias, tules, rendas, seda ou tecidos mais baratos, desde que deixe a noiva radiante e chamando a atenção no seu grande dia.

Fazer vestido de noiva virou profissão. Há milhares de lojas e pessoas que desenham, costuram e vendem. Alguns estilistas são famosos apenas por desenhar os vestidos e apresentá-los em desfiles de moda. Também há milhares de modelos que combinam com qualquer ocasião. Algumas mulheres até escolhem um vestido que dê para usar em dias comuns.

Mas nem só com o vestido a noiva se veste, os acessórios também fazem parte da produção e cada um tem seu significado. O véu tem sua primeira aparição no livro de Gênesis quando Rebeca se cobriu com um véu para se aproximar de seu futuro marido Isaac e para proteger a noiva de maldições. A grinalda tem formato de coroa para distinguir a noiva dos outros. O buquê era de ervas aromáticas para espantar maus espíritos. A marcha nupcial foi composta para o casamento de uma filha de rainha e as madrinhas e padrinhos eram escolhidos como testemunhas e como na antiguidade se casava ainda criança, era preciso de ajuda para vestir os noivos.

Tudo isso se inovou com o tempo também. A maioria virou apenas mais um acessório na produção e alguns detalhes foram adicionados. Noivas se casam com vestidos coloridos, coroas de flores, joias ou bijuterias, salto bem alto ou sapatilhas, buquê de flores naturais ou de broches e os noivos optam por tênis ou sapatos bem lustrados, ternos claros e escuros ou apenas calça e camisa social. E os casais de padrinhos e madrinhas com os seus mais diversos tipos de vestimenta colorida para serem testemunhas. Hoje, os casais fazem a cerimonia e festa em salões, sítios, hotéis, restaurantes, na praia e até no jardim da casa dos pais. As cerimonias são para poucas pessoas, chamado de “mini wedding” ou para muitas pessoas podendo até chamar de um grande evento social. Chegam a gastar muito dinheiro ou pouco, dependendo do que contratam. Em salões de beleza, a noiva pode contratar o “dia da noiva” com direito a lanches, massagens, depilação, penteado, maquiagem e alguém para ajudar a se vestir, ou apenas optar pelo pacote básico de penteado e maquiagem. E para o casal que quer curtir a festa do começo ao fim sem se preocupar, é só contratar uma assessora que cuidará de tudo. E para recordação, as fotos e filmagem tem montagens de imagens, retrospectiva da vida dos noivos e álbuns de diversos tamanhos. E em décadas passadas, a cerimonia era bem simples, quase não tinha como registrar o momento.

Hoje as organizações matrimonias buscam constantemente inovar, se esforçando para obter algo que realmente vai impressionar o consumidor, usando muitos recursos, como a tecnologia, para desenvolver novos produtos e serviços e apresenta-os em feiras do ramo para o público, tudo isso para deixar o grande dia do casal o mais inesquecível possível.

Referências bibliográficas

CHAMPMAN, Gary. O casamento que você sempre quis. 1. ed. São Paulo. Mundo Cristão. 2007.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2009.

WORSLEY, Harriet. O vestido de noiva. 1. ed. São Paulo. Publifolha. 2010.