É fundamental se ter cautelas na hora de escolher um bom negócio para investir, afinal de contas a paciência e ainda todo o sistema de negócios deverá ser avaliado com calma e atenção, por isso a seguir veja os cuidados que devem ser  tomados para que você invista em um negócio que realmente irá lhe dar retornos.

Cuidados que devem ser tomados na escolha das franquias

Analise sempre o tema de mercado das franquias

Procure antes de mais nada verificar por quanto tempo as redes atuam no mercado. Caso a sua franquia seja nova, procure ver o número determinado das unidades próprias. E com isto é através delas que todos os franqueados poderão adquirir uma boa quantidade de experiência e ainda todo o conhecimento fundamental para passar aos seus franqueados e automaticamente a seus colaboradores.

Desconfie dos faturamentos

Procure sempre que possível desconfiar dos números fantásticos, o ideal é sempre que possível analisar mais de uma franquia de setores que tiver interesse em ingressar no mercado, e ver se seus números realmente valem a pena. De acordo com a Associação Brasileira de Franquias os lucros devem variar apenas em torno de no máximo 10% a 15% do seu faturamento total.

Sobre os prazos de retorno

No caso de microfranquias, a Associação Brasileira de Franquias estabelece que exista um prazo de retorno equivalente entre 18 a 24 meses para as microfranquias, e que poderão com isto exigir um bom investimento que seja mais baixo, e ainda um equivalente a 36 meses é um bom retorno, porém precisam de um investimento maior.

Sobre a assinatura do contrato

O negócio poderá ser fechado depois do prazo de ao menos 10 dias de entrega da chamada COF. O objetivo principal através disto seria evitar uma assinatura por impulso. E o número de franqueados ativos e inativos devem ser avaliados, além disto é importante se ter a ideia dos telefones de contato, das ações judiciais contra toda a empresa e ainda uma estimativa de investimentos, bem como de faturamento, entre outros.