A pneumonia é uma doença que se carateriza pela infecção dos pulmões originada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos.
Trata-se de uma doença que pode atingir pessoas das mais diversas faixas etárias e que se desenvolve sobretudo quando o sistema imunitário do paciente não tem capacidade de resposta para combater os microorganismos que desencadeiam a pneumonia.

Os principais sintomas do tipo de pneumonia mais comum, a bacteriana, são a febre, a dor no tórax e a tosse (que inicialmente pode ser seca) acompanhada de expectoração de coloração verde ou amarela. Outros sinais possíveis são a falta de ar, a cor dos lábios assumir um tom azulado em casos mais agudos, dor abdominal, vômitos, náuseas, dor de garganta e dor de cabeça. No caso dos idosos podemos acrescentar aos sintomas já referidos, a fraqueza, perda de apetite e confusão mental.

O pneumologista faz o diagnóstico através de exame físico e relato do paciente, recorrendo sempre a exames complementares de diagnóstico para confirmá-lo. Os exames solicitados serão o raio-x do tórax, análises de sangue e análise da expectoração para determinar o tipo de tratamento e medicação a perscrever de acordo com o microorganismo detetado.

O tratamento da pneumonia bacteriana deverá ser feito com antibióticos orais ou injetáveis podendo ser necessário, de acordo com a extensão da doença, internação. Tratando-se de uma pneumonia em que o contágio sucedeu através de fungos ou parasitas, o tratamento deverá ser feito por via de antimicrobianos.

Tendo em consideração que uma gripe pode degenerar em pneumonia, uma das formas de prevenção da pneumonia é a vacina contra o vírus da gripe que deverá ser ministrada anualmente antes do começo do inverno sobretudo em grupos de risco como os idosos e pessoas portadoras de doenças imunodeficientes.

Além das vacinas, é recomendável adotar uma dieta variada que inclua as frutas e os vegetais e ter cuidados de higiene básicos mas eficazes.