Qual é a relação entre as florestas tropicais e as nuvens?

Na região tropical, em locais onde há muita formação de neblina, essas nuvens que ocorrem ao nível do solo podem atuar diminuindo a quantidade de luz que atinge a vegetação desse determinado local influenciando a fotossíntese do ecossistema. Além disso, a constante neblina aumenta os níveis de entrada de água no ecossistema uma vez que o contato da nuvem com a vegetação promove o molhamento da vegetação com o subseqüente respingamento dessa água sobre o solo. Assim, há uma entrada de água no solo sem necessariamente haver chuva. Esse fenômeno pode ocorrer já que a nuvem é constituída por gotículas de água que ainda não atingiram massa suficiente para cair na forma de chuva.

Locais como esses geralmente são montanhosos e assim ocorrem em grandes altitudes e/ou nas regiões costeiras. No Brasil, esse é o caso de alguns locais na Serra do Mar. Nesses locais, vários tipos de florestas diferenciadas ocorrem em função do ambiente extremamente úmido em termos de umidade relativa do ar e umidade do solo, assim como a menor incidência de luz solar e menores temperaturas em relação a florestas tropicais que ocorrem ao nível do mar ou em florestas de terra firme da Amazônia.

Estas florestas influenciadas por nuvens podem ser genericamente denominadas de florestas nebulares ou florestas de nuvens (Figura 1). Este termo deriva do inglês “cloud forest” (que significa cloud = nuvem e forest = floresta)


Figura 1. Floresta influenciada por nuvem em Bornéu, Africa. Note a cor branca na foto que evidencia a presença de nuvem no interior da floresta.

 

Fonte da foto: http://en.wikipedia.org/wiki/Cloud_forest

 


Assim, pode-se perceber que dentro da categoria que chamamos de “floresta tropicais” há uma grande variedade de florestas, entre elas as florestas tropicais nebulares.

Preparado a partir de:

Bruijnzeel, L.A., Mulligan, M., Scatena, F.N. 2011. Hydrometeorology of tropical montane cloud forests: emerging patterns. Hydrological Processes 25, 465-498.