Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH
Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
Curso de Especialização "lato sensu" em Marketing e Comunicação

AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO EXTERNA À DISPOSIÇÃO DAS EMPRESAS NA INTERNET.

FELLIPE DE PAULA SACRAMENTO[1]

ROBETSON BURGARELLI MAYRINK[2]

Belo Horizonte, 27 de junho de 2009.

Resumo:

Desde que a Internet evoluiu a ponto de suportar ferramentas como o site o e-mail e o blog, estes se tornaram excelentes meios de divulgação. Através de pesquisas em empresas e na própria Internet foi possível elaborar um guia prático com intuito de facilitar a utilização dessas três ferramentas, contribuindo assim para uma forma de marketing prática, eficiente e que demande de um valor aquisitivo mais acessível.

PALAVRAS –CHAVE: Blog Corporativo; E-mail Marketing; Site; Web Marketing;

1. Introdução

Ao longo das ultimas décadas, a tecnologia vem evoluindo de forma acelerada, graças a essa evolução novas formas de comunicação se tornaram possíveis. Segundo Terra(2008,p.17)"As novas tecnologias da comunicação alteram completamente a maneira de se fazer e se consumir informação".

O inicio da era World Wide Webseda no final da década de oitenta e inicio da década de noventa quando segundo a Wikipedia (http:// pt.wikipedia .org/wiki/ World_Wide_Web) Tim Berners-Lee Uniu a tecnologia de hipertextos iniciada na década de sessenta com a Internet criando o que ficou conhecido como Web 1.0 que permitia que a informação fosse disponibilizada em servidor e acessada por pessoas que dispusessem de um navegador. Ao longo do tempo novos serviços foram agregados a essa tecnologia que passou a ser usada como plataforma (base) para os mesmos, para tanto foi necessário a padronização e adaptação da web para comportar essa nova maneira de prestar serviços como e-commerce, divulgar informações como ocorre nos sites em geral e se relacionar com outras pessoas como ocorre nas redes de relacionamento virtual tais como o Orkut e nos blogs além da possibilidade de transmitir informações de maneira reservada em um espaço de tempo minúsculo a longas distâncias como nos e-mails.

Em meio a tantas possibilidades como pode o meio empresarial fazer uso dessa tecnologia para otimizar sua capacidade de comunicação com o meio externo? Quais as ferramentas disponíveis? Como utilizá-las.

Esse artigo tem como objetivo descrever algumas ferramentas utilizadas atualmente na comunicação externa em empresas, e que tem como meio de propagação a Internet, bem como sua aplicação, efeitos e riscos.

2.0 Web Sites:

O Web site é a forma mais conhecida de serviço na Internet com finalidade de divulgar, consiste em um conjunto de paginas informativas, podendo ou não conter fotos, sons, O site é uma ferramenta de divulgação passiva, uma vez que o internauta precisa de algum modo tomar conhecimento sobre ele, bem como o endereço, isso ocorre normalmente pela propaganda boca-a-boca, pela divulgação através de veículos de comunicação em massa, ou até mesmo por indicação feita por outros sites, especialmente aqueles especializados em alugar espaço para publicidade.O fato é que o Internauta após tomar conhecimento do site e acreditar que vai encontrar algo de seu interesse, acaba por acessar, e se achar interessante ele vai acessar outras vezes e indicar a outras pessoas, e durante esses acessos além de obter a informação de interesse, contribuem voluntariamente ou involuntariamente fornecendo informações que poderão servir para embasamento estratégico. Por exemplo: Um grupo de pessoas ao entrar em um site deixa um dado estatístico importante que é a quantidade de visitações ocorridas, que pode ser usada para mensurar o quanto o produto é conhecido ou o quanto o próprio site desperta interesse nas pessoas.

2.1 Web Site – Metodologia para utilização.

Como foi dito, para a divulgação por meio do site obter eficiência é importante que o site seja atraente, para tanto ele deve seguir algumas especificações:

2..1.1Objetividade:

É necessário tomar cuidado com os excessos, o site deve passar a mensagem a qual se propõe, evitando poluição visual desnecessária o que além de atrapalhar a navegabilidade ainda torna o site lento. Imagens e animações certamente tornam o site mais atraente desde que não atrapalhem ao internauta encontrar o que está procurando.

2.1.2 Padrão:

As páginas devem obedecer um padrão de cores, fontes, tipos e posicionamento de componentes, se a logomarca em uma página está presente no campo superior esquerdo da pagina inicial, assim deve permanecer em todas as páginas, fontes e cores fora do padrão estabelecido podem ser usadas para dar destaque.

2.1.3 Navegabilidade

É necessário ter cuidado para que as páginas não se tornem um labirinto onde o internauta tenha dificuldade de encontrar o que ele precisa, se for assim ele acabará desistindo a não ser que necessite realmente muito daquele conteúdo.

2.1.4 Hospedagem

Uma vez pronto e no ar, é muito importante que ele seja hospedado em um servidor que vai garantir com qualidade a disponibilidade do site para não correr o risco de quando o internauta for acessar ele descobrir que o site está fora do ar. Se isso acontecer com freqüência o site irá perder a credibilidade e o cliente que está acostumado a acessar com freqüência acabará se afastando.

2.2 Web Site – Benefícios

Uma vez pronto e no ar, o site possibilita ao cliente obter conhecimento sobre a empresa, sem ter que sair de casa, com a vantagem de poder visitar quando quiser, independente de estar em horário comercial ou não e também quantas vezes quiser.O Internauta que visita com freqüência está sempre ciente das novidades, podendo inclusive passar as informações adquiridas a outras pessoas.

2.3 Web Site – Riscos

É uma pratica normal e perfeitamente compreensível sites de e-commerce ou prestação de algum tipo de serviço na web recolher informação sobre seus clientes , pois essas informações são necessárias para a realização da prestação do serviço.

Os formulários de cadastro também representam um método eficiente para obter informações para fins estratégicos, pois permite conseguir informação sobre um ou vários grupos de pessoas com um custo relativamente baixo e de uma forma rápida.A questão é que essa prática é feita de forma incorreta em muitos sites. Varias empresas obrigam o internauta a preencher cadastros imensos sendo que ela não vai usar metade das informações, para só então permitir que o internauta possa prosseguir acessando o "conteúdo exclusivo", essa prática acaba se tornando um teste à paciência do internauta que pode acabar por fim desistindo. Recomenda-se que os formulários sejam objetivos, e recolham somente as informações necessárias.

O site é a imagem da empresa na Internet, portanto precisa ser feito com cuidado, considere como fator crítico que o site deve ser acessível independente da velocidade de conexão de internet do internauta, ou da versão do navegador dele.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.