As Etapas para a Implantação de Coleta Seletiva e seus Benefícios


Kelly Belinato:FAAL



Resumo

O problema do descarte de lixo está indiretamente relacionado ao aumento crescente de sua produção e a falta de locais adequados para a sua disposição.
O objetivo do artigo é esclarecer as etapas para implantação da coleta seletiva, especificando os benefícios proporcionados por esse programa.
O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas em livros didáticos, na internet em sites relacionados com o tema, meio ambiente, poluição, reutilização e reciclagem, e em locais com necessidade de implantação de programa de coleta seletiva.
Após a realização de pesquisas sobre o tema coleta seletiva e seus benefícios, com a comprovação de resultados por pesquisas, fica concluído que é viável a todos a realização da coleta seletiva.

Palavra-Chave: Etapas, implantação, e benefícios.

Abstract

The problem of disposal is indirectly related to increasing its production and lack of suitable locations for their provision.
The goal of the article is to clarify the steps for deploying the selective collection, specifying the benefits provided by this program.
The work was developed through research in textbooks, on the Internet on sites related to the theme, environment, pollution, reuse and recycling, and in places with need for deployment of selective waste collection program.
After conducting research on selective collection theme and its benefits, as proof of results for searches, it is concluded that it is feasible to all the implementation of selective waste collection.


Keyword: Steps, deployment, and benefits.






? Introdução


Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é o lixo. O homem descarta o lixo produzido de forma inadequada, causando um grande impacto ao meio ambiente. Segundo a (Tetra Pak, 2008), a forma mais ecológica de descarte, seleção e destinação de materiais poluentes é a implantação do programa de coleta seletiva, tendo em meta o processo de coletar, separar e descartar o lixo doméstico, sendo a primeira etapa da reciclagem reduzindo os problemas ambientais causados pelo descarte de lixo. Os tipos de materiais recicláveis são: papéis, vidros, metais, plásticos e matéria orgânica. Segundo Secco, o vidro é um material obtido pela fusão de componentes inorgânicos a altas temperaturas e seu principal componente é a areia. O vidro para reciclagem é aquele que foi originado de embalagens de bebidas, medicamentos, perfumes e cosméticos na forma de frascos, potes e garrafas.
O plástico na maioria das vezes são produzidos através de petróleo, outro recurso não renovável. A baquelite é um material bem duro com o qual são feito os interruptores de tomada, esse tipo de plástico não precisa ser enviado par a coleta seletiva. O papel é feito com fibras de celulose, é um produto biodegradável. É super importante reciclar o papel por isso traz grandes vantagens para a natureza já que reduz a poluição do ar e dos rios. Os recicláveis de papéis são: caixas de papelão, jornais e revistas, impressos e rascunhos e geral. Só não precisamos reciclar papel sanitário, guardanapos de papel, fotografias e etiquetas adesivas. A matéria orgânica é a reciclagem conhecida como decomposição microbiológica dessa fração do lixo. Esse processo acelera a formação de restos de comida, restos de poda de árvores e esterco de animais em adubo em geral. A coleta seletiva engloba os seguintes processos: separação, descarte e recolhimento de materiais. Foi criada uma convenção de cores para as lixeiras: verde para vidros, vermelho para os plásticos, azul para os papéis, amarelo para metal e o marrom para a matéria orgânica, isso para facilitar a identificação e favorecer a coleta seletiva.
O problema do descarte de lixo está indiretamente relacionado ao aumento crescente de sua produção e a falta de locais adequados para a sua disposição.
Para atingir os objetivos, é em geral adotada a filosofia comumente condensada sob a denominação dos 3R, que significa Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Antes do consumo, primeiramente é preciso Reduzir o volume do material a ser descartado, por redimensionamento das embalagens em relação à quantidade de material utilizado e modificação da forma dos recipientes.
Ao planejar a embalagem de artigos de consumo, o fabricante deve levar em consideração a possibilidade de que o consumidor deve reutilizar a embalagem, seja como recipiente, pote, garrafa ou frasco, para alguma utilização caseira.
A última opção para diminuir grande quantidade de material refugado é reciclar. Na reciclagem, o que se aproveita é o material para ser transformado em uma nova peça ou para recuperar energia, fazendo retornar ao ciclo produtivo parte das matérias-primas ou de energia.
Disponível em: Http:// www.ambientebrasil.com.br/reciclagem
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade e reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva do lixo.
A implantação da coleta seletiva começa com uma experiência, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a pra que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.
Um programa de coleta seletiva não é tarefa fácil de realizar, porém é trabalhoso, exige dedicação e empenho, pois engloba pelo menos três etapas: planejamento, implantação e manutenção, todas com detalhes muitos importantes. O primeiro movimento é verificar a existência de pessoas interessadas em fazer esse trabalho. Uma pessoa só não consegue arcar com tudo por muito tempo, pois uma das principais razões para o sucesso de programas desse tipo é a participação e o envolvimento do maior número de pessoas. Formado um grupo de 3 ou 4 já são suficientes, o próximo movimento é reuni-los em grupo, e mãos a obra.
A coleta seletiva visa separar e classificar o lixo para que se a possa aproveitar tudo o que é reciclável. Geralmente, separa-se material orgânico, vidro, papel, metais, plásticos, do orgânico composto de restos de comida, frutas, verduras, aparas de grama esterco de animais, em recipiente de cores diferenciadas, ela é o primeiro passo para reciclar o lixo.
A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos é uma solução indispensável, por permitir a redução do volume de lixo para a disposição final em aterros e incineradores. Não é a única forma de tratamento e disposição: exige o complemento das demais soluções.
O fundamento desse processo é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo, que é destinado a aterros, e usinas de compostagem, consistindo na estabilização biológica da matéria orgânica pela ação controlada de microorganismos, para transformá-las em compostos ou húmus.
O objetivo do artigo é esclarecer as etapas para implantação da coleta seletiva, especificando os benefícios proporcionados por esse programa.

Materiais e Métodos

O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas em livros didáticos, na internet em sites relacionados com o tema, meio ambiente, poluição, reutilização e reciclagem, e em locais com necessidade de implantação de programa de coleta seletiva.

Resultados e Discussão

As vantagens de se utilizar a coleta seletiva são várias, é importante e traz vários benefícios a população. Tem por finalidade reduzir a quantidade de resíduos que é disposto em aterros, os materiais recicláveis sendo separados corretamente poderá melhorar a qualidade de vida, minimizando assim o impacto ao meio ambiente contribuição para a natureza:

A cada 50 kg de papel velho: uma árvore poupada
1.000 g de papel reciclado: 20 árvores poupadas
1.000 kg de vidro reciclado: 1300 kg de areia extraída poupada
1.000 kg d plástico reciclado: milhares de litros de petróleo poupado
1.000 kg de alumínio reciclado: 5000kg de minérios extraídos poupados.
Disponível em http://www.setoreciclagem.com.br

Conclusão


Após a realização de pesquisas sobre o tema coleta seletiva e seus benefícios, com a comprovação de resultados por pesquisas, fica concluído que é viável a todos a realização da coleta seletiva.



Bibliografia


Disponível em: Http:// www.ambientebrasil.com.br/reciclagem, Acessado em 01, Dezembro, 2010.

Pak, T. Perguntas e respostas sobre coleta seletiva, São Paulo: Tetra Pak, 2008.

Mano, Eloísa Biasotto. Meio ambiente, poluição e reciclagem/ Eloísa Biasotto Mano, Ellen B. A. V. Pacheco, Claudia M. C. Bonelli, 2, ed. São Paulo: Blucher, 2010.


Coleta Seletiva, Disponível em http://www.setoreciclagem.com.br, Acessado em 10, Dezembro, 2010.