As estratégias de logística da TAM e seu diferencial no cenário atual.

Washington Sorio diz “A competitividade mundial aumentou, acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas à um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua”. Partindo desta afirmação podemos perceber que ou as empresas buscam diferenciais para se manterem neste cenário de competitividade ou ela estará fadada ao desaparecimento precoce. Devido ao cenário globalizado que estamos inseridos se faz necessários a cada dia atitudes gerenciais concisos e com margem de erro zero nas tomadas de decisões. Analisaremos alguns pontos que transformaram a TAM na maior empresa área do Brasil e uma das maiores e mais bem conceituadas empresas de transportes aéreo do mundo.

A empresa surgiu em 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de monomotores, começaram fazendo o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e o Estado de São Paulo. Desde o inicio o espírito empreendedor já predominava na empresa que passou por algumas mudanças estruturais e administrativas que culminaram com a expansão do negócio TAM em diversas áreas do serviço aéreo tipo: transportes de passageiros, cargas, malotes. Diversas mudanças foram implantadas ao longo das décadas pela empresa tais como: entrada no mercado internacional de aviação, aquisição de uma área para criação do seu centro de desenvolvimento tecnológico, fusão com outras empresas internacionais de aviação, sem contar com a aquisição de empresas menores aumentando seu holding e consolidando-se como grande no mercado interno o mesmo acontecendo no mercado internacional.

Podemos destacar algumas atitudes na área de logística que diferenciaram a TAM das demais empresas na área da aviação e ate mesmo de outras empresas no país: atendimento ao cliente, a empresa faz questão de desenvolver o seu principal lema que é o “espírito de servir TAM” criando diferenciais para encantar o cliente e com planos bem elaborados para fidelização dos mesmos; remanejamento de sua malha aérea saindo de empresa regional expandindo e criando novas rotas para atrair mais clientes ocupando hoje uma fatia considerável do mercado nacional e internacional; fechamento de acordos com outras empresas aéreas regionais aumentando sua cobertura no território nacional; compra de equipamentos modernos e criando uma qualidade melhor para seus clientes das diversas camadas sociais; uso da internet e das redes sociais para a divulgação de sua marca transformando a empresa em uma das marcas mais valiosas do país, e propiciando aos clientes a possibilidade de utilizar os serviços da empresa no conforto de sua casa; uso do marketing como ferramenta de consolidação criando mecanismos de divulgação da marca e do produto de maneira que tem trazido benefícios financeiros a empresa com a entrada da classe c no cenário econômico. Mas o grande diferencial da TAM está no relacionamento da empresa com seus colaboradores, como prestador de serviço a empresa tem um programa de treinamento e incentivo desenvolvendo nos funcionários a satisfação de fazer parte de todo o processo da empresa, criando um sentimento de pertencimento que faz com que o atendimento ao publico seja um diferencial das demais empresas do setor, a satisfação dos clientes internos tem a mesma importância dentro dos princípios administrativos da empresa que o cliente externo, gerando nos funcionários da empresa o orgulho de desenvolver o “espírito de servir Tam”.

Acreditamos que esta filosofia implantada na organização diferencia a empresa das demais do mesmo seguimento e fortalece a aceitação e reconhecimento do publico interno e externo. Num cenário em que a competitividade torna o cliente detentor do poder da decisão não basta diferenciais nos produtos, mas também no relacionamento o que as organizações deveriam investir maciçamente nesta área. O marketing one to one é essencial para a sustentabilidade do negocio de qualquer empresa independente do seu ramo de atuação. Paralelo a tudo isto existe a necessidade da customização, ou seja, criar produtos e serviços diferenciados para cada tipo de cliente. Fazendo com que o mesmo se sinta especial, não somente porque se quer vender um produto, mas porque ele detém o poder final da decisão.

Se faz necessário que os gestores despertam do sono letárgico que se encontram e percebam a urgência de buscar criar um diferencial interno entre seus colaboradores, para que isto se diferencie nos seus clientes, e não venha causar a morte prematura da empresa. Nisto a TAM se sobressai e vai ser por muito tempo diferencial entre seus concorrentes e objeto de admiração por parte dos que ainda não fazem parte desta instituição, respeito ao funcionário é tudo.