AS ESCONDIDAS DE JESUS CRISTO

É da índole humana a escondida, a ocultação. Desde a tenra infância o ser humano se vê às escondidas. Quem, quando criança, não brincou de esconde-esconde? Quem não se ocultou em momentos de grandes apuros? Quem não se escondeu um dia para, numa brincadeira, passar um susto em alguém?

O medo, a precaução, a prevenção, a preservação, a tática, a emboscada, o salvamento, são alguns dos motivos que levam uma pessoa a se esconder. Há até quem se esconde por puro hobby.

E ESCONDERIJO, por conseguinte, é o lugar onde alguém ou algo se esconde.

Ainda no Jardim do Éden o homem se escondeu, logo após haver cometido o pecado: "ESCONDERAM-SE o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus (...) tive medo, porque estava nu; e ESCONDI-ME." (Gn.3:8,10).

E nunca mais o homem cessou de se esconder!

Depois da escondida dos nossos pais Adão e Eva, a Bíblia mostra-nos, ao longo de suas páginas, homens justos e ímpios se escondendo ou sendo escondidos por alguém, por motivos vários.

Logo no início da era pós-Éden, Caim ocultou-se de Deus, por ter cometido o primeiro homicídio na História Humana: "também da tua presença ficarei ESCONDIDO." (Gn.4:14)

Moisés foi escondido por sua mãe para escapar da escalada assassina de Faraó: "A mulher (...) ESCONDEU-O três meses. Não podendo, porém, ESCONDÊ-LO por mais tempo." (Êx.2:2,3)

Os espias hebreus foram ocultados por Raabe, tendo em vista a conquista de Canaã: "Mas aquela mulher, tomando os dois homens, OS ESCONDEU." (Js.2:4)

Cinco reis se esconderam na caverna de Maqueda para se livrarem da morte determinada por Josué e todo o Israel: "Aqueles cinco reis, porém, fugiram e SE ESCONDERAM na caverna que há em Maqueda." (Js.10:16)

Saul se ocultou entre a bagagem por medo de assumir o trono de Israel: "E respondeu o Senhor: Eis que SE ESCONDEU por entre a bagagem." (1Sm.10:22)

Na guerra entre os israelitas e os filisteus, o povo de Deus, por motivo de aperto, sob o comando de Saul, escondeu-se nas cavernas: "Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em aperto (porque o povo se achava angustiado), ESCONDERAM-SE nas cavernas, (...) E todos os homens de Israel se haviam ESCONDIDO." (1Sm.13:6; 14:22)

Davi, perseguido implacavelmente por Saul, também se escondeu: "fica num lugar OCULTO e ESCONDE-TE; (...) Respondeu Davi (...) e ESCONDER-MEI-EI no campo (...) e irás àquele lugar onde TE ESCONDESTE." (1Sm.19:2; 20:5,19)

O rei Joás foi ocultado da assassina Atalia: "Mas Jeoseba (...) O ESCONDEU de Atalia (...) E esteve com ela ESCONDIDO." (2Rs.11:2,3)

Dentre tantos discípulos de Jesus, havia alguns que não professavam sua fé no Senhor (Jo.7:13; 12:42), "porque temiam os judeus, porquanto já tinham estes combinado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga." (Jo.9:22). E, do meio de discípulos ocultos destacava-se José, da cidade judaica de Arimatéia: "Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora OCULTO por medo dos judeus." (Jo.19:38)

O Senhor Deus mesmo, como e quando lhe aprouve, esconde os seus servos das malignidades dos homens ímpios: "Antes deu ordem o rei a Jerameel, filho do rei, e a Seraías, filho de Azriel, e a Selemias, filho de Abdeel, que prendessem a Baruque, o escrivão, e a Jeremias, o profeta; MAS O SENHOR OS ENCONDERA." (Jr.36:26)

Diferentes, pois, são as ocultações. Uma pode resultar em bênção; outra, em maldição.

Graças à ocultação do recém-nascido Moisés, o mundo pôde conhecer aquele que foi o guia do povo de Deus no mais extraordinário e magnífico êxodo da História. É a escondida abençoada (Êx.2:2,3).

Caim ficou escondido da presença do Senhor e, em consequência, foi fugitivo e vagabundo na terra. É a escondida amaldiçoada (Gn.4:14).

Ninguém se esconde de Deus (Sl.139), mas há os que se escondem em Deus (Cl.3:3).

Jesus Cristo também se escondeu!

E por duas vezes!

Por mais estranho que nos possa parecer e por mais surpresos que fiquemos, os Evangelhos dão-nos conta de que Jesus Cristo se escondeu.

E por que o Senhor se escondeu? Qual foi o motivo que o levou a fazer uso desse recurso?

Jesus Cristo "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus." (Jo.1:1,2). "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós." (id.v.14). Ele, "subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." (Fl.2:6-8). "Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos" (Hb.2:17).

A Humanização de Jesus, como acabamos de ver, tornou-o semelhante a nós, exceto o pecado, pois, assim como nós, em tudo Ele foi tentado, mas sem pecado (Hb.4:15).

Por que Jesus humanizou-se?

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna." (Jo.3:16)

Ele humanizou-se porque Deus nos amou de tal maneira, de tamanha amplidão, de tão infinita dimensão, que o deu, que o entregou, para morrer em nosso lugar. Ele veio realizar, na cruz, um Sacrifício Salvífico e Vicário. Salvífico, porque Ele é o Salvador (Mt.1:21; Jo.4:42; At.4:12); e Vicário, porque o seu Sacrifício é um Sacrifício Substitutivo, ou seja, Jesus Cristo fez as nossas vezes, substituindo-nos na cruz: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós." (Rm.8:32)

Jesus Cristo é o Agnus Dei, o Anho de Deus, "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (Jo.1:29,36). Ele "veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lc.19:10). "Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras." (1Co.15:3). Ele "veio ao mundo para salvar os pecadores." (1Tm.1:15). Ele veio "a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo." (Hb.2:17). "E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1Jo.2:2).

Tendo Jesus vindo a este mundo, em Carne Padecente (1Jo.1:1,2), para nos salvar, Deus cumpriu assim a sua promessa, feita ainda no Éden (Gn.3:15), porque nos desígnios insondáveis de Deus o Cordeiro "foi morto desde a fundação do mundo" (Ap.13:8).

Satanás, que é o diabo, a antiga serpente (Ap.20:2), sabedor da ímpar promessa de Deus ao homem, registrada em Gênesis 3:15, envidou todos os seus malignos esforços no sentido de impedir a realização da Obra Redentora do Senhor Jesus Cristo; destarte, ainda na infância de Jesus, seus pais tiveram que fugir com Ele para o Egito, com o fim de livrá-lo do maldito Herodes que, a serviço do diabo, queria matá-lo (Mt.2:13-18).

Mais tarde, já no múnus do seu Inefável Ministério de Pregação do Evangelho de Deus (Mc.1:14), Jesus, ao discorrer, no templo, a respeito de quem Ele era (Jo.8:25), os judeus, procurando matá-lo (Jo.8:37,40), pegaram em pedras para lhe atirarem, fato que o levou a ocultar-se deles. Foi a sua primeira escondida:

"Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus OCULTOU-SE, e saiu do templo." (Jo.8:59)

A segunda e última escondida de Jesus ocorreu próxima do seu julgamento e crucificação. Ele falava à multidão sobre essa proximidade: "É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem (...) Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora." (Jo.12:23,27).

Os judeus respiravam ódio contra Jesus, buscando ocasião para prendê-lo (Jo.11:57); e, "Desde aquele dia, pois, tomavam conselho para o matarem." (Jo:11:53). Nesse clima de ódio exacerbado, deliberaram matar também a Lázaro, a quem Ele ressuscitara dentre os mortos, porque muitos, por causa de Lázaro, deixavam os judeus e criam em Jesus (Jo.12:9-11).

Então Jesus, falando à multidão, disse:

"Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e ESCONDEU-SE deles." (Jo.12:36)

Concluindo: Jesus Cristo escondeu-se dos homens objetivando tão-somente escapar da morte prematura, maquinada por eles; pois o diabo, que os comandava, sempre se opôs à Obra Salvífica e Vicária de Cristo. Então, esses homens maus, conquanto muitos deles religiosos (fariseus e sumos sacerdotes), tudo fizeram para matar o Senhor Jesus Cristo (Mt.12:14; 27:1; Mc.3:6: Lc.4:29,30; 20:19; Jo.5:18; 7:19,30,44; 8:37,40,59; 10:31,39; 11:53), e só não lograram êxito em suas maldades porque o Plano de Salvação de Deus, em nosso favor, é absolutamente perfeito, e somente no tempo e na vontade de Deus ele se cumpre; pois o Senhor "cumprirá o que está ordenado a meu respeito." (Jó 23:14)

Destarte, NADA E NINGUÉM, MAS NADA E NINGUÉM MESMO PODEM ESTORVAR OS DESÍGNIOS DO SENHOR DEUS TODO-PODEROSO (1Cr.29:12; 2Cr.20:6; Jó 9:12; 23:13,14; 34:29; Sl.118:6; Is.14:27; 43:13; Rm.8:31; 9:19,20; 11:36); portanto, cabe-nos o pleno descanso nas infalíveis promessas do Senhor Deus, sobretudo na mais gloriosa de todas as promessas:

"E esta é a promessa que Ele nos fez: a Vida Eterna." (1Jo.2:25)

E, se a mais gloriosa promessa que Deus nos fez é a Vida Eterna, a mais gloriosa das escondidas é esta:

"Porque morrestes, e a vossa vida está ESCONDIDA com Cristo em Deus." (Cl.3:3)

A Palavra de Deus diz aqui, que nós, os crentes em Cristo Jesus, já morremos, isto é, morremos para o pecado, para a lei do pecado e para o mundo (Rm.6:2,11; 7:4; Gl.2:19; 6:14; 1Pd.2:24), e que a nossa vida está escondida com Cristo, e Cristo está escondido em Deus, unido com Deus; portanto, a nossa vida e Cristo estão escondidos, unidos em Deus, nos arcanos celestiais!

Os salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo (Ef.2:8), remidos pelo seu sangue (Ef.1:7), que pelo Pai já foram tirados do poder das trevas e transportados para o reino do seu Filho amado (Cl.1:12,13), habitam agora, incólumes, no esconderijo do Altíssimo; e a Palavra Inerrante, Imarcescível e Imutável de Deus nos garante que "Aquele que habita no ESCONDERIJO do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará." (Sl.91:1).

Após a sua gloriosa Ressurreição, o Senhor Jesus Cristo ascendeu ao céu, diante dos olhos dos seus discípulos: "Tendo Ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, OCULTANDO-O a seus olhos." (At.1:9)

Uma nuvem recebeu e ocultou o Senhor Jesus Cristo, diante dos olhos humanos, mas ela mesmo, a nuvem, trará de volta o nosso Senhor, quando do Inefável Evento da Parousia: "Então verão vir o Filho do Homem em uma nuvem, com poder e grande glória." (Lc.21:27). Aleluia!

Lázaro Justo Jacinto