(Genesis 13:9-11) 9 Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
10 E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
11 Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.

Introdução

A partir do momento em que somos responsáveis por nossas vidas, devemos tomar muito cuidado com o que decidimos. Além de sermos responsáveis por nós mesmos, somos responsáveis por outros seres: nossos filhos, a esposa, um amigo, Decisões são escolhas que fazemos, porém, jamais poderemos escolher as conseqüências dessas decisões; o que nos resta é aguardá-las e se formos fortes, tomar novas decisões, e cada vez melhores. As decisões que você tomou ontem refletem o que você enfrenta hoje. E justamente sobre escolhas e suas conseqüências que queremos abordar com base na vida de Ló. Se você não está gostando do seu hoje, reflita no assunto em que iremos abordar, pois pode ser conseqüências de algumas decisões que você tomou ontem, e se For, então tome, agora, uma decisão correta, que lhe garanta uma amanhã melhor. Reflita bem na mensagem e Pense bem nisso!

I. As escolhas que fazemos não podem ser baseadas apenas na aparência do que vemos.

(Genesis 13:10-11) 10 E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
11 Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.

Quando olhamos para este texto Bíblico, percebemos que o único critério que Ló usou para fazer a escolha de onde ele passaria morar, foi exatamente o que os olhos dele conseguiram ver

(V,10 E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada)

Ló não usou o recurso da oração para ser orientado por Deus

( Jeremias 33.3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.)

Ló também se mostrou autoritário em relação a sua família, pelo fato de não perguntar a eles se eles estavam de acordo com a decisão dele, Ele muito menos teve a preocupação de se informar a respeito da localidade para qual ele estava preste a mudar, sendo Abrão seu tio, e muito mais velho do que Ló, ele se quer passou a oportunidade de fazer a escolha primeiro para seu tio , ele de forma egoísta percebeu que a terra que ele estava preste a escolher era propicia para seu gado devido a campina verde e também o rio Jordão que serviria de pasto e água para seu gado. Então Ló reúne toda a sua família com tudo que ele tinha e parte para um lugar que ele escolheu baseado única e exclusivamente nas vista dos teus olhos

. (11 Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.)

Querido (a) infezlimente a maioria dos seres humanos incluindo os cristão, quando precisam escolher alguma coisa, quase sempre o único recurso usado são os olhos. E se o que ele esta vendo lhe agradar por causa da aparência, por ali mesmo encera-se uma decisão que ele toma simplesmente baseado na aparência. Quantos cristãos quando sente no coração o desejo de casar não buscam a direção de Deus.

(Salmos 34 : 4"Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu" )

e casam simplesmente porque o rapaz e a moça são formosos de aparecia , e assim vai levando a vida . Compram carro, casas, escolhe profissão etc. E por incrível que pareça no inicio tudo e maravilha, mas não tem aprovação de Deus Cf.

(I Samuel 16:6-7) 6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.)

Samuel quando foi ungir o rei para Israel ele viu Eliabe homem alto formoso de aparência então Samuel disse e esse. Porém Deus falou. Ei Samuel teu diagnóstico esta errada, você esta escolhendo Eliabe baseado na aparência, porém eu o rejeitei, vocês homens olha para aparência, porém eu olho para dentro do homem, onde eu vejo a essência dele, o conteúdo do homem, isso sim, e o que importa para MIM escolher ou rejeitar o homem para fazer minha obra. Por essas razões querido (a) quando estiver diante de uma escolha quem tenha que fazer, busque ajuda em Deus. Cf.

"Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma." (Salmos 54 : 4)


II. Quando escolhemos baseado apenas na aparência coremos o risco de escolher o que Deus rejeita para nós.

(Genesis 13.13) Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.

E bom que se diga que Deus amava o povo de Sodoma e Gomorra e das cidades circunvizinhas, o que Deus rejeitava eram as atitudes deles. O versículo diz:

(Genesis 13.13) Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.
Os habitantes para onde Ló mudou eram maus. Deus e bom ele não tem prazer na maldade. O versículo e enfático quando relata que eles eram grandes pecadores diante do Senhor. Quando a Bíblia diz que eles eram grandes pecadores. E por que para eles não havia limites para pecar. Também outro aspecto que me chama a atenção e que os pecados deles eram contra o Senhor, queridos (a) irmão (a) isso significa que todo pecado que cometemos contra até mesmo uma criança primeiramente este pecado atinge a Deus. Diante destas verdades Bíblicas, tome muito cuidado quando for fazer uma escolha, saiba que para o ser humano a aparência e algo relevante, mas para Deus relevante e o interior do homem e a essência que tem dentro dele. E isso só Deus pode ver, então nada melhor do que você buscar direção em Deus, para não escolher o que Deus rejeita.

III. Quando erramos em nossas escolhas, nos sofremos, porém não sofremos sozinhos.

( Genesis 14:11-12E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se. Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se.

Quando fazemos escolhas hoje, podemos esperar que no futuro venham as conseqüências quer seja boa ou má. E alcançam todos os que estão a nossa volta. Foi exatamente isso que aconteceu com Ló . O texto acima mostra que ele foi raptado com toda sua família e todos os seus criados e tudo que tinha. Toda a família de Ló estava pagando por uma decisão que Ló tomou sozinho. Querido (a) assim acontece com nós nossas escolhas de hoje determinam no futuro nossa vitoria ou derrota.
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6 : 7)

Talvez o motivo do teu sofrimento hoje, pode ser fruto de uma escolha feita baseada na aparência no passado, a lei da semeadura não falha, colhemos exatamente o que plantamos. Se você contraiu matrimonio fora dos planos de Deus, vai chegar o dia que toda família vão sofrer, se você a semelhança de Ló comprou uma casa no lugar onde tem um foco de pessoas que não teme a Deus, toda tua família vão sofrer, por mais simples que seja a escolha que você tenha que fazer, não use como base apenas a aparência do que você esta vendo, mas peça orientação a Deus.
(Mt 7:7-11) 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
Se quisermos ser bem sucedido nas nossas decisões temos que exercer este versículo com Constancia em nossa vida, então a vitoria será certa, por que Deus sabe o que e melhor para nos.

IV. Pelo fato de nossas escolhas da errada, por que foi baseada na aparência, Não significa que Deus não vai nós ajudarmos.

( Genesis 14:13-16) 13 Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.
14 Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.
15 E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
16 E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.

Nota bem que Abrão juntou um exercito de 318 homens, e foi resgatar seu sobrinho Ló, diz o texto que Abrão resgatou Ló e restaurou tudo que tinha sido saqueado, isso na verdade e o que Deus vai fazer por todos aqueles que estão sofrendo conseqüências duras por causa de uma decisão errado que foi tomada sem orar a Deus. ELE vai restaurar teu casamento, ELE vai restaurar teu emprego, ELE vai restaurar tua auto-estima, ELE vai restaurar o prejuízo que você teve em um negocio mal feito. Saiba que Deus não e um ser que esta entronizado contemplando nosso sofrimento como um telespectador inativo. Deus te forma poderosa nós ajuda como um pai biológico ajuda teu filho
"Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem." (Salmos 103 : 13)

Será que diante desta verdade você pode quebrar o silencio e dizer Deus me ajuda nesta área da minha vida, então você vai ouvir Deus te dizer:
(Marcos 10 : 51) " Que queres que te faça??

Deus esta disposto a mover o céu e a terra só para te ver feliz, fala para ELE o que você esta precisando, não importa o quão difícil parece ser, para Deus não existe dificuldade.
"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1 : 37)

Saiba que se você colocar tua causa nas mãos de Deus ele vai batalhar por ti e tu o glorificarás.
"E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." (Salmos 50 : 15)


V. Deus tem ouvido as orações que tem sido feita em teu favor.


"E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derrubando aquelas cidades em que Ló habitara." (Gênesis 19 : 29)

E interessante observar que o texto diz que Deus se lembrou de Abrão e tirou Ló da destruição. Sabe o que vez Deus tirar Ló da destruição, foi exatamente a oração que Abrão fez em favor do teu sobrinho.
(Genesis 18:21-33) 21 Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.
22 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR.
23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
26 Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
33 E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.

Essa oração fez Deus trabalhar em favor de Ló ,Abrão sabia que ele só estava naquela situação por o único critério que ele usou para fazer a escolha, foi o que ele conseguia visualizar, querido(a) Deus tem ouvido a oração que teus pais fazem por você , ELE tem ouvido a oração que teu Pastor faz por você, ELE tem ouvido a oração que a igreja faz por você, e ele tem ouvido a tua oração. Com tanta gente mobilizada em teu favor orando a Deus, você meu Querido (a) já pode agradecer por que tua vitoria e certa.
(Romanos 8.37) Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Conclusão

O objetivo desta mensagem e duplo. O primeiro e para mostrar para aqueles irmãos que estão sofrendo por causa de uma escolha mal feita, que Deus esta trabalhando em teu favor e vai restaurar tudo que você perdeu. O segundo e conscientizar aqueles que ainda vão fazer tua primeira escolha, a não seguir o mau exemplo de Ló, senão você e todos que estão a tua volta vão sofrer , e Deus não quer lhe ver sofrer.

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5 : 7)


AUTOR : ANTONIO EUGENIO FORTES PACIFICO