Esses escritos (versículos) que Paulo esta se referindo do AT onde ele fala de "toda escritura" como soprada por Deus em 2TmC3v16, elas podem ser aplicadas no NT também?
Encontramos em dois lugares no Nt, e vemos os escritos do Nt também serem chamados "Escrituras" juntos com os escritos do At.
Em 2Pe c3v15,16 o próprio Pedro assina em baixo dando a legitimidade das epístolas das cartas de Paulo, igualando-as com as demais Escrituras. E Pedro considera o que Paulo escreveu ser realmente difícil de entender sobre o que ele escreveu a respeito do fim dos tempos. Na historia da Igreja, desde cedo as cartas de Paulo foram consideradas palavras de Deus, em sua escrita e no sentido como os textos do At.


Existe em algum momento que os escritores do Nt pensaram em seus escritos como as palavras de Deus?
Sim, em alguns casos ocorreu.
EM 1Co c14v37 Paulo instituiu regras para adoração na igreja, exigindo que fossem reconhecidas por "mandamento do Senhor", demonstrando (1) autoridade divina na revelação escrita, (2) a correta inclusão das cartas de Paulo no cânon (padrão) das Escrituras e (3) papel dessas cartas como testa de validação para outras formas de revelação. E quem ignora-se seriam disciplinados por Paulo ou pela própria igreja 2Ts c3v14, porém a linguagem sugere que seriam julgados diretamente por Deus.
Em 1Co c7v12 neste exemplo, Paulo nos mostra a sua autoridade em dizer que não era o Senhor quem falara, mas ele mesmo. Paulo sequer tinha conhecimento que Jesus tivesse também instruído sobre o casamento (divorcio) colocando o como regra divina na Igreja de corintios. Paulo repetiu um ensino de Jesus nos v10év11. Nos v12á15, Paulo da instruções, acerca de um assunto sobre o qual aparentemente Jesus não falara nada.


Com isso tudo me vem uma questão: O que dera Paulo o direito de agir assim?
Em 1Co c7v25 Paulo responde: "como alguém que, pela misericórdia de Deus, é digno de confiança", e que seus julgamentos deviam ser considerados como cheio de autoridade, como as ordenanças de Jesus. Em outras palavras e que Paulo em sua grande comunhão com Deus, é sem saber (despertado pelo Espírito Santo) os seu desejos era os desejos de Deus.
Em Jo c14v26 é c16v13 Jesus dá uma resposta poderosa, onde o Espírito Santo haveria de trazer à lembrança dos discípulos em tudo que eles havia dito e os guiaria a toda verdade.


NOTA: todo aquele que vive a mercê do Espírito Santo se torna um discípulo capacitado a se lembrar e registrar sem erro as ordenanças de Deus.


Outras indicações semelhantes: 2Pe c3v2; 1Co c2v13; 1Ts c4v15 e Ap c22v18,19.


Ficamos convencidos das declarações da Bíblia?
Uma coisa e "afirmar" que a Bíblia e a palavra de Deus. outra coisa e ser "convencido" de que essa alegação é verdadeira.
A medida que vamos estudando a Bíblia é deixemos que o Espírito Santo venha falar "em" ou "por meio" das palavras da Bíblia em nosso coração vem nos dar essa convicção de percebermos que as palavras do Criador e para nós.
Sem o Espírito de Deus em nossas vidas, a pessoa nunca receberá ou aceitará a verdade Jo c10v27.


continua...siga o meu blogger

http://imutabilidadededeus.blogspot.com/2011/07/as-epistolas-de-paulo-sao-palavras-de.html