O desígnio desta monografia prioriza a análise sobre as manifestações culturais e ardilosas de (re) construir, a história dos ceramistas do pólo cerâmico do Paracuri. O desígnio foi identificar, nas olarias e ruas do bairro, maneiras próprias de representação cultural do lócus, a riqueza, talento, especialidade, o simbolismo e a criatividade como também a pobreza da maioria, ponderando também o desprezo das autoridades competentes. O método e abordagem desenvolvida na pesquisa têm como recortes de entrevistas, revistas, jornais, folders turísticos. E base teórica referentes, a cultura, identidade, tradição, símbolos e imaginário popular. Após a coleta de dados verificou- se a influência dos meios de comunicação de massa; do mercado consumidor sobre as confecções e vendas dos artefatos cerâmicos do pólo do Paracuri e o processo de extinção do grupo. Possibilitando abrir leque entre comunidade ceramista e a imprensa em torno da “identidade cultural marajoara e seus respectivos atores sociais”. Percebe-se a importância do seu reconhecimento e valorização enquanto fruto da historicidade cultural da Amazônia paraense.