REMOND, Rene. As Eleições. In: REMÒND, René (Org.). Por uma História Política. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

Nesse texto o autor busca a compreensão de como as eleições podem dar entendimento a comportamentos eleitorais, e daí, ser uma contribuição ao estudo da História Política.
O autor observa que o interesse dos historiadores pelas eleições se deu pelo fato de estas terem um papel decisivo como reconhecimento da opinião pública como responsável pela legitimação do poder.
A historiografia francesa da década de 1950, buscando a chave da evolução política através das estruturas sociais e econômicas, entendeu que isso poderia ocorrer com a compreensão da relação entre comportamentos eleitorais e os eleitores, pois com isso identificavam-se as circunstâncias do voto.
O autor salienta que para a História das eleições seria necessário também fazer uma das campanhas eleitorais, pois:

A campanha eleitoral é parte integrante da eleição, é seu primeiro ato. Não apenas à manifestação das preocupações dos eleitores ou entrada em operação de estratégias, a interação entre cálculos políticos e os movimentos de opinião. Sobretudo, ela modifica cada dia as intenções e talvez as relações de forças. (REMOND [1988], 2003, p.49).

Em suma, o entendimento acerca das eleições é importante para a compreensão da história política, pois a partir deste podemos analisar como os atores políticos se orientam para buscar ser votados pela sociedade, assim como, a sociedade junto com a opinião pública buscam certas circunstâncias para poderem votar, e através de um estudo não só das eleições, mas sim, articulado com o da campanha política em geral com todos os seu dados disponíveis e ao alcance é que se pode entender essa relação de circunstâncias e o porquê de determinados políticos tocarem em certos pontos lançando esses como estratégia para obtenção de votos em suas campanhas eleitorais em determinadas regiões geográficas e sociais, enquanto outros não o fazem, assim, como se dá a recepção dessas estratégias por parte daqueles que elegem, os eleitores.