Bursite – Transtornos dos Tecidos Moles Relacionados com o uso, excessivo e a pressão de origem ocupacional.

 Introdução

           A Bursite é um processo inflamatório de bolsa, que ‘’resulta no choque de tuberosidade do úmero, ocorre na porção do tendão do bíceps e do tendão do músculo supra- espinhal, com o arcoacromial, quando do movimento de elevação e/ou abdução do braço”, por causa do trabalho repetitivo que ocasiona a inflamação e posteriormente à dor, que com essa dor leva a muitos trabalhadores à ficarem de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

            Segundo o dicionário Houaiss (2011), o trabalho pode ser conceituado como conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim. Porém essas atividades devem ser exercitadas de forma que não prejudique a saúde do trabalhador.

             O conhecimento das doenças provocadas pelo trabalho deve ser conhecido pelo trabalhador, chefe e principalmente pelos profissionais da saúde, para que aconteça a prevenção das doenças provocadas pelo trabalho. O trabalhador e o chefe devem andar juntos para à qualidade de vida de seu trabalhador e dos serviços prestados pelos seus trabalhadores, por isso toda empresa deveria ter o Serviço de Saúde do Trabalho, para que esse trabalhador fosse ouvido e que esse profissional fosse muito bem orientado sobre os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual para sua proteção e principalmente sobre a postura correta de realização de seus serviços.

             Inicialmente poderíamos supor que as doenças ocupacionais causadas pela postura sentada afetariam costas, pescoço e as pernas dos profissionais, mas dependendo das atividades executadas outras partes do corpo humano poderão ser afetadas, com poderão causar à dor de acordo com o que diz Ramazzini:

 A dor relacionada ao trabalho é descrita desde a Antiguidade (DEMBE, 1996), mas o registro clássico sobre a descrição de vários ofícios e danos à saúde a eles relacionados está contido na obra de Ramazzini (1985).

                                                       

            Por isso que surge a ergonomia no ambiente de trabalho, que funciona como uma relação de estudo entre seres humanos e máquinas, visando à segurança e o conforto, através de posturas e procedimentos.

  Neste trabalho, propõe – se analisar o ato de trabalhar em posição sentada, bem como as consequências de uma postura, e a importância da ergonomia nas atividades diárias dos profissionais.

Bursite – Transtornos dos Tecidos Moles Relacionados com o uso, excessi

Definição da doença - Descrição

           Os Transtornos dos Tecidos Moles Relacionados ao uso excessivo e a pressão, de origem ocupacional tem como características, as bursites de um processo inflamatório que acomete as bursas, pequenas bolsas de paredes finas, constituídas de fibras colágenas e revestidas de membrana sinivial, encontradas em regiões em que os tecidos são submetidos à fricção, geralmente próxima a inserções tendinosas e articulações. Sua localização mais importante é nos ombros, mas podem ser encontradas em outras regiões, que se apresentam como:

  • Sinovite crepitante crônica da mão e do punho (M70.0);
  • Bursite da mão (M70.1);
  • Bursite do cotovelo (do olecrano) (M70.2);
  • Outras Bursites do Cotovelo (M70.3);
  • Outras Bursites Pré – Rotulianas (M70.4);
  • Outras Bursites do Joelho (M70.5);
  • Outros transtornos dos tecidos moles relacionados com o uso, excessivo e a pressão (M70.8);
  •  Transtorno não especificado dos tecidos moles relacionado com o uso, excessivo e a pressão (M70.9).

Os quadros de bursite que acometem o joelho, particularmente a bursite infra patelar, podem ser observados, com muita frequência em indivíduos que trabalham ajoelhados, como os aplicadores de carpetes, trabalhadores domésticos, faxineiros, religiosos e mineradores.

Nas bursites, o quadro clínico é caracterizado pela dor exacerbada pelo movimento das estruturas envolvidas, a identificação de um ponto sensível e doloroso, geralmente sobre a protuberância óssea, constitui um achado importante para selar o diagnóstico.

O diagnóstico da bursite baseia- se na história clínica, no exame físico e na análise do trabalho.

Desvantagens que desencadeiam a bursite e as doenças relacionadas à     Saúde do Trabalhador

 

 Na maioria dos casos a Saúde do Trabalhador é prejudicada por falta de informações, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e principalmente pela má postura que ocasiona lesões que atingem com maior frequência, os membros superiores e a região cervical, essas lesões provocarão inflamação comprometendo a articulação de punhos (tenossinovite), dos ombros (bursite), do pescoço (cervicalgia), dentre outros. Veremos a partir de agora as posturas e o que elas podem provocar em nosso corpo.

A postura sentada imprópria pode causar lesões e dores, sendo caracterizada pela parte superior das costas curvas ou corcunda. A má postura sentada é um hábito ruim, que pode ser mudado com um pouco de esforço e dedicação.

 A postura sentada possui desvantagens também, como flacidez dos músculos abdominais, curvatura da coluna vertebral, que prejudica o com funcionamento do sistema digestivo e respiratório, sobrecarga dos músculos das costas, entre outros.

Neste contexto, Saliba (2004, p.341-342) diz que as vantagens da posição sentada são: “baixa solicitação da musculatura dos membros inferiores, reduzindo, assim, a sensação de desconforto e cansaço; possibilidade de evitar posições forçadas do corpo; menor consumo de energia do corpo; facilitação da circulação sanguínea pelos membros inferiores”. As desvantagens segundo Saliba (2004, p.342) são: “pequena atividade física geral (sedentarismo); adoção de posturas desfavoráveis: lordose ou cifoses excessivas; estase sanguínea nos membros inferiores, situação agravada quando há compressão da face posterior das coxas ou da panturrilha contra a cadeira, se esta estiver mal posicionada.”

 Com toda essa má postura do trabalhador, o corpo terá grandes consequências como:

LME - Lesões Musculoesqueléticas caracterizadas por síndrome de dor crônica que ocorrem no exercício de uma dada atividade profissional, por isso se designam “ligadas ao trabalho”.

LMERT- Lesões Musculoesqueléticas relacionadas ou ligadas ao trabalho, as lesões que resultam da ação de fatores de risco profissional com a receptividades, a sobrecarga e/ou a postura adotada durante o trabalho.

As LMERT caracterizam – se por sintomas como:

  • Dor a maioria das vezes localizada, mas que pode irradiar para áreas corporais;
  • Sensação de “dormência ou de formigueiro” na área afetada ou em área próxima;
  • Sensação de peso;
  • Fadiga ou desconforto localizado;
  • Sensação de perda ou mesmo perda de força.

Com as características de LMERT os sintomas podem ser afirmados por:

       

                                                                                                           Coury (1995, p.1) diz que “a sobrecarga imposta pela postura sentada vai sendo sentida gradualmente por todas as partes do nosso corpo; começam a surgir dores, formigamento, sensação de peso nas costas, pescoço, pernas, braços e mãos.”

As LMERT podem ser agrupadas de acordo com a estrutura afetada:

2.1 Tendinites ou tenossinovites

 As Tendinites ou tenossinovites são lesões localizadas ao nível dos tendões e bainhas tendinosas de que é exemplo de tendinite de punho.

2.2 Síndrome do túnel cárpico

   A síndrome túnel cárpico é uma neuropatia, isto é, uma lesão de um nervo periférico, provocada pela compressão do nervo mediano num espaço limitado, o túnel cárpico, localizado no punho.

 2.3 Tendinites do punho ou as tenossinovites do punho

    As Tendinites do punho ou as tenossinovites são desencadeadas pela realização de movimentos repetitivos de flexão/extensão do punho e dedos, mesmo quando são realizadas com o manuseamento de pequenas cargas, ou pela manutenção de uma carga em postura inadequada.

 2.4 Epicondilete e epitrocleite

    A epicondilete ou a mediana são tendiopatias que surgem como resposta à sobrecarga do cotovelo por gestos repetitivos ou pela manipulação de cargas excessivas ou de cargas mal distribuídas.

   2.5 Raquialgias

         As raquialgias, geralmente chamadas de “dores nas costas ou das cruzes”, são as queixas mais frequentemente associadas ao trabalho. Os sintomas variam de acordo com a região da coluna vertebral afetada: cervical, dorsal ou lombar. As lombalgias e as cervicalgias são as queixas mais frequentes.

2.6 Cistos sinoviais

       Os Cistos sinoviais são decorrentes da degeneração mixóide do tecido sinovial, podendo aparecer em articulações, tendões, polias e ligamentos. São tumorações císticas, circunscritas, únicas ou múltiplas, geralmente indolores, localizando- se, frequentemente, no dorso do punho. O aparecimento de um cisto sinovial é um sinal de comprometimento inflamatório localizado, com degeneração tecidual variável.

Prevenção dos Transtornos dos tecidos moles relacionados ao uso excessivo e a pressão de origem ocupacional

          A prevenção dos transtornos dos tecidos moles relacionados ao trabalho requer avaliação e monitoramento das condições e dos ambientes de trabalho, particularmente do modo como as tarefas são realizadas, especialmente nas atividades que envolvem esforço repetitivo, movimentos bruscos, uso de força, posições forçadas e por tempo prolongado de segmentos corporais e articulações (joelhos, tornozelos, cotovelo e punhos). Entre os expostos destacam-se:

-  Trabalhadores domésticos; 

-  Serviços de limpeza;

- Ocupações da indústria da construção;

-  Algumas atividades de operação e de manutenção de equipamentos, como na indústria petrolífera, petroquímica, atividades em serviços de saúde, como manejo de pacientes, de macas e equipamentos, entrem outros.

A prevenção desses agravos requer uma ação integrada e articulada entre os setores de assistências e os de vigilância. É importante que o paciente seja cuidado por uma equipe multiprofissional, com abordagem interdisciplinar, capacitada a intervir e a dar suporte aos sofrimentos físico e psíquico do trabalhador e aos aspectos sociais de intervenção nos ambientes de trabalho.

A intervenção sobre os ambientes de trabalho deve basear em uma análise criteriosa de organização do trabalho que inclui:

-   Análise ergonômica do trabalho da atividade, do conteúdo das tarefas, dos modos operatórios e dos postos de trabalho, do ritmo e da intensidade do trabalho, dos fatores mecânicos e condições físicas dos postos de trabalho, das normas de produção, dos sistemas de turnos, dos sistemas de premiação, dos incentivos, dos fatores psicossociais, individuais e das relações de trabalho entre colegas e chefias;

-   Medidas de proteção coletiva e individual implementadas pelas empresas;

-    Estratégias de defesa, individuais e coletivas, adotadas pelos trabalhadores.

-    É importante garantir a participação dos trabalhadores e a sensibilização dos níveis gerenciais para a implementação das modificações na organização do trabalho.

Por causa dessas características toda empresa deve disponibilizar exame médico periódico que visa à identificação de sinais e sintomas para a detecção precoce da doença por meio de:

-  Avaliação clínica com pesquisas de sinais e sintomas, por meio de protocolo padronizado e exame físico apurado;

-    Exames complementares orientados pela exposição ocupacional;

-    Informações epidemiológicas.

Recomenda-se o monitoramento clínico por meio da aplicação de instrumentos padronizados de pesquisas de sintomas referidos. Não está justificado o uso de exames de imagem (raios-X e outros) nos exames pré – admissionais e periódicos. Aplicam- se somente nos casos em que é necessário firmar diagnóstico e realizar diagnóstico diferencial.

Conclusão

 

Como podemos observar o conteúdo deste texto somente foi possível após um trabalho de pesquisa minucioso que exigiu uma análise e uma reflexão profunda sobre os Transtornos dos Tecidos Moles – Bursite – Relacionados com o uso excessivo de pressão, origem ocupacional.

          Os Transtornos dos Tecidos Moles – Bursite – Relacionados com o uso excessivo de pressão, origem ocupacional, acontece pelo fato de todos os profissionais de diversas áreas, não estão preparados para a forma correta na hora do trabalho provocando para si mesmo dores é também vários afastamentos desses profissionais no campo de trabalho.

          Por isso que esse trabalho tem como objetivo de mostrar o que acontece com a Saúde do Trabalhador no campo de trabalho é claro a participação do profissional de saúde voltado para a ergonomia desses trabalhadores.

Glossário

 

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.

EPIs- Equipamentos de Proteção Individual.

LER- Lesões Musculoesqueléticas.

LMERT- Lesões Musculoesqueléticas Relacionadas ou Ligadas ao Trabalho.

(M70.0)- Sinovite crepitante crônica da mão e do punho .

(M70.1) - Bursite da mão.

(M70.2) - Bursite do cotovelo (do olecrano) .

(M70.3) - Outras Bursites do Cotovelo.

(M70.4) - Outras Bursites Pré – Rotulianas .

(M70.5) - Outras Bursites do Joelho.

(M70.8) - Outros transtornos dos tecidos moles relacionados com o uso, excessivo e a pressão .

(M70.9) -  Transtorno não especificado dos tecidos moles relacionado com o uso, excessivo e a pressão .

 

Referências Bibliográficas

  Andrade, Everaldo Nery de; Ângelo, Fábio Martins; Castro, Patrícia Cardoso de; Fernandes, Ramayana Gomes; Reis, Cássia Batista; Silveria, Dahyan Wagner da Silva; Silva, Leandro; Estudo dos Recursos Mecanoterapéuticos Utilizados na Manutenção da Mobilidade – Uma Revisão Bibliográfica; Rev.Saúde.Com 2007;  Jequié – BA; 75-84.

 

Cruz, Gleice Araújo da Cruz; Lima, Johnson Brito de; Trabalho Sentado: Riscos Ergonômicos Para Profissionais de Bibliotecas, Arquivos e museus; Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação; Volume 3; 2011; 1-7.

Dias, Elizabeth Costa; Doenças Relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde; Ministério da Saúde- Organização Pan – Americana da Saúde; Brasília –DF; 2001; 459-462.

 Siqueira GR; Vieira RAG; Ocorrência de lombalgia em Fisioterapeutas; São Carlos – SP; volume 12; número 3; junho 2008; páginas 222- 227.

Uva, Antônio Souza; Carnide, Filomena; Serranheira, Florentino; Miranda, Luís Cunha; Lopes, Maria Fátima; Lesões Musculoesqueléticas Relacionadas ao Trabalho- Guia de Orientação para a prevenção; Direção Geral de Saúde 2008; Portugal; Ministério da Saúde; 1-16.