Escola Estadual Clotilde Ayello Rocha Profa





O conhecimento popular sobre doenças comuns da população















Alunos da Sétima série A e da Oitava Série B
Professora Orientadora: Priscila Dias de Carvalho



Introdução

"Por volta de 1790, Ewuard Jenner, o descobridor da vacina contra a varíola, a primeira a ser descoberta, estava dissecando um cadáver à procura de alguma coisa que justificasse aquela morte ocorrida depois de longo sofrimento provocado por dores no peito, quando sentiu o bisturi esbarrar em algo parecido com areia numa artéria do coração. Olhou para cima à procura de um fragmento que pudesse ter-se desprendido do teto, mas nada encontrou. Abriu, então, com cuidado a artéria e viu que dentro dela havia uma substância dura semelhante a pequenas pedras (foi essa expressão que usou para descrevê-la) que talvez fosse responsável pela dor e morte daquele paciente. Essa foi a primeira descrição de uma artéria com placas de colesterol em seu interior o que, em medicina, caracteriza uma doença chamada aterosclerose, que é causa de grande parte dos acidentes cardiovasculares e de morte."
Até no século dezenove as pessoas morriam de doenças infecciosas mas com as grandes descobertas da medicina com a descoberta de vacinas e antibioticos mudou as pessoas passaram viver mais,enfrentando novos problemas de saúde que são as doenças crônicas degenerativas que são doenças bem populares inclusive no pais em pessoas acima de quarenta anos como Diabetes Mellitus ,Aterosclerose e Hipertensão arterial, essas pessoas apresentam traços comuns como obesidade e sedentarismo.

"Com frequência os profissionais de saúde usam o nome completo de diabetes mellitus para distinguir esta doença da diabetes insípida, mais rara. As concentrações de açúcar (glicose) no sangue variam durante o dia. Aumentam depois de cada refeição, recuperando-se os valores normais ao cabo de duas horas. Estes situam-se entre 70 e 110 miligramas por decilitro (mg/dl) de sangue durante a manhã depois de uma noite de jejum normal, sendo inferiores aos valores de 120 a 140 mg/dl ao cabo de duas horas da ingestão de alimentos ou líquidos que contenham açúcar ou outros hidratos de carbono. Os valores normais tendem a aumentar ligeiramente e de modo progressivo depois dos 50 anos de idade, sobretudo em pessoas que levam uma vida sedentária."



1)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as doenças crónicas de declaração não obrigatória, como as doenças cardiovasculares, a diabetes, a obesidade, o cancro e as doenças respiratórias, representam cerca de 59 por cento do total de 57 milhões de mortes por ano e 46 por cento do total de doenças. Afectam países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento.


A expansão das doenças crónicas reflecte os processos de industrialização, urbanismo, desenvolvimento económico e globalização alimentar, que acarretam:

Alteração das dietas alimentares;
Aumento dos hábitos sedentários;
Crescimento do consumo de tabaco.
Cerca de metade das mortes causadas por doenças crónicas está directamente associada às doenças cardiovasculares.
Os ataques cardíacos e os enfartes do miocárdio matam cerca de 12 milhões de pessoas por ano. A hipertensão e outras doenças cardíacas matam, por sua vez, 3,9 milhões de pessoas. Cerca de 75 por cento das doenças cardiovasculares são atribuíveis a:

Colesterol elevado;
Tensão arterial elevada;
Dieta pobre em frutas e vegetais;
Sedentarismo;
Tabagismo.
Calcula-se que, em todo o mundo, existam 177 milhões de pessoas a sofrer de diabetes, sobretudo de tipo 2. Dois terços do total vivem nos países em vias de desenvolvimento. Mais de mil milhões de adultos sofrem de excesso de peso. Destes, pelo menos 300 milhões são clinicamente obesos.

Apesar de muito diferentes entre si, as doenças crónicas apresentam factores de risco comuns. São poucos e podem ser prevenidos:

Colesterol elevado;
Tensão arterial elevada;
Obesidade;
Tabagismo;
Consumo de álcool.

Através da alteração do seu estilo de vida poderá, em pouco tempo, reduzir o risco de desenvolver uma doença crónica.

Alterando a dieta alimentar ? privilegiar frutas, vegetais, frutos secos e cereais integrais; substituir as gorduras animais saturadas por gorduras vegetais insaturadas; reduzir as doses de alimentos salgados e doces;
Iniciando a prática de exercício físico diário;
Mantendo um peso normal ? Índice de Massa Corporal entre 18,5 e 24,9.
Eliminando o consumo de tabaco.
Já está comprovado que as intervenções comportamentais sustentadas são eficazes na redução dos factores de risco para a população. Mais de 80 por cento dos casos de ocorrência de doenças cardíacas coronárias, 90 por cento dos casos de diabetes de tipo 2 e de um terço das ocorrências de cancro podem ser evitados através da alteração dos hábitos alimentares, do aumento de actividade física e do abandono do tabagismo.


Hipertensão arterial
"A Hipertensão Arterial designa uma elevação excessiva da pressão arterial, acima dos valores de referência para a população em geral, sendo considerada como uma das doenças mais comuns do mundo moderno. A obesidade, o sedentarismo, o stress e o consumo excessivo de álcool e de sal, associados a uma predisposição hereditária, são apontadas como algumas das causas mais comuns da hipertensão arterial."
Fonte: http://www.knoow.net/ciencmedicas/medicina/hipertensaoarterial.htm
Acessado dia 20 de maio de 2011
Diabetes Mellitus

























Análise e discussão dos resultados
A idade apresenta grande diversidade tendo quarenta porcento de catorze anos ,vinte e cinco porcento de 31 e 42 anos.
Quanto ao sexo foi metade de cada um.
Apesar da diversidade dos entre os entrevistados apresenta o domínio popular das doenças sabendo a causa ,apesar de não conhecer a etiologia da doença.








Anexo : Uma questão norteadora:
O que você sabe sobre a doença?

Entrevistadora : Amanda Aparecida dos Santos
Primeiro entrevistado: idade 40 anos
Pelo que eu sei essa doença doença descontrola a pressão deixa a pessoa totalmente magra e muitas vezes dá fraqueza ,tontura e as vezes até desmaio.Em função disso as pessoas tem que tomar suco ,café etc com adoçante.
Não deve comer doces e outros alimentos,que contém açúcar.Não comer massas ,gorduras para não subir colesterol.
Deve comer frutas e outras coisas que tem vitaminas mas nunca coma alimentos açucarados.Essa doença é trabalhosa tem que tomar muito cuidado.
Segundo entrevistado : idade 12 anos
Eu sei que essa doença se não tomar cuidado sobe o colesterol e ela causa desmaio ,fraqueza etc. E para não correr esses fatos tem que tomar sucos ,guaranás e cafés todos com adoçante e no caso do guaraná tem que ser light.Eu também sei que para não subir o colesterol .Você tem que não comer muitas massas,gorduras etc .Mas nunca alimentos que contém açúcar.
Terceiro entrevistado: Entrevistado de 31 anos
Eu sei que essa doença .Você tem que ter muito cuidado ,tomar remédios na hora se não causa tontura e fraqueza ,desmaio tem que se alimentar corretamente .
Comer alimentos que tem vitaminas.Você tem que cuidar dessa doença com bastante atenção.
Porque essa doença pode causas muitas conseqüências.
Entrevistador : Leonardo oitava B
Primeiro entrevistado: idade 14 anos
1) O que podemos comer?
Resposta:
2)Os danos causados pela Diabetes são:
A Diabetes tem que ser tratado desde o começo porque conforme vai alimentando os riscos vão ficando maiores ,você ai perdendo a visão seu sangue fica fraco e vai virando a água e pode até matar!

Entrevistadoras : Andreza e Luana Cristina
Entrevistados : dois
Idade: 14 anos
Questão norteadora:
A opinião dos dois entrevistados é que a Diabetes é a doença provocada por excesso de açúcar no sangue.




Percebe-se que apesar de não terem um conhecimento aprofundado compreende a maneira de prevenir o aparecimento dessas doenças como trat´-las.
Isso é interessante pois nota-se o conhecimento entre as pessoas sobre essas doenças populares bastante útil para se cuidar melhor agora só faltam colocar em pratica esse conhecimento
Devem ter consciência que tem tomar mãos das medidas preventivas e agir não apenas não ouvir pressões medicas mas em seu próprio beneficio evitando as conseqüências como enfarte ,trombose.
Para uma vida mais longa e saudável.23