É um tema ainda que desperta muita curiosidade a razão do aparecimento dessas doenças em pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), pois tem pacientes que apresentam esse mesmo vírus e mesmo depois de longos anos, tem casos de mais de 20 anos sem aparecer estas, a causa disso é uma grande incógnita.
A HIV parasita as células T do sistema imunológico humano, responsável pela defesa do organismo humano. A hipótese mais aceita atualmente afirma que o parasito ao infeccionar esse sistema o destrói permitindo com a sua deterioração permita a invasão dos agentes oportunistas. Mas se torna incompleta ao explicar porque tem pessoas que tem a presença do HIV, diagnosticado e não apresenta as doenças oportunistas.
A primeira explicação que surgiu no mundo cientifica é que apresentam uma resistência genética, isso poderia até ser verdade, mas com limites, pois pessoa de diferentes regiões do globo terrestre não as tem. Como no continente Africano, na China, que localiza na Ásia e nos Estados Unidos, na América, são grupos étnicos diferentes que fazem os cientistas questionarem se só a herança seria essa causa.
Essa questão não é dos dias de hoje em 2010 são antigas como a própria doença em 1984, cientistas percebiam esse problema.