Resumo:
É um tema ainda que desperta muita curiosidade a razão do aparecimento dessas doenças em pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), pois tem pacientes que apresentam esse mesmo vírus e mesmo depois de longos anos, tem casos de mais de 20 anos sem aparecer estas, a causa disso é uma grande incógnita.
A HIV parasita as células T do sistema imunológico humano, responsável pela defesa do organismo humano. A hipótese mais aceita atualmente afirma que o parasito ao infeccionar esse sistema o destrói permitindo com a sua deterioração permita a invasão dos agentes oportunistas. Mas se torna incompleta ao explicar porque tem pessoas que tem a presença do HIV, diagnosticado e não apresenta as doenças oportunistas.
A primeira explicação que surgiu no mundo cientifica é que apresentam uma resistência genética, isso poderia até ser verdade, mas com limites, pois pessoa de diferentes regiões do globo terrestre não as tem. Como no continente Africano, na China, que localiza na Ásia e nos Estados Unidos, na América, são grupos étnicos diferentes que fazem os cientistas questionarem se só a herança seria essa causa.
Essa questão não é dos dias de hoje em 2010 são antigas como a própria doença em 1984, cientistas percebiam esse problema.


Palavra chave :HIV; co-fatores ; doenças oportunistas


Abstract:
It is a subject that still arouses much curiosity because of the onset of these diseases in patients with Human Immunodeficiency Virus (HIV), because he has patients who have this same virus, even after long years of cases has more than 20 years without appearing these, the cause of this is a great unknown.
The parasite HIV T cells from the immune system is responsible for defending the human organism. The most accepted hypothesis currently states that the parasite to infect the system that destroys their deterioration with allowing allows invasion of opportunistic agents. But if it is incomplete to explain why people who have the presence of HIV, diagnosed and presents no opportunistic diseases.
The first explanation that appeared in the scientific world is to have a genetic resistance, this could be true, but with limits, because people from different regions of the globe does not. As the African continent, China, which locates in Asia and the United States in America are different ethnic groups that make the scientists wonder if the only legacy would be the cause.
This question is not of today in 2010 are as old as the disease itself in 1984, scientists realized this problem.



Keywords: HIV; co-factors, opportunistic infections

Introdução:



Revisão da literatura:



1.0)Antecedentes científicos
Robert Koch (1843-1910),filho de pais humildes recebeu uma educação não como se espera desse grande médico alemão mas a educação limitada em um ginásio, mas sua mente tinha asas como limite era o horizonte , a sua terra natal não foi tampouco grandes cidades como Berlim ou Munique, foi uma cidadezinha chamada Chaustal nas proximidades de Hanôver , ao invés de ser orientado da iluminação do pensamento cientifico foi criado sob a presença opressora do "austero regime germânico onde castigos corporais eram aplicados não aos alunos quando falham, mas dos mestres (Oliveira,1981).
Terminou a Universidade de Goettingen, com 19 anos de Medicina com muito esforço, pois a sua origem é de origem humilde.
"(...) começou sua carreira profissional como médico.Após ganhar de sua esposa um microscópio pelos seus 28 anos , ele começou a explorar o mundo microbiano ,já conhecido por Pasteur, profissionais rivais de longa data ."
Koch como todos os homens da ciência se encantaram com uma dúvida que corroia sua alma, a tuberculose.
... "Reinava as maiores confusões quanto á causa e á própria natureza dessa moléstia. Läenec (século XVIII), médico francês, por exemplo, que tanto a estudava na clínica e na sala de autopsias, entendia a denominada tísica pulmonar apenas como uma espécie particular de produção acidental á quais os anatomistas modernos aplicaram o nome de tubérculo e acrescenta:" Penso que não se deva admitir nenhuma outra espécie de tísica pulmonar a não ser tísica nervosa ou a catarral que simula a tuberculosa .Aos que os clínicos denominam de tísica tuberculosa. Aos que os clínicos denominam de tísica escorbútica, etc. Embora tenha identificado de modo bastante claro as lesões pulmonares tuberculosas, como bem demonstradas em figura esquemática, Läenec apenas integra acerca de possíveis correlações e conclui haver na peripneumonia, na pneumonia crônica, no catarro e na pleuristia, condições agravantes e desencadeadores de um processo para o qual já se achavam predispostos os doentes " (...).
Klinche (1813-1881) tinha provocado em 1843, extensas lesões tuberculosas nos pulmões e no fígado dos coelhos pela inoculação de material tuberculoso humano e Villemin (1827-1892) em 1868, publicava o resultados de seus acidentados experimentações e comprovações a transmissibilidade de tuberculose humana e bovina para a cobaia.
Empenhado a fundo nessa indagação qual seria um agente transmissível Koch em 1882 publica o trabalho original que relata a descoberta do bacilo, comunicada a 24/03/1882; á sociedade de Fisiologia de Berlim, retomando os postulados de Hemle:
1) O agente infectante deve ser encontrado com constância no corpo doente
2) Deve ser possível isolá-lo e com tal agente isolá-lo e reproduzir experimentalmente a doença
São retomados por Koch e aprofundados.
Desse trabalho fundamental, traduzido para o inglês e inserido na coletânea de clending transcrevendo o seguinte trecho: "The aim of the study had to the directed loward the demontration of parasitie forms, which".
might possibly by interpreted as the cause of disease . This demonstration became sucessuful, indeed, by meavi of a certain stainig process, which disclosed characterestic and therefiere unknown bacteria in all tuberculous orgaims.´´
Á retumbante notícia foi objeto da mais completa divulgação na impressa médica e leiga. O terrível microorganismo podia agora ser procurado no escuro e em outros produtos orgânicos e a moléstia diagnosticada com certeza e mais procedente.
Em publicação subseqüente, datada de1884, Koch completou os dados iniciais de modo a tornar a patente à ação patogênica do bacilo por ele descoberto.
Terapêutica, extrato feito com os bacilos tuberculosos mortos e em 1890 anunciou descoberta da tuberculina julgando ter assim, a cura da tuberculose.
O alvoroço provocado por tão maravilhosa notícia pôs em agitação médica, doente e pessoas que pela saúde se interessavam, Koch achava que só servia no início. E outro fracasso já almejava a cura, e agravações da moléstia vieram logo depois e traziam afinal amargas decisões.
Agora o microorganismo poderia ser reencontrado no escarro e outras excretas e moléstia certeza e mais
precocemente.
Em publicação subseqüente, datada de 1884, Koch completou os dados iniciais de modo a tomar a patente a ação patogênica do bacilo por ele descoberta.
Com a nutrição celular deficiente aliado a tensão e intoxicações de todas as procedências, é claro o organismo adoece e aliada ao HIV que ataca logo as células responsáveis pela defesa deixa o paciente bem debilitado para as doenças oportunistas.
Aids é uma doença complexa estando inúmeros fatores interligados. Para simplificá-la, pois há presença do Vírus HIV + co-fatores +patógeno (doenças oportunistas)= AIDS.
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, hoje é uma pandemia mundial a questão que moveu esse trabalho é que os portadores assintomáticos de HIV /AIDS não apresentam nenhum sintoma enquanto os sintomáticos sim, mas porque alguns apresentam Sarcoma Kaposi e outros tuberculose?Se esse vírus é perigosíssimo e responsável por todas as patologias porque não apresentam as mesmas na mesma intensidade na mesma variância de tempo? .
São doenças distintas, ocorrem naturalmente sozinhas sem a presença do HIV/AIDS e de causas diversas. E aparecem em pacientes imunocomprometidos mesmo sem HIV.
Muitas vezes essa doença pode levar aparecimento dos sintomas, que algumas dessas doenças podem levar o paciente á óbito.
Por isso é importante é encontrar novos métodos de tratamento de prognostico e uma das melhores fontes é o Brasil com sua imensa biodiversidade.
Acredita-se que os portadores HIV apresentam facilidade em contrair a tuberculose, qual seria a razão? Por que uns a apresentam e outras não? No Brasil e África Subsaariana é a doença oportunista predominante já nos Estados Unidos é o Sarcoma Kaposi. Seria por culpa desse nefasto vírus ou um conjunto de co-fatores?
Pois o HIV/AIDS ao contrário das outras doenças parasitárias é diferente as características que levam a desenvolver por região.
O vírus HIV é tão simples, mas seria uma arma tão mortífera capaz de gerar a tuberculose que é uma doença bacteriana.
Nos Estados Unidos os grupos de portadores predominantes estão entre os usuários de drogas, na Europa entre imigrantes que se sabe é a parcela pobre da população, na África se espalha alarmamente por uma vasta camada da população sabe-se que é um povo subnutrido.
Baseando-se na hipótese aqui levantada as condições de vida fazem aparecer às doenças oportunistas não somente a presença do HIV senão todos teriam as mesmas doenças oportunistas.
É uma doença provocada por um microorganismo que varia o grupo de acordo com a região, a doença oportunista por país.
Estas questões saíam da literatura científica sem resposta e despertou a curiosidade da pesquisadora e através desse projeto a partir da hipótese de que as condições adversas levam o desenvolvimento da fase assintomática para a sintomática onde a presença da doença oportunista como prova de que esta hipótese está correta.
Como a imunodeficiência é inicialmente do tipo celular, as primeiras infecções são oportunistas produzidas por microorganismos intracelulares (Pneumocystis, criptococos por fungos extracelulares (Candidíase) ou decorrente da reativação de infecções presentes em estado quiescente (toxoplasmose, doença de Chagas , histoplasmose , tuberculose ).Repare bem reativação , o HIV não leva favorece pelo próprio local que habita no interior das células de defesa.
As principais infecções associadas á Aids /Sida é a principal complicação da infecção por HIV. Em si o HIV não mata o que mata são as doenças oportunistas. Possuem como definição, neoplasias ou outras manifestações potencialmente fatais decorrentes da progressiva imunossupressão induzida pelo HIV e escassa reação antiinflamatória, principalmente quanto aos fenômenos inflamatórios dependentes de macrófagos. A AIDS constitui a manifestação mais grave de várias doenças após a infecção primária do HIV. Neste estudo procura demonstrar que não é o HIV sozinho que degradam o sistema imunológico aliado estão vários co-fatores por ser uma doença é algo complexa, está ligando a outras patologias que se interagem, pois ligam a fatores semelhantes como as condições gerais do organismo que são os co-fatores como nutrição que afetam o sistema de defesa.
Para aparecer a AIDS tem outros co-fatores inter-relaconando. o organismo que é dinâmico inter-relacionado.
E o HIV ataca logo o sistema de defesa, debilitando-o tornando-o presa frágil para as doenças, pois é nesse local que teria que resistir às infecções.
Na verdade não é apenas o HIV que leva ao aparecimento das doenças oportunistas outras razões também são responsáveis.Mas todas tem uma causa comum que é por causa do enfraquecimento ou ruptura do sistema de defesa contra as infecções .
Principais infecções e neoplasias associadas á Aids:
Fungo Cândida, escriptora, Histoplasma, Pneumocystis.
Vírus Citomegalovírus, herpes simplex e varicela-zoster.
Protozoário Toxoplasma, Microsporictum, Crystoporidum, Isospora, L.D.Onovani, Trypanossoma cruzy, Pneumocystis carinii.

Bactéria M. tuberculosis, M.avum, salmonela, M.Kansaii, a Nocardia e a Salmonella.
Neoplasia Sarcoma Kaposi, linfoma não-Hodgkin.
Tabela 1: Principais e neoplasias associadas a AIDS.
Fonte: Referencias diversas
A importância é que se conseguisse diminuir ou até não aparecer às doenças oportunistas mantendo o paciente com mais tempo apenas com o HIV aumentaria a longevidade, pois sozinho o HIV não leva o paciente a morte.

1.1.1) Aids e as doenças oportunistas - Referências clínicas

O vírus HIV deteriora as células T, debilitando o sistema de defesa e ajudando a abrir caminhos para as doenças oportunistas segundo a hipótese vigente.
"Os estados de imunodeficiência adquirida podem ser secundários a inúmeras condições ¹, incluindo infecções ( virais , bacterianas , e fúngicas ) , desnutrição , doenças auto-imunes ( lúpus- erimatoso sistêmico, artrite reumatóide) , síndrome nefróticos , uremia , sarcadose, linfomas e tratamento com agentes imunossupressores ( por exemplo, radiação, corticosteróide , quimioterapicos , ciclosporina ).Atualmente o uso disseminado de agentes imunossupressores constitui,quimioterapia , ciclosporina . Atualmente o uso disseminado de agentes imunossupressores constitui a principal causa de imunodeficiência como conseqüente risco aumentando de infecções oportunistas" ( Rubin et al , 2002).
"O quadro da co-infecção no país, entretanto não é uniforme, diferindo conforme a região". Estudos realizados no Rio de Janeiro, em necropsias de pacientes com AIDS portador de lesões pulmonares, revelam taxas elevadas para a tuberculose "(Veronesi)".
A AIDS no Brasil os portadores apresentam altas taxas de TB (tuberculose), e esta doença sabe-se está intimamente ligada às condições sócio-econômicas.
Seriam vários co-fatores, pois a Aids é uma doença complexa são vários co-fatores (má nutrição, uso de drogas, antibióticos etc.) que contribuem com a deterioração do sistema imunológico. Como argumento favorável, pois explicaria a causa que pessoas com o HIV sem apresentar as doenças oportunistas e muitos apresentam doenças oportunistas sem ter HIV.
A AIDS seria a primeira doença ligada às condições devida, nem menos por ser infecciosa, pois a tuberculose também o é.
O HIV/AIDS na verdade não leva ao aparecimento das doenças oportunistas, mas o enfraquecimento por causa da patologia aliada aos co-fatores que levam ao enfraquecimento ou ruptura das defesas materiais que levam ao enfraquecimento contra infecções.

1.2.0)Tuberculose - Referências clínicas

Pode ser aguda ou crônica, e em geral envolve os pulmões (cavernas). Porém pode alcançar todas as partes do corpo, incluindo-se os rins, os ossos, e os gânglios linfáticos.
Estas bactérias produzem lesões granulomatosas, levam a caseificação.
A presença da tuberculose não ocorre somente em pacientes com HIV/AIDS, pois antes de qualquer coisa é necessária a presença do bacilo de Koch, transmitido pelas vias respiratórias, mas para este desenvolver deve o organismo possibilitar o enfraquecimento orgânico, que de modo geral deve-se a hábitos incorretos de vida, como alimentação qualitativamente pobre, falta de exercícios, sol e ar livre, estados depressivos e fadiga etc.

1.2.1) Definição
Bastonetes finos, geralmente aos pares ou em pequenos grupos, de extremidades, por vezes, dilatadas e apresentando por vezes, verdadeiras ramificações difíceis de corar, devido aos constituintes lipídicos, mas uma vez corados resistem á ação dos ácidos (ácido-resistentes não esporulados, mas resistentes a excicação não capsulados, aeróbicos, de proliferação muito lenta). Apresentam uma parede celular composta de ácido micólico.

1.2.2)Características morfológicas

São bacilos finos, retos ou ligeiramente curvos de 2,5 -3,5 X 0,3 micrômetros, com as extremidades arredondadas, afiladas, ou por vezes dilatadas e se diferencia de outras bactérias pela presença da quantidade e tipos de lipídios complexos que apresentam na parede. Apresentam forma de bastonete, com a extremidades arredondadas, corpo ligeiramente curvado, ácido-resistente .Cerca de 60% do peso da parede é por causa do Mycobacterium tuberculosis sejam devido a ácidos graxos , são chamados de ácidos micólicos, variam de acordo com o tamanho da cadeia que contém frequentemente de70 a 80 átomos de carbono ceras ( ésteres de ácidos graxos ).Esta é a parte responsável pela bactéria .
Nos tecidos, encontram-se isolados, aos pares (em geral em ângulo obtuso), o em feixes paralelos, é imóvel.

1.2.3) Etiologia
È produzida pelo Bacilo de Koch, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, a ordem Actinonocelale, é uma bactéria imóvel, não forma esporos e aerobitos estrito.

1.2.4) Classificação

Há semelhança no fenótipo e genótipo com M.bovis, M.ulcerans, M.mirots e M.africans.

1.2.5) A baixa imunidade e a Tuberculose

Não é apenas o HIV/AIDS que leva ao aparecimento da tuberculose que têm outras causas e também não é o único fator que ao diminuir a resistência do sistema de defesa que leva ao seu aparecimento
São até denominadas micobactérias oportunistas por causa diz o autor Luiz Rachid Trabulsi e colaboradores (1999)
È considerada um sério problema de saúde publica

1.2.6) Resistência

A resistência em tuberculose é favorecida por várias características da doença, especialmente nas paredes das cavidades, a continuação da multiplicação.
Durante os necessários grandes períodos de terapêutica e o grau limitado de resistência do hospedeiro, que dá a rara bactéria a oportunidade de se proliferar antes de serem eliminadas pelas defesas do hospedeiro.
Muitos apresentam resistência ao tratamento tradicional a isoniazida e a rifampicina.
Contribui a resistência por causa da parede celular.
É uma das complicações mais comum.
Utiliza-se a terapêutica combinada com dois ou três fármacos.

1.2.7) A relação entre a Tuberculose e o HIV/AIDS

Muito acreditam que a tuberculose está sob controle, mas não é verdade com o abandono dos medicamentos retorna tornando-se multiresistentes.
Outras as causas apontadas tem sido o HIV/ AIDS:
"O impacto da pandemia do HIV sobre a tuberculose tem sido e continuará sendo um dos maiores obstáculos para o tratamento e controle desta doença. Enquanto em um individuo não alberga o vírus HIV a chance a adquirir a tuberculose é de 10 % em algum momento de sua vida , em um individuo portadores de HIV esta chance aumenta para 50% ".

1.28) Epidemiologia

No mundo têm 1,7 bilhões de individuo no mundo de tuberculosos em todo o mundo, ao ano com oito a10 milhões de novos casos e 1,7 milhões de todo ano.
"A infecção de HIV torna-as mais suscetível à rápida progressão de tuberculose" (Kunar et al, 1999). Nota-se o motivo que mais de 50 milhões estão infectadas de HIV e Tuberculose.
De 1985 a 1992, o número de tuberculosos aumentou 20 % devido ao HIV, imigrantes, prisões, casas de apoio "prospera onde há pobreza, multidão e doença crônica debilitante", mas devido aos esforços da saúde pública diminuiu.
Apresenta variação de acordo com o sexo e idade. E nas crianças pequenas é mais grave, devido provavelmente a imaturidade do sistema imunológico em crianças pequenas.
Mas não apenas HIV/AIDS a deterioração das condições sócio-econômicas e a distribuição do Sistema de Saúde. §
1.2.9) Epidemiologia
No mundo têm 1,7 bilhões de individuo no mundo, todo ano com 8 a10 milhões de novos casos e 1,7 milhões de todo ano.
"A infecção de HIV torna-as mais suscetível a rápida progressão de tuberculose" (Kunar et al).
, ((1999)1999). Nota-se o motivo que mais de 50 milhões estão infectadas de HIV e Tuberculose.

De 1985 a 1992, o número de tuberculosos aumentou 20 % devido ao HIV, imigrantes, prisões, casas de apoio "prospera onde há pobreza, multidão e doença crônica debilitante", mas devido aos esforços da saúde pública diminuiu.
Apresenta variação de acordo com o sexo e idade. E nas crianças pequenas é mais grave, devido provavelmente a imaturidade do sistema imunológico em crianças pequenas.

1.2.10) Patogenia

A infecção pelo Mycobacterium tuberculosis inicia-se em geral pelo parênquima dos lobos pulmonares inferiores, conhecida como infecção primária ou foco de Ghon. O germe é inalado nas pequenas partículas das poeiras (de diâmetro não superior a cinco micrômetros ) que penetram nos alvéolos terminais , e pode originar a lesão primária em qualquer zona dos pulmões : baço , fígado, cérebro , ou meninges (meningite tuberculosa ).
A disseminação do germe através da corrente sanguínea ou dos brônquios determina a infecção mais generalizada, respectivamente a tuberculose através assando em seguida para os nódulos linfáticos da região hilar, de onde é levada para vários órgãos e tecidos pela corrente sanguínea.
A primo-infecção da pele (Lúpus) é atualmente rara, observa-se por vezes a infecção através das lesões cutâneas por causa de materiais contaminados, ao passo que a injeção intradérmica da vacina BCG pode produzir um complexo primário, com lesão local da pele associada à adenite.
Embora a meningite tuberculosa como uma complicação pulmonar.
A forma pós-primária da infecção é o tipo mais comum da tuberculose. È caracterizada por uma ou mais lesões do pulmão que leva a caseificação e abertura de cavernas, afetam a árvore respiratória e provocam a tuberculose aberta.

1.2.11) Terapêutica e Quimioterapia

É sensível a antibióticos estreptomicina, viomicina e cicloserina, bem como o ácido p-amino-salicílico (PAS),hidrazida do ácido isonicotínico ( isoniazida), tio-semicarbazona , metionamida e piraazinamida.
Apesar da sua sensibilidade é capaz de gerar estirpes resistentes ao fim de dois a três meses de tratamento é essencial que:
"a) se administrem, desde o início do tratamento, dois ou três compostos antimicrobianos, para reduzir ao mínimo aquela possibilidade; b) se cultive tão rapidamente quanto possível a estirpe responsável e se determine a sua sensibilidade, pois no caso de aquela ser resistente á outra" ( Cruickshank(1968) apud Mitchison(1963)
Mesmo na ausência do HIV a tuberculose se torna resistentes não sendo o HIV simplesmente causador da resistência.
A tuberculose é habitualmente contagiosa.
Ao tossir ou expectorar, o paciente evitará a disseminação de bacilos , colocando ,no primeiro caso , sobre a boca , um guardanapo de papel para que possa ser queimado ou cuspindo num recipiente especial que contenha uma solução anti-séptica.
A cura é total com antibióticos.

1.2.12) Tratamento higiênico-dietético

Consiste em tratar de aumentar as defesas naturais do paciente,È fundamental . Estas defesas serão conseguidas prescrever ao enfermo de 4 a 6 semanas de repouso. Além de repouso físico é importante o repouso mental
Ar puro pois este baixa a febre , estimula as defesas do organismo e abre o apetite .
Clima é preferível um clima seco de altitude média.
Alimentação: o regime alimentar será completo, variado, rico em cálcio, vitaminas e sais minerais, e levar em conta a capacidade digestiva do enfermo.

1.2.13) Profilaxia

Em 1921, dois investigadores franceses, Calmette e Guérin, prepararam uma vacina viva, a partir de uma estirpe bovina cultivada durante muitos anos em meio à batata biliada. Essa vacina recebe o nome de BCG obtida com o bacilo de Calmette e Guérin.
È administrada por via intradérmica, numa única dose de 0,1 ml, volume correspondente a 0,05 -0,1 mg de bacilos no estado úmido ( 1 a 2 milhões de bacilos vivos ).No local manifesta-se uma pequena lesão inflamatória , com ulceração superficial mais velhas ) pode haver adenite dos gânglios vizinhos .Ocasionalmente aparece uma lesão erisipelóide ( lúpus), em especial as vacinas por lesões múltiplas.

1.2.14) Profilaxia Pública

1) Proibir de cuspir no chão
2) Desinfecção dos locais que o tuberculoso viveu
3)Boa ventilação em lugares que reúnem pessoas como escolas, igrejas, teatro.
4)Evitar a inalação de pó nas fábricas
5) Destruição de vacas tuberculosas
6)Descobrir os casos incipientes e precoces

1.2.15) Profilaxia Pessoal
Boa alimentação, ar puro, exercício ao ar livre, descanso e sono suficiente, evitar excessos de toda índole
.
1.2.15) Sintomas

Emagrecimento, perda de apetite, cansaço fácil, suores á noite, leve febre cada tarde, tosse persistente, com expectorarão, ou sem ela, pulso rápido, emissão de sangue ao tossir, dores persistentes ao tórax, anemia, suores noturnos , queda da pressão arterial.

1.2.16)Transmissibilidade

A tuberculose é habitualmente contagiosa. , ordinariamente crônica, ás vezes crônica.
Portador de lesão pulmonar ou de laringe que se comunica com o meio externo, posssibilitando através da tosse e do espirro a poluição ambiental (contatos próximos) , pessoal médico ( exposição maciça)
O modo de corrente de infecção é a inalação de bacilo Koch, pela fala e expectoração .Raramente á ingestão de leite de vaca tuberculosa ou raramente de alimento contaminada com bacilos de Koch .
È freqüente que o primeiro contato com o germe produtor da tuberculose se produza na infância.
O comum é que por inalação dos bacilos de Koch ao pulmão da criança se produza pequena lesão pulmonar, aumentando de tamanho os gânglios do tórax que correspondem á região infetada do pulmão. Esta lesão pulmonar tuberculosa e seu gânglio recebem o nome de complexo primário ou primo-infecção, que pode ser comprovada por raios-X. Costuma produzir unicamente uma leve febre durante 2 ou 3 semanas.
O organismo combate um foco primitivo de tuberculose terminando por circundá-los de cálcio, mas é habitual que fiquem no interior da lesão aparentemente curada, bacilos de Koch vivos que tornam positivas as diversas reações a tuberculina,
O paciente está infectado já pela tuberculina, embora não doente, pois o organismo venceu, rodeando os bacilos de Koch de uma parede de defesa tuberculosa.

1.2.17) Causas predisponentes

A tuberculose pode aparecer em qualquer idade. Até aos 10 anos têm preferência pelos ossos, articulações e gânglios e assumir formas agudas A maior mortalidade por esta enfermidade se produz entre os 18 e os 35 anos de idade.
Toda causa debilitante para o organismo, tais como a alimentação escassa ou inadequada, trabalho excessivo, falta de descanso, excessos sexuais, como: diabetes, nefrite crônica, cirrose hepática, desigualdade na distribuição de renda , péssima situação habitacional , má distribuição de renda .etc.
1.2.18)Forma ulcerocancerosa
Esta é a forma mais comum. Se bem que crônica, apresentam-se períodos de relativo repouso, separados por surtos evolutivos. Durante esses surtos, acentuam-se os sintomas típicos da enfermidade, e produz-se extensão das lesões, que assumem os diversos aspectos típicos e sucessivos da infiltração, caseificação e amolecimento.
O lugar em que se localizam com mais freqüência às lesões é o lóbulo superior do pulmão, a uma altura localizada, na parte anterior, abaixo do meio da clavícula. O lado direito é atacado com mais freqüência que o esquerdo.

1.2.19)Sintomas
O começo varia muito segundo o caso. Amiúde começa sob a forma de um resfriado ou bronquite prolongada , de uma anemia ou de forma de um resfriado ou bronquite prolongada ,de uma anemia ou de perturbações digestivas. Ás vezes o primeiro sintoma é uma hemoptise (hemorragia das vias respiratórias).
Aparecem em seguida sintomas característicos :Tosse, expectorarão ( às vezes com sangue ), perda de apetite , emagrecimento, suores noturnos , febre, pulso rápido etc.
Os sintomas se dividem em locais e gerais a seguir descrevem-se assim a classificação dos locais:
1) Tosse: È o mais freqüente de todos os sintomas precoces e persiste durante toda convalescença. Às vezes causa vômitos. A principio é uma tosse seca. Mais tarde causa expectorarão.
2) Expectorarão: Falta em raras exceções, mas em geral é deglutido pelo paciente Ao microscópio observam-se os bacilos de Koch e fibras elásticas provenientes do tecido do pulmão.
3) Hemoptise, é a eliminação do sangue pela boca, pode parecer precocemente, com pouca abundância, mais tarde quando há cavidades pode ser mais abundante.
4) Dor torácica: Não existe sempre e em geral pouco intensa. Amiúde se deve a ligeira inflamação pleural. Localiza-se com mais freqüência na parte baixa do tórax, outras se encontram ao nível de pulmão ao nível na região omoplata.
5) Dispnéia: È pouco freqüente, a menos que ocorra alguma complicação, tais como granulina, broncopneumonia, pneumotórax ou insuficiência cardíaca.
A classificação dos gerais:
1) Febre: È um sintoma precoce e muito importante, e sua presença e evolução demonstra a gravidade da enfermidade, deve-se absorção de toxinas. Ao avançar a temperatura torna-se mais alta e pode ser intermitente ou contínua.
2) Pulso: Amiúde é rápido. No desenvolvimento aumenta e pode persistir um tanto elevado quando a febre cessa.
3) Suores noturnos: Encharcam a roupa do enfermo.
4) Emagrecimento: È intenso. Precede outros sintomas. Acompanha-se por perda de forças
5) Perda do apetite: È um sintoma precoce. Os alimentos gordurosos são os primeiros a serem repelidos. Ás vezes há também náuseas e vômitos
6) Anemia: È comum, mas não constante. Há baixa de hemoglobina.
1.25)Tuberculose crônica fibrocaseosa
Nesta forma há grande tendência, por parte do organismo, para envolver as lesões com tecido fibroso. Com esta tendência para a retração , são freqüentes as complicações cardíacas ( do coração) por dificuldade na pequena circulação , ou seja, a circulação pulmonar .Pode sobrevir , em seguida , à forma anterior de tuberculose, ou começar depois de uma pleurite, ou ser aparentemente primitiva.

1.2.20) Sintomas

São relativamente pouco acentuados. È uma tuberculose de evolução de lenta (dura de 20 a ou mais a-nos)
a) A tosse é amiúde paroxística (ataques bruscos e intensos ).Há dispnéia de esforço ( cansaço ao fazer um esforço ).
b)O escarro é purulento e ás vezes fétido ( quando há dilatação brônquica)
c) Pelo exame comprova-se que a metade está enferma ou retraída de tamanho
ci)
1.27)Complicações

Ao complicar a patologia desenvolve
a) Dilatação brônquica com bronquiectasia ( dilatação dos brônquios )
b)Hipertrofia e depois dilatação do ventrículo direito
c)Hemoptise ( hemorragia das vias respiratórias )
d) Bronquite de repetição
Pode-se por complicações levar a insuficiência cardíaca, outras vezes por extensão da tuberculose.
ou hemoptise intensa. O mais comum é que o paciente sare com o tratamento adequado. (Hammerly, 1971)

1.2.21)Prevenção:

Vacina com BCG. Vacina: BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é uma cepa atenuada de Mycobacterium bovis. Há controvérsia na produção contra a TB pulmonar, os dados referentes a TB pulmonar, os dados referentes a proteção a proteção de recém- nascidos , em relação a meningite tuberculosa , reforçam indicação da vacinação.

1.2.22)Relação da Tuberculose e a AIDS

Percebe-se ao analisar as referências bibliográficas da tuberculose que esta tem uma causa e ela aparece até na ausência do HIV ou quando foi condenada pela AIDS.
Tem que antes de qualquer coisa entrar em contato com o paciente e num paciente suscetível.
As características da suscetibilidade favorecem o seu aparecimento são semelhantes aos HIV.
E a tuberculose apresenta como agente etiológico a Mycobacterium tuberculosis, que é uma bactéria.
Na realidade o HIV não leva favorece um caminho oportuno para o aparecimento da tuberculose.
Abaixando a resistência do Sistema Imunológico, abrindo o caminho oportuno para o aparecimento da tuberculose.
Abaixando a resistência do sistema imunológico, abrindo caminho para penetrar, tendo menos resistência.
O aparecimento da tuberculose, além da presença está intimamente ligado com as condições de vida.
As assinaladas coincidem com as do co-fatores e da AIDS. Percebe-se que há uma relação entre uma e outra. Em conseqüência é comum entre os portadores de HIV/AIDS a tuberculose.
Não é simplesmente a presença do HIV que leva o aparecimento da AIDS, senão todos teriam.
Tem que ficar próximo à bactéria mesmo assim nem todos apresentam. Somados a isso tem que ter as condições que favorecem ao seu aparecimento senão ainda assim não teria a tuberculose
Nos Estados Unidos a tuberculose é uma doença que atinge idosos, urbanos pobres e pessoas com AIDS.
Não é apenas a Aids que contribui outras também como a Diabetes Mellitus, linfoma de Hodgkin. Doença pulmonar crônica, má nutrição , alcoolismo e imunossupressão .
A infecção é diferente da doença.
Quando a presença da bactéria é assintomática, ainda que possa causar derrame pleural ou ficar algum evolutivo é um nódulo fibrocalcificado muito pequeno no local infectado.
Podem permanecer latentes em tais lesões por décadas.
"Quando as defesas do individuo estero-bucais a infecção pode reativar-se para produzir doença comunicável e potencialmente raro á vida" ( Kunar et al ,1999)
A tuberculose é ligada à pobreza, a má nutrição, más condições sócio - econômicas aparecendo mais na África, não em países da Europa Ocidental, quando parece em grupos de imigrantes pobres.
A tuberculose é provocada por um agente infeccioso e cada uma das doenças oportunistas aqui analisadas são de causas infecciosas não foi apenas a deterioração teve que entrar no organismo.

1.3.0)Herpes ? Referências clínicas

As aftas febris se tornam latente após iniciar a primeira infecção como demonstra por volta de 1950 Bunnert, Austrália e Budding nos Estados Unidos .
A forma mais comum da infecção por este vírus é o Herpes simples erupção vesicular na orla muco-cutânea, produzindo infecções necrossantes, em diversos pontos do organismo em torno dos lábios e nariz. Para apresentar o herpes é necessária a presença do agente infectante o vírus não somente o HIV.
O herpes é provocado por um vírus para surgir tem que ter contato, mais tem que ter como característica a queda do fortalecimento do organismo também senão reaparece.

1.3.1) Classificação do Herpes

Os herpes se classificam em VHS-1 é transmitido por secreções orais e provoca lesões orais, faciais e oculares.
E o VHS-2 inclui ulceras genitais e infecção neonatal por herpes.

1.3.2)Etiologia

O vírus do herpes simples é a espécie Herpesvirus hominis pertence á família Herpesviridae , subfamília Alphaherpesvirinae , gênero Simplexvírus .
O herpes é uma lesão cutânea - mucosa provocada pelo vírus Herpes simples: HSV 1 que causa o herpes peribucal e HSV 2, responsável pela herpes genital caracterizada pelas pequenas vesículas transparentes circundadas por uma aréola vermelha , em número variável , mas frequentemente agrupadas e sempre situadas em uma área bem localizada. A proinfecção é frequentemente assintomática, mas pode assumir formas muito marcante, ou mesmo graves: gengivoestomatite aguda, angina herpética, ceratoconjuntivite aguda, rinite herpética,, vulvovaginite , meningite asséptica ,síndrome de Kaposi -Juliusberg .No plano clínico , nas crises habituais , a erupção se dá sob forma de uma ou várias vesículas ( em buquê) que evoluem para a crosta. A pessoa sente picadas ou sensações de queimação. Há uma adenopatia satélite. O herpes desenvolve-se no momento nas fases de fraqueza do organismo: exposição ao sol, fadiga, febre, coriza, emoções e regras.

1.3.3) Características morfológicas

A palavra Herpesvírus significa em grego rastejar.
Apresenta dimensões que variam de 120 mm a 200 mm ou de 1800A de diâmetro, simetria icosaédrica, com 150 hexâmeros e 12 pentâmeros; de 950 a 1050 A de diâmetro uma zona granular circunjacente, a parte central lugar em que está o genoma é formado por DNA de fita dupla de aproximadamente 760 A de diâmetro, um envoltório com projeções curtas e periódicas e está incluída numa capsíde formado por 162 capsomeros (Prismas hexagonais alongados), dispostos segundo um icosaedro capsomeros são prismas ocos , de 12 X 9,5 micrômetros de diâmetro , com um vazio centra de aproximadamente de40 A e apresenta envoltório lipídico(22 % ) derivado da membrana da célula hospedeira e carboidratos(2% ) e pequenas quantidades das poliaminas espermina e espermidina . O vírus do herpes contém 70 % de proteína incluindo quatro glicoproteínas diferentes. Os vibriões maduros, observados no citoplasma das células hospedeiras, estão envolvidos por uma dupla membrana; o seu diâmetro é de 100 a 180 micrômetros. No seu interior tem corpúsculos de inclusões.
O envoltório parece conter tantos componentes da célula hospedeira como componentes virais. Consequentemente, os vírions são vírus de DNA e replicam-se no núcleo da célula.
Produz vesículas tanto em pacientes como em membranas de ovos.
1.3.4) Transmissibilidade do Herpes
O mecanismo mais comum de é o contato íntimo de pessoa para pessoa.
A transmissão se dá pela mucosa da nasofaringe conjuntiva (herpes labial e estomatite) e órgãos genitais, o ou a pele quando têm soluções de continuidade, através de utensílios de comida ou bebida durante um curto período após contaminação. Por ser inaparente é difícil determinar seu período de latência que pode variar de 2 a 12 dias.
Ocasionalmente é encontrado na saliva de pessoas normais, sua propagação de vírus pode continuar durante semanas ou meses.
Raros casos de infecção primária foram relatados em adultos e uma parcela considerável está sujeita o herpes recorrente.
Em muitos casos, a infecção é transmitida pelo contato direto , quando as mães ou enfermeiras prestam os seus cuidados aos recém nascidos , assim como pelo beijo e relações sexuais.

1..3.5) Epidemiologia

É amplamente espalhado na espécie humana, mais de 60 % de indivíduos com mais de seis anos foram infectados. Não sendo o HIV responsável pelo seu disseminamento.
Nas pessoas que apresentam herpes 90% são infecções inaparentes.

1.3.6) Reprodução

Uma característica desse grupo o fato dos vírus se multiplicarem no interior das células hospedeiras, produzindo alterações por vezes visíveis, tais como as inclusões eosinófilas intranucleares.
1.3.7)Patogenia

A principal característica é a propensão para persistir num estado quiescente ou latente no homem, com recorrência de atividade em tempos irregular.
São extremamente freqüentes as infecções pelo vírus do herpes, e muito diversas as suas manifestações clínicas.
A doença reveste de duas formas: 1)infecção primária, nos indivíduos que não possuem quaisquer anticorpos circulantes e toma a forma de reações locais inflamatórias, agudas, que aparecem após um período de incubação de quatro a sete dias. ( 10 a 15% dos casos é inaparente)
As infecções primárias são freqüentes nas primeiras fases da vida 6 a 18 meses de idade, provavelmente logo que a criança perde os anticorpos de origem materna.
a) Estomatite aftosa ou gengivo-estomatite herpética aguda, que constitui o tipo mais comum de infecção primária e ataca, sobretudo as crianças de 1 a 3 anos. Caracteriza-se por um estado febril, com tumefação e rubefação das gengivas, assim como erupção vesicular da mucosa bucal. É muito freqüente a linfadenopatia submaxilar e cervical.
b) Herpes genital podem ocorrer lesões herpéticas típicas como infecção primária dos órgãos genitais. Na latência origina-se por vezes uma erupção grave do queixo ou a vulvovaginite. A infecção em alguns casos é transmitida por via sexual.
c) Eczema herpético ( ou erupção variceliforme de Kaposi).É uma manifestação da infecção primária pelo vírus herpético, num doente já atacado por eczema .Caracteriza-se por vesículas disseminadas sobre a pele eczematosa , e é muito grave , especialmente em crianças com idade inferior a 1 ano.
A meningo - encefalite reveste uma forma benigna de meningite asséptica ou de encefalite grave, com lesões destrutivas que afetam as células nervosas dos gânglios, sobretudo no córtex cerebral. A última forma é a mais comum, quando a infecção primária ataca os jovens. O vírus encontra-se no líquido céfalo-raquídeo.
O Herpes disseminado é uma forma fatal da doença, que ocorre, sobretudo, nas crianças prematuras. Manifesta-se por febre elevada, icterícia e encefalite.
2) Infecção Recorrente localizada, nos indivíduos parcialmente imunizados, a forma mais usual é o Herpes simplex (Herpes labialis ou Herpes febrilis)
Ao completarem seu desenvolvimento, as vesículas de parede fina, agrupam-se sobre uma parede eritematosa; transformam-se depois em pústulas, formam-se crosta e desaparecem sem deixar cicatriz.
Depois da cura a infecção permanece em estado latente durante longos períodos voltam a surgir precisamente no mesmo local, a intervalos freqüentes.
A causa parece ser por estímulos não específicos, tais como o frio, exposição ao sol, menstruação, diversas infecções por vírus ou bactérias por exemplo a pneumonia lobar. O portador transmite o vírus a outros indivíduos
A infecção inicial ocorre por meio de uma lesão na mucosa (por exemplo, nos olhos, boca, garganta, genitais) ou na pele. Desse foco o vírus se propaga aos linfonodos regionais onde se multiplicam novamente.
Raras complicações que incluem infecções neonatais generalizada, meningoencefalite (em geral em adultos), eczema herpético.
1.2.7) Quimioterapia
Não tem cura.

1.3.9) Candidíase-Referências clínicas

No homem Cândida Albicans é a espécie patogênica do gênero Cândida.
Produz infecções na pele (Candidíase cutânea) e das mucosas ( boca e vagina ), assim como infecções bronco pulmonares, infecções intestinais secundárias e, embora menos frequentemente , septicemia e infecções profundas, tais como a meningite , endocardite e pielonefrite .

1.4.0) A Candidíase

È uma doença oportunistas são infecções cosmopolitas causadas pela Cândida albicans (antigamente reconhecida no passado Monilia albicans ) é uma levedura habitualmente saprófita do tubo digestivo humano ( 25% das pessoas sadias são portadoras ) , assim como vias genitais femininas. Ela pode tornar-se patológica quando prolifera anormalmente, principalmente em caso de baixa das defesas imunitárias, mas em outros indivíduos de baixa virulência.
È uma doença oportunista não apenas por causa da Aids, mas por outras doenças que também abaixam a imunidade como velhice, gravidez, prematuridade, entre outros ;fatores extrínsecos , como antibioterapia, corticoidoterapia,antiblásticos, cirurgia de transplantes , ambientes , Diabetes Mellitus ,leucemia,anemia por carência de ferro,debilidade congênita ,senilidade,alcoolismo, toxicomania,terapêutica pelos antibióticos ou antibióticos se tornando invasivas com variedades de lesões agudas ou crônicas ,localizadas ou amplamente disseminadas.
"Vários fungos não são patogênicos para pessoas sadias, mas podem comportar-se como patogênicos virulentos em pessoas que estão sofrendo de várias perturbações ( por exemplo linfomas malignos , diabetes grave, e nas pessoas intensamente tratadas com antibióticos de amplo expectro ou com alguns imunossupressores " (McCarty, 1979) .
A Candidíase na presença de HIV indica que o organismo está debilitado pelo HIV + co-fatores.

1.4.1) Epidemiologia

A distribuição das leveduras do gênero Candida é muito ampla no meio ambiente, fazendo parte da microbiota normal ou participando de algumas patologias. Portanto percebe-se que não é o HIV que leva o aparecimento desta doença mas a baixa imunidade que leva desenvolver essa doença que antes talvez havia no próprio individuo ou ao seu redor , então não é exatamente o HIV mas a baixa imunidade. Não apenas a candidíase, mas as outras doenças oportunistas.
Atingem os indivíduos de ambos os sexos, de todas as faixas etárias e raças.

1.4.2) Etiologia

A Candidíase é provocada pelos fungos do gênero Candida, o agente mais comum é a Candida Albicans como Candida glabrata, Candida Krussei, Candida parapsilopis, Candida Kefyr, Candida guilliermondii, Candida lusitanae.

1.4.3) Patogenia:

A Candida Albicans é a espécie importante do gênero Candida estão presentes nas mucosas normais da boca , da vagina e do trato intestinal.
A infecção da pele é provocada pela exposição prolongada á umidade, , e as lesões , caracterizadas por eritema , exsudação e descamação , estão geralmente umedecidas ( candidíase intertriginosa ), tais como axilas ,região da virilha ,região inframamária, pregas interdigitais ,umbigo , região glútea , queixo dos lactente etc; a candidíase cutânea é também freqüente nos indivíduos obrigados a freqüentes imersões na água , a infecção por vezes instala-se na unhas e conduz a paroníquia e ooniqua crônica .
A Candidíase da mucosa oral, também chamada de estomatite cremosa ou sapinho, caracteriza pelo aparecimento de placas brancas, isoladas ou confluentes, aderentes à mucosa, com aspecto membranoso, ás vezes rodeadas por halo erimatoso. Essa forma é indicativa de Aids em pacientes pertencentes de maior risco, em pacientes gravemente enfermos provocados por outras patologias.
A estomatite por Candidíase é, sobretudo por freqüentes nos lactentes, com manchas brancas, cremosas (aftas) sobre a mucosa inflamada, vermelha, da boca, garganta e língua. Também nos adultos os germes podem provocar lesões na boca, em conseqüências da dentadura postiça ou quilinite angular.
A descoberta da Candida nas fezes durante um exame coprológico é freqüente, embora a candidíase intestinal verdadeira ou sapinho, apresentam-se sob forma de pequenos exsudatos brancos cremosos, sobre a língua ou a mucosa da bochecha. A boqueira (pequenas ulcerações situadas nas comissuras dos lábios ) é frequentemente de natureza da candidíase , ela é eritematosa ou hiper queratósica .Pode -se ver também uma esofagite , uma colite , anite. A candidíase vulvovaginal tem os seguintes sintomas: vermelhidão das mucosas, prurido, leucorréias espessas, tipo requeijão, e dispareunia. Tem mais alta freqüência no caso de Diabetes Mellitus, a vulvovaginite por Candida ocorre normalmente na gravidez e cura logo após o parto. A balinite é menos frequente, mas pode ser observado no homem diabético nível cutâneo a levedura provoca a intertrigem sob formas de placa erimatosas e transudativas de tamanho variáveis.
Nas unhas pode-se ver uma oniquia ou uma perioníquia por Candida sob forma de inchaço e doloroso em torno da unha, que pode tornar-se purulento. Pode-se observar igualmente uma infecção subungueal por Candida, por deslocamento de distal e oniclose.
A Candidíase bronquial e pulmonar caracteriza-se por expectorarão mucóide, gelatinosa. Deve-se notar-se, porém um comensal frequente do trato respiratório superior, como agente da causa da infecção secundária, em caso de tuberculose comum, carcinoma dos brônquios e bronquiectasia, assim como germe na expectorarão não indica necessariamente que seja esta a causa da enfermidade .A Candidíase ,bronco pulmonar, oral, vaginal ,intestinal e septicêmica,é muitas vezes em conseqüências do tratamento de outras infecções como bronquite crônica por antibióticos de largo espectro; a eliminação da flora comensal normal das mucosas, por estes antibióticos, é responsável pelo menos em parte pela facilidade por infecção por Candidíase.

1.4.4) Tratamento terapêutico

Antibióticos poliênicos são eficazes a nistanina em geral é aplicada localmente, em lesões acessíveis e a anfotericina B é administrada por via oral no tratamento das graves infecções virais.
Apresentam resistência a muitos antibióticos, mas são sensíveis a Nistanina, elaborados pela Streptomyces noursei. A administração é em geral por comprimidos, nas infecções bucais e intestinais, assim como pomadas nas lesões de pele.
Nistadina, anfotericina B, pimaricina, e imidazólicos como itraconazol e fluconazol, por via oral ; violeta de genciana e ácido bórico têm sido empregados , dependendo da escolha , da forma clínica da micose e do estado geral do paciente.

14.5) Fatores de virulência

No caso da Candida Albicans podem-se destacar o dimorfismo (Variação de antígeno da parede); adesinas, produção de enzimas (proteinase s e fosfolipases) e switching (variações fenotípicas e as toxinas ainda estão em estudo como a Candida - toxinas).

1.4.6)Características morfológicas

É dimórfica, na superfície de um meio rico de Agar cresce sob a forma de leveduriformes ovais, porém mais profundamente no meio são encontrados hifas e ambas as formas são caracteristicamente nos tecidos infectados e na maioria das culturas.
Algumas hifas, as pseudo-hifas, apresentam constrições repetidas.
Apresentam o aspecto de uma levedura, com células ovais ou esféricas (blastóporos), é um saprófita de 2,5 ? 4 micrômetros de diâmetro, que se reproduzem por gemulação , e o de um pseudo-micélio, de células filamentosas ramificadas que se dividem por constrição e dão por constrição e dão origem as células de levedura, por gemulação ao nível das constrições .Ambas as formas paredes finas , são Gram- positivas e não capsuladas; algumas das células de levedura dilatam-se, formam paredes espessas e tornam-se equivalentes a clamidósporos de 7 a 17 micrômetros de diâmetro; nunca a formação de ascósporos .A abundância de substâncias nutritivas facilmente assimiláveis e aerificação suficiente estimulam o desenvolvimento das formas de levedura , ao passo que, nos meios pobres , mal aerificados ( como acontece nas culturas abaixo da superfície da gelose ou dos meios líquidos ) se desenvolve a preferência , o micélio , com formação de clamidósporos. Nos organismo, observam-se que em geral, as duas formas de proliferação.

1.4.7) Transmissibilidade

A origem é endógena se localiza na boca, no nariz, garganta, intestino, vagina e pele.
Crianças não alimentadas pelo leite materno têm mais facilidade de contrair a doença.
A Candidíase encontra-se nas roupas de cama dos doentes e no ar, e é disseminada por contato direto e pelas poeiras.
A transmissão na hora do parto da mãe para o bebê é uma das poucas ocasiões que é transmitida.
"Em geral, contudo a candidíase é causada por uma suscetibilidade a um membro da flora humana normal" (McCarthy, 1974)

1.5.0) Referências clinicas do Sarcoma Kaposi

È uma lesão multifatorial generalizante, sugere que ela tem uma lesão com a perda da imunidade, a partir da derme. A célula originária é motivo de controversa,
Apenas excepcionalmente é causa de morte.
Começa com módulos púrpuros ou marrons dolorosos na pele com diâmetro variável de um mm a um cm.

1.5.1)Epidemiologia

O Sarcoma Kaposi (SK) anteriormente ao aparecimento do HIV/AIDS, era um tumor cutâneo raro que afetava principalmente crianças negras do Sul da África, observe que é uma região de má nutrição que ajuda a diminuir a resistência e anciãos da raça branca, apresentam por causa da idade queda na resistência.
O período médio de vida é mais de15 anos. Nos portadores de SK
A) Pacientes idosos com mais de 65 anos a maioria com ancestrais da região mediterrânea È multifatorial nas extremidades inferiores e afetam as mãos e nariz. Atinge 10 a 15 vezes mais homens do que mulheres.
B) Crianças negras da África: afetam os gânglios linfáticos. É generalizante e agressiva.
C) Em pacientes com AIDS: maioria homens na terceira e quarta década de vida, enfermidade muito diminuída e agressiva, geralmente letal. É comum a afetação cutânea generalizante, a linfadenopatia.
generalizada , afetação visceral e gastrointestinal.
D) Transplantados renais

1.5.2) Genética
Fatores prévios: exposição a radiação Ultravioleta e produtos químicos , como herbicidas e asbesto.

1. 5.3) A relação entre o HIV/AIDS e o Sarcoma Kaposi

Aparecem em grupos que debilitaram o sistema imunológico mesmo na ausência do HIV, então a sua ocorrência está mais ligada a sua deterioração do que na presença do HIV.

1.54) A relação entre estes
1.55)
HHV8 é o herpesvirus associado ao SK

1.6.0)Referências clínicas: da Pneumocistose

È um microorganismo unicelular cuja posição sistemática permanece incerta, são parasitas oportunistas, isto é, cuja presença só se faz notar quando o hospedeiro venha a sofrer de uma imunodepressão de qualquer natureza, tornando-se então muito virulentos. Causa um tipo de pneumonia intersticial plasmocelular. A sua importância começou ocorrer desde 1981, ao ser constatado sua associação com a AIDS.

1. 6.1)Classificação
A posição sistemática permanece incerta alguns pesquisadores os classificam como coccídeos e o incluem entre os haplosporídios, mas outros o colocam com os fungos em vista de suas características de seu material genético.

1.6.2)Características

Os trozoístas apresentam-se como pequenos corpos arredondados unicelulares, envolvidos por uma membrana que mede de 7 a 10 micrômetros de diâmetro e da qual ficam separados por um espaço mucoso. No interior dessa membrana, que se espessa para constituir uma parede cistica, o parasito multiplica-se por divisão binária , seja por esquizogônica , dando em resultado a formação de cistos com 8 núcleos e, depois, com 8 células de tamanho igual aos trofozoítas.

1.6.3) Causas da parasitose

As causas são a AIDS, tornando-se particularmente agressivo tratamento anticancerosos, imunossupressores ou de transplantes e mal - nutridas.
1.6.4) Tratamento
Antibiótico e corticosteróide são contra ? indicados para o tratamento, à medicação especifica é o trimetoprim-sulfametoxazol, o pentamida é uma droga alternativa.
Outro fármaco de isotinato de pentamina, clindamicina, primaquina, trimetroprim, sulfametoxazol e o cotrimoxazola, Gasometria (hipoxemia), DHL,
Os trofozoítas apresentam-se como pequenos corpos arredondados unicelulares,

1. 6.5)A transmissão
2.
A transmissão ocorre por inalação de esporos pelas gotículas de saliva.

1.6.6)Diagnóstico

É o encontro dos parasitas no escarro, em lavabo brônquico ou biópsia , retirada do fragmento do parênquima pulmonar.

1.6.6)Sintomas

"Clinicamente a doença manifestam-se depois de um período de incubação de um a dois meses. A sintomatologia aparece em geral bruscamente , com febre pouco elevada ou sem elevada ou sem ela, anorexia e, muitas vezes , dor torácica ou abdominal . A evolução é aguda ou subaguda , surgindo então tosse, dispnéia e cianose crescentes. A dificuldade respiratória torna o paciente é ansioso e taquipnéico(isto é , com freqüência respiratória elevada ).O exame tórax revela a existência de estertores e, nos casos mais avançados , sinais de consolidação( maciez à percussão ). Evidentemente , os sinais e os sintomas decorrentes das doenças ou condições que predispuseram o paciente à pneumocistose somam-se desta e complicam o quadro clínico . A morte pode sobreviver em poucas semanas". (Rey, 2002)
Sibilos, fadiga, dispnéia (cansaço), perda de apetite.

1.6.7)Prevenção
Alimentar-se corretamente

1.6.8) A relação da AIDS e a pneumocistose
Como é a doença oportunista aparece nos portadores de HIV pela oportunidade oferecida pela deterioração do sistema imunológico é a mais comum que ocorre no sistema respiratório,
As doenças oportunistas existem complicadores em si mesmos que contribuem para a piora da aids como perda de peso que diminui a resistência a infecções e ao próprio HIV. O médico percebe pela presença e tosse seca em pacientes com AIDS. Sem tratamento 85 % dos pacientes a desenvolveriam. Foi uma das maiores causadoras de morte em pacientes de AIDS.
Pacientes que apresentam CD4 < 300 deve insistir para fazer exame com mesmo na ausência de sintomas.



2)O Objetivo:

O vírus ataca o sistema de defesa tornando as células de defesa presas mais fáceis já que a célula T que é a responsável pela defesa do organismo humano, mas desenvolverá esta ou aquela doença dependendo das condições que envolvem o portador. No outro trabalho desenvolvido pela pesquisadora procurou provar que as condições adversas levam o desenvolvimento do HIV da fase assintomática para a sintomáti-ca, isso explicaria a diferença de tempo entre uma pessoa e outra para o seu desenvolvimento.
Se isso é a hipótese correta para esse fato como procurou ser demonstrado e comprovado nesse trabalho procura que é tão verdadeiro que de acordo com o meio que o portador vive desenvolverá esta ou aquela doença.
3)Justificativa
O HIV/AIDS é um vírus e ataca as células T do sistema de defesa humano e é acusado de ser o responsável de sozinho de detonar este, levando com o tempo a desenvolver diversas doenças oportunistas que acabam levando o paciente á óbito.
O que despertou o interesse para o desenvolvimento dessa pesquisa foi como tendo como causa uma única variável como muitos acreditam a presença ou ausência do vírus HIV/AIDS que leva o desenvolvimento dessas doenças oportunistas porque apresenta uma fase variável entre a fase assintomática e sintomática estima-se que sete anos após a infecção pelo HIV estima-se que 1/3 são assintomáticas, 1/3 em estado de ARC (AIDS related complex), 1/3 em fase de doença. A gravidade vem das infecções oportunistas, das doenças neurológicas e dos tumores malignos associados.
Como consegue como conseqüências apresentar doenças tão distintas como Candidíase (de origem fúngica), Sarcoma Kaposi (uma alteração de tecido epitelial), Herpes (por causa de um vírus) e a tuberculose (por causa de uma bactéria).
O vírus ataca o sistema de defesa tornando as células de defesa presas mais fáceis já que a célula T que é a responsável pela defesa do organismo humano, mas desenvolverá esta ou aquela doença dependendo das condições que envolvem o portador.

Matérias e Métodos:

4.1) Tipo de pesquisa

Para compreender o conhecimento direto da realidade decorre do esforço que o sujeito do conhecimento faz para obter um entendimento da mesma. Para tanto, ele deverá assumir uma posição crítica durante todo o processo.
Para a produção do conhecimento da realidade, a primeira posição a ser assumida pelo sujeito é uma crítica dos próprios fenômenos da realidade a ser investigada. Ou seja, em princípio, importa que o investigador tenha claro que a realidade não dá a conhecer imediata e facilmente. Ela tem subterfúgios e manifesta suas aparências, mas não sua essência.
Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) fazia a analise de todos os livros importantes que lia e copiava longos trechos. A filosofia procura ver uma unidade na diversidade segundo Hegel, seguindo as trilhas desse filosofo alemão à pesquisadora recolheu diversas áreas do conhecimento que versavam sobre o HIV/AIDS e as doenças oportunistas e procurando unir numa única teoria para explicar os fenômenos observados.
Assim dividiu o tema do HIV e AIDS para melhor compreendê-lo, seguindo os ideais de René Descartes,
O pensador do início da Idade Moderna, Francis Bacon (1561-1626), que é reconhecido como o pai do experimentalismo moderno, descreveu o método empírico-indutivo, que tinha por objetivo, após a observação exaustiva dos fenômenos, extraírem as leis e princípios que podem governar o Vírus HIV. Assim deve realizar experimentos para obter conclusões gerais, que tem de ser testadas em outros experimentos para obter deles conclusões gerais, que tem de ser testadas por outros experimentos para validar uma hipótese.
O caminho trilhado nessa pesquisa de demonstrar que a hipótese de que as condições adversas levam ao desenvolvimento da AIDS e em conseqüências o aparecimento das doenças oportunistas.
''... a postura científica não é algo de apenas alguns eleitos , podendo ser exercida em qualquer campo de metodologia Científica é muito mais do que algumas regras de como fazer uma pesquisa. Ela auxilia a refletir e propicia um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso, indagador e criativo. "(op cit, 1997)".
...''olhar científico'' e mostrar que a pesquisa não se reduz a certos procedimentos metodológicos. A pesquisa científica exige criatividade, disciplina, organização e modéstia, baseando-se no confronto permanente entre o possível e o impossível, entre o conhecimento e a ignorância. ''(op cit, 1997)
''Nenhuma pesquisa é totalmente controlável, com início, meio e fim previsíveis. A pesquisa é um processo em que é impossível prever todas as etapas. O pesquisador está sempre em estado de tensão porque sabe que seu conhecimento é parcial e o limitado ''possível'' para ele. ''(op cit, 1997).
Colocando em relevância nessa pesquisa o aprofundamento das causas que levariam o parecimento da fase sintomática em portadores de HIV decidiram fazer um aprofundamento do grupo social os portadores de HIV e das doenças oportunistas analisadas, de uma instituição o CADIP em Fernandópolis comparando com os dados epidemiológicos e indicadores socias do Brasil e mundo e da própria cidade.
Baseando-se em Immauel Kant em que a razão pura deve indicar o conhecimento que não vem através dos nossos sentidos, mas é independente de toda a experiência sensorial; conhecimento que nos pertence graças á inerente natureza e estrutura da mente assim é a razão.
Assim ao analisar a melhor quantidade de entrevistados conseguida procurará realizar da melhor forma possível e aprofundamento.
"A pesquisa qualitativa tem suas raízes na Grécia Antiga..." Heródoto, que descrevendo a guerra Pérsia e a Grécia, se dedicou a esboçar os costumes, as vestimentas, as armas, os tabus alimentares e as cerimônias religiosas dos persas e povos circunvizinhos "(op cit, 1997)".
O filosofo alemão Wilhelm Dilthey (1833-1911), por meio de dois conceitos relevantes, que busca generalizações e a descoberta de regularidades, do das ciências sociais vê, que visa á compreensão interpretativa das experiências dos indivíduos dentro do contexto em que foram vivenciadas.
Sidérico Lee Plana contemporâneo de Comte, a sua obra em La Reforme Social em Frances em 1864, expõe o método das monografias, que se caracteriza pela observação direta da sociedade, ao analisar as condições como afetam o aparecimento das doenças oportunistas.
"A fenomenologia do filosofo alemão Edmund Russell (1859-1938), que faz uma crítica objetivismo da ciência" Proceder a uma análise fenomenológica é substituir as construções explicativas pela descrição do que se passa efetivamente do ponto de vista daquele em que vive a situação concreta. A fenomenologia como esse trabalho quer atingir a essência dos fenômenos, ultrapassando suas aparências imediatas.
Será realizado um estudo do caso na qual se faz uma analise detalhada de um caso individual que
explica a dinâmica e a patologia do HIV/ AIDS , relacionada a tuberculose.( op cit,1997).
Para compreender como HIV leva ao desenvolvimento dos sintomas se antes não havia o relaciona com o contexto do paciente está inserido, e como irá desenvolver as doenças oportunistas que não são fixas, mas variáveis de pessoa para pessoa depende do meio em que o portador vive e a maneira como o HIV reagir a esse meio e o sistema debilitado por essa doença e por outras circunstâncias como o uso de drogas (maconha e álcool), uso indiscriminado de fármacos, sedentarismo e outras.
Na pesquisa baseando nas idéias de René Descartes se dividiu em menores partes o vírus e como desenvolve a doença, nessa etapa se detém como o vírus HIV leva ao aparecimento de doenças oportunistas como a tuberculose e não outras doenças e de causas tão distintas e de causas tão diversas como herpes (origem viral), Sarcoma Kaposi (tumor epitelial), e a candidíase (causa fúngica) se todos têm aparentemente a mesma causa para desenvolvê-las que o vírus HIV.
Isaac Newton (1642-1727) sintetizou a idéia de Bacon e de Descartes colocou em relevo que tanto a interpretação racional quanto a dedução sem a evidencia experimental poderiam produzir teorias inconsistentes por isso aqui nessa pesquisa procura reunir as premissas aliada com analise epidemiológica como comprovação experimental.
"A observação direta apresenta a vantagem de permitir um acompanhamento mais prolongado e minucioso das situações. Essa técnica, complementada pelas técnicas de entrevista em profundidade, revela o significado daquelas situações para os indivíduos, que sempre é mais amplo do que aquilo que parece num questionário padronizado" (op cit, 1997).
Analisa-se a tuberculose como base o recurso do método comparativo, que pensa relacionalmente um caso particular constituído em caso particular do possível.
Por meio "da observação participante , por um longo período do tempo , o pesquisador coleta dados através de uma participação da vida cotidiana do grupo ou da organização que estuda, observa as pessoas para ver como se comportam, conversa para descobrir as interpretações que têm sobre situações que observou, podendo comparar e interpretar as respostas dadas em diferentes situações" (op cit, 1997).
"Não tomar o particular pelo universal, mas sim procurar no particular o universal. Ou seja, em cada objeto a ser estudado, importa descobrir as características universais. Não são caracteres individuais da personalidade de Pedro que definem o ser humano, mas certamente manifestarem-se características das classes trabalhadoras se manifestam em qualquer trabalhador. A identificação desses elementos universais é necessária para a contribuição de uma compreensão direta da realidade "(Duckeélia, 1990).
"Não é devido ao fato de alguma coisa ter sido escrita e publicada é verdadeira (...)". Um conhecimento é verdadeiro quando de forma universal explica os nexos lógicos que estamos querendo entender (op cit, 1990). Por isso ao procurar desenvolver a hipótese procurou explicar o maior número de fenômenos inexplicáveis do HIV harmonicamente com o que já é aceito pela comunidade cientifica, mas com uma proposta diferente do surgimento das doenças oportunistas.
Análise de vários livros da literatura cientifica para relacionar as causas comuns em doenças oportunistas aparentemtente de causas diversas.
Pois foram escolhidas com cuidadada uma fungica (Candidida Albicans), tumor ( Sarcoma Kaposi),vírus (Herpes) e bactéria (M.tuberculosis).

Conclusão:

Entretanto em pessoas que não tem HIV/AIDS é possível encontrar as mesmas desde que apresentam as causas que possibilitem seu aparecimento.
Algumas das doenças oportunistas apresentam freqüência elevada em todas as regiões do globo, enquanto outras têm características regionais.
No mundo as mais comuns são a Candidíase, pneumocistose pulmonar, toxoplasmose cerebral.
A tuberculose ocorre em diversos países do mundo.
Em freqüência elevada tem o herpes - simples, o Sarcoma Kaposi, a criptocose extrapulmonar e citomegalovírus.
Nos cinco continentes a Aids é diferente, na África a doença oportunista predominante é a TB, nos EUA é O SK, no Brasil pneumocistose.
Existe uma razão observadas para as diferenças entre os portadores, que a ciência desconhece e aqui procura disuctí-la.
Existe uma relação entre o aparecimento das doenças oportunistas e a iniqüidade social.
O HIV seria somente uma das causas da imunossupressão.
Por exemplo, se usar o tratamento HAART ocorre uma redução das doenças oportunistas, como o que ocorreu no Brasil com oferecimento pelo SUS do tratamento.
Apresenta casos que com uma boa alimentação e plantas medicinais a doença desapareceu.
A doença pode separar em duas categorias, os que têm HIV e os que têm AIDS.
Apresentam características comuns que levam a um estado de depressão do sistema de defesa que leva ao desenvolvimento da baixa resistência, e morrendo por causa do desenvolvimento das doenças oportunistas.
Essas doenças oportunistas surgem por causa da oportunidade que a decadência do sistema de defesa oferece para o surgimento dessas doenças.
São os vários co-fatores do HIV/AIDS e muitos desses são semelhante às causas das doenças oportunistas o que contribuem para o desenvolvimento das mesmas.
O sistema de defesa é o local que controla as defesas do organismo contra as infecções. Infelizmente é o meio em que o HIV vive. Invadindo as células T e após reproduzir leva a lise celular, levando a diminuição da contagem das células t no sangue, o que caracteriza a AIDS.
Infelizmente é o meio que o HIV vive. Invadindo as células T e após reproduzir leva a lise celular , levando a diminuição da contagem das células T no sangue , o que caracteriza a AIDS.
Não há como renegar o papel pertinente do Vírus da Imunodeficiência Humana na decadência das células.
Mas não é a única responsável pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, vários co-fatores somados contribuem dependendo da pessoa de acordo com as condições que vivem.
Há vários argumentos favoráveis a isso como já escrito pela pesquisadora, por exemplo, prostitutas tem maior número de HIV, pois alem da promiscuidade por serem mulheres tem mais superfície de contato pela secreção vaginal do que sêmem.
Existem diferenças regionais das doenças oportunistas apresentadas de acordo com as condições de vida que acabam desenvolvendo as doenças oportunistas.
Os pacientes apresentam muitas vezes mais de uma doença oportunista que acabam por se relacionarem entre si complicando o quadro clinico.




HIV Tuberculose Sarkoma Kaposi Candídiase Pneumocistose Herpes
Diabetes Mellitus X
Linfoma de Hoodgkin X
Idosos x X x x x
Urbanos Pobres x X
Doença pulmonar crônica X
Má nutrição x X x x
Alcoolismo x X x
Imunossupressão x X x x x
Transplantes de órgãos ou medula óssea x
Usuário de drogas x X x X x x
Gravidez x x
Antioterapia x X x x x x
Corticoidoterapia x X
Debilidade congênita x x

Antibiótivos
x x x x
Péssima situação habitacional x X x x x
Desigualdade na distribuição de renda

x
X x x x x
Atividades físicas x

X x x x x
Drogas x X x x x x


Regra X x
Sol

x X x x x
Antibiótico

x
Corticosteróides
x
Drogas e irrradiação
x x

Falta de higiene

X


Quadro Dois : A relação entre cinco doenças oportunistas analisadas

Entre os pacientes com essas doenças têm muitos traços em comum, sendo o HIV /AIDS uma delas, pois mesmo na ausência deste essas doenças aparecem.
São doenças de provocadas por agentes etiológicos distintos como protozoário (Pneumocystis carinii), bactéria (M.tuberculosis), vírus (Herpes), necessários para o desenvolvimento do mesmo e outra sendo uma neoplasia. Foram escolhidas por ser de causas distintas e comuns em regiões do globo diferentes.
Essa variância em torno de regiões pode ter várias explicações uma delas que mesmo na presença do HIV se não encontrar em contato com o parasito não o apresentaria e a presença de outras causas .
Existem portadores dessas doenças que não apresentam HIV/AIDS, pois apresentam 25 distúrbios que caracterizam a AIDS, mas não apresentam os anticorpos detectáveis pelo exame Elisa(Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) ou PCR(Polymerase Chain Reaction ) que atestaria a presença do agente infeccioso.
O pesquisador francês Jean Luc de Montagnier, recebedor do Prêmio Nobel de Medicina pela notável descoberta do vírus da AIDS, acredita que existem outros co-fatores que ajudaria a desencadear a AIDS ou seja o aparecimento das doenças oportunistas.
É muito importante se fosse resolvido essa incógnita pois sabendo o que fazem esses pacientes resistirem mais a essa doença poderia ser utilizado em todos os portadores dessa infecção para prolongar a sua expectativa de vida .

Conclusão:
Não é necessária a sua presença para seu desenvolvimento bastando algumas condições que poderia falar como co-fatores que poderia ser os mesmos de Luc de Montagnier
E a presença de agente etiológico dependo da doença

Referências Bibliográficas:
http://www.aids.gov.br/pagina/infeccoes-oportunistas Acessado no dia <18/11/2010>
http://super.abril.com.br/saude/aids-hoje-440362.shtml Acessado no dia <28/10/2010>
http://super.abril.com.br/saude/aids-hoje-440362.shtml Acessado no dia <28/10/2010>