Você conhece os principais problemas de saúde que mais acometem os brasileiros? De acordo com a Omint, que pesquisou com 15 mil profissionais de saúde, o topo da lista fica com problemas respiratórios alérgicos, como a rinite.

A causa mais comum pode ser o ambiente de trabalho, com ar condicionado ligado o dia inteiro. Muitas vezes, o equipamento não é limpo com frequência, o que favorece o acúmulo de bactérias e fungos, aumento as reações alérgicas.

A alergia de pele e a dor no pescoço seguem em segundo e terceiro lugar na lista dos problemas de saúde mais comuns no Brasil.

Outro dado apontado pelo estudo é que o estresse e a ansiedade são bastante preocupantes. O excesso de peso também preocupa especialistas. Desses problemas, o que mais cresce é a ansiedade ligada ao estresse.

Conclusão

Essa pesquisa deixa especialistas alertas para a importância da prevenção de problemas de saúde. Muitas vezes, pessoas que não possuem convenios medicos acabam relaxando com a saúde, pelo fato de ser muito difícil marcar consulta médica sem ter planos de saúde – as enormes filas do Sistema Único de Saúde desanimam qualquer cidadão.

Vale lembrar, porém, que é imprescindível fazer a prevenção de doenças, com exames periódicos. Pelo menos, uma vez ao mês, é importante procurar um médico para fazer um check up. A especialidade pode ser: ginecologista, endocrinologista ou cardiologista.

Idosos devem ir semestralmente ao geriatra. Ele é um clínico geral especializado na terceira idade, acostumado com os problemas de saúde mais frequentes nessa faixa etária.

Já as crianças também precisam fazer a parte preventiva de doenças, tomando as vacinas, que são obrigatórias, e indo ao pediatra a cada seis meses. Os bebês, nessas consultas, são pesados e examinados minuciosamente, para análise de ganho de peso, altura e desenvolvimento motor e psicológico.