As dinâmicas do ensino de história

Valorizar da historia do negro no Brasil

Acadêmico: Ana Paula Oliveira dos Santos

Orientador: Cezar Augusto

Centro universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Curso: licenciatura em historia (HID0230) – Estágio

Data: 20/05/2013

Resumo

A importância de se trabalhar em sala de aula o estudo do povo africano no Brasil devido ao fato da construção do povo Brasileiro que trata da miscigenação deste mesmo povo e que resgata a sua origem e cultura. Trata de um tema muito complexo, das culturas de raízes, ao estabelecer essas diretrizes fica claro que não há total compreensão da origem dessa etnia. Tratar de um assunto delicado e que é alvo de preconceitos que se arrasta por séculos. Por isso é muito difícil se falar nesse assunto sem aborda inúmeras questões para que haja a compreensão total e abrangente sobre ha historia real dos negros. O objetivo da pratica prática era passar o tema de uma forma em que se quebram tabus e antigos preconceitos em que os alunos tivessem um novo olhar sobre a cultura que compõe nosso país. Passar todo esse conhecimento ao educados de uma forma que aja compreensão completa e como realmente são, pois, dessa forma que o estagiário verá qual o verdadeiro sentido de uma realidade profissional que o espera.

 

Palavra chave: afro descendente, compreender, cultura. 

Introdução

Trabalhar no estagio com a historia do negro no Brasil significa também falar, em diversidade cultural, a diversidade humana que comporta uma ampliação de horizontes tanto para os alunos quanto pra os professores é uma abertura para a consciência de que a realidade em que vivem que é só uma parte de um mundo complexo fascinante e desafiador, no qual o sujeito é definidor de suas relações inter-sociais e interpessoais.

Neste trabalho também trata da integração do aluno (estagiário) com a instituição pesquisada, as dificuldades e desafios encontrados, a escolha do tema a ser tratado em sala de aula e na importância desse mesmo tema para a formação do educados.    

Passar esse tema (a valorização da historia do negro no Brasil) de forma franca e abrangente oferece, também, elementos pra compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significar aderir aos valores do outro, mas, sim respeitá-los como expressão da diversidade.

Então falar na historia do negro no Brasil requer um compromisso com o papel de historiador, e na importância de valorizar e incluir uma etnia que foi empurrada para a marginalização, devido à falta de planejamento depois antes da Lei Áurea, o que deixou os ex-escravos abandonados a própria sorte. Regatar essa valorização é mostra a importância dessa cultura para a formação do Brasil e um reconhecimento por tanto tempo de injustiça e crueldade sofrida pelos negros.                     

Esse trabalho fala do papel do professor: que é incluir, integra forma cidadãos livres de preconceitos e a melhor forma esta no contato com a temática proposta pelo professor.

Plano de aula sobre ha historia do negro

No primeiro momento na chegada na instituição escolhida foram realizadas atividades de observação da escola as salas de aulas a serem trabalhada no estagio e também as estruturas funcionais, os funcionários e todo o sistema da instituição.

No segundo momento foi importante se pensar no plano de aula que levasse em conta toda a necessidade da turma suas carências e dificuldades, para que fosse o mais abrangente possível onde os meios didáticos não esbarrassem na falta de estrutura.                         Para realizar um plano de aula eficiente para uma compreensão foi necessário compreender a realidade da escola, quais os recursos disponíveis para uma a exposição e melhor entendimento da turma. Verificar outras realidades como localização o bairro, as necessidades da comunidade, religião da maioria dos alunos a cultura da região. Depois dessa verificação a instituição, determinar os recursos que despertaram interesse aos educados. Essas matérias têm que ser utilizados para alcançar o objetivo que foi proposto pelo professor (estagiário).    

O contexto a ser aplicado em sala de aula foi proposto pela professora Ana Karla orientadora do estagio. Delimitar o conteúdo da aula aplicada no dia, passo a passo coerente com a carga horária. Para que não haja uma melhor abordagem do assunto proposto. A metodologia é muito particular, varia de acordo com o professor deve variar também de acordo à temática e ritmo da turma.

Um plano de aula que fala sobre a escravidão a vinda dos negros para o Brasil, é tratar de um assunto tradicionalmente falado das três etnias que forma a população brasileira (Claudia Lima 2011). Pensando em uma deficiência sobre a abrangência do assunto no currículo escolar que foi aprovada a lei em 9 de janeiro 2003 a lei 10.639 que alterou o currículo nacional tornando-se obrigatório o ensino da historia da áfrica e a cultura afro descendentes (Diretrizes e bases da educação brasileira). Trata de uma medida reparatória e de inclusão que visa incluir e forma uma sociedade, mas justa com igualdade e oportunidades livres de preconceito segundo (Claudia Lima 2011). Ou seja, a lei depende simultaneamente para contribuir com o fim dos preconceitos raciais e afirmação da identidade e orgulho de origem. Esse foi o objetivo proposto, uma meta a ser atingida que para isso seria necessário, mas aulas ou ate o decorrer do ano letivo pra uma melhor compreensão sobre questões ligadas a intolerância é o que é ser politicamente correto. 

Nossa lei maior da Constituição da republica Federativa do Brasil, possui enquanto pressuposto.

(...) assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a pluralista, e sem preconceito fundada na segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna na harmonia social (...). (BRASIL, 1988 p 1).                                                                                   

                                      

Segundo José de Paula Santos (Artigo de opinião, historia do Brasil 2012), os traços dessa etnia estão em toda parte da nossa sociedade em diversas formas de expressões, na cultura, nas musicas, nas artes, na religião, na culinária em fim em todo nosso modo de vida. Então tudo esse contexto tem que ser inserido em sala de aulas para que o educado possa ter essa percepção para um novo olhar sobre a origem e o respeito pelo a Afra descendência, com isso busca resolver o problema que sempre houve no Brasil de racismo. Assim o plano de aula tem que ser tratado da historia dos negros no Brasil assim como ela é, sem rodeios e sempre levando em conta a questão a evidencia do negro em nossa cultura, como foi à trajetória de deles ate a chegada no Brasil o contexto histórico da escravidão e relacionar com os dias atuais indagando aos alunos como: existe escravidão no Brasil? Os alunos disseram que sim, pois, na região em que vivem os alunos sempre é manchete de trabalho escravo no campo. Devido a essa questão ser tão presente da vivencia dos mesmo que foi pedido a eles fazer uma atividade e relacionar a escravidão sofrida pelos negros e relacionar com há que existe hoje na contemporânea.

Fala dos movimentos abolicionistas e a importância das diversas formas de resistências identificá-las, expor os redutos que escondiam escravos fugitivos os Quilombos seu maior percussor zumbi dos palmares mostra a realidades que vivem os descendentes desses quilombos, percebe que quando os negros chegavam ao nosso país ela trazia com sigo uma cultura e valores de todos os tipos, reconhecerem essa cultura nos dias atuais, mostrar a intolerância das religiões mostrando que esse tipo de visão poder uma ideologia empregada desde a colonização européia, uma visão preconceituosa, ou seja, outra forma empregada pelos colonizadores que existe até hoje.

Segundo os parâmetros curriculares nacionais:

Movimento contra a escravidão, desenvolvidos, desenvolvidos pelos africanos e seus descendentes no cativeiro, como base na preservação da cultura e da identidade, em alternativas de organização sociopolítica como as irmandades, nas celebrações de festas e ritos clandestinos, no desenvolvimento de sincretismo.

     

 Problematizando essas questões com os alunos fazendo com que haja um entendimento por completo como o inicio da vinda dos escravizados de etnia negra no Brasil. Toda essa questão foi trabalhada em sala de aula em três aulas de 50 minutos. Fora realizadas questionário com três perguntas individuais: O que você entende como escravidão? Entre outras questões que levaram em conta se o objetivo foi alcançado se houve a compreensão do assunto proposto.

Instrumentos utilizados

Essa elaboração do plano de aula tem que contar com outras propostas como filmes () que foi acompanho pelos alunos na biblioteca onde há televisor e DVD que vem com uma abordagem nova ainda não utilizada pela escola na turma escolhida, o filme trata do trafico negreiro questões internacionais de divergência de opiniões e também da travessia como era. Assim a um entendimento melhor, pois proporciona aos alunos uma visão literalmente falando, pois aquilo que séculos já se passou de uma maneira pode ser vista através de telas ações e isso faz com aja uma interação melhor. Letras de musicas negro drama (racionais) foi trabalhada em sala de aula foi feita leitura e explicações durante a mesma pra que foram identificados problemas desde a escravidão ate as condições como vivem o afro descendente e todo o preconceito e marginalização que ocorre hoje em dia, para a melhor integração dos alunos na aula proposta. Dessa maneira o educado pode perceber toda a questão da exclusão social que levaram os negros até os morros a marginalização de tudo que é cultural relacionado ao afro descendente na sociedade contemporânea. Verificou-se que esses meio utilizados envolveram os alunos onde eles mesmos disseram que gostaram muito da metodologia utilizada em sala de aula como a letra da musica. 

Em sala de aula foi usada como instrumento de trabalho uma apostilha que foi elaborada pela estagiaria onde foi pesquisada em vários livros e fontes na internet para que se ficasse o, mas clara possível e completa também.

Os alunos foram bem receptíveis com os métodos os instrumentos utilizados, pois eram bem diferentes dos métodos que lhe eram apresentados. Com isso o entrosamento entre professor (estagiário) e aluno foi realizado de uma maneira, mas fácil e rápido. 

Assim o desenvolvimento dos planos de aulas foi introduzido sem muitas dificuldades.

Assuntos abordados

Foram tratados assuntos como já mencionado antes sobre a historia dos africanos no Brasil dominação e resistência um muito abrangente, pois: se trata de uma questão que engloba a construção do próprio país. Então foi levada em questões a importância desse tema para o aprendizado de historia do Brasil.

Em uma aula se 50 minutos foi relevante fala o sistema de colonização dos portugueses que era totalmente exploratório e a necessidade da rapidez de lucros devido à condição financeira de Portugal dai vinda dos negros pra o Brasil o porquê da escravidão a maneira de pensar dos europeus, a idéia de superioridade.

Todo o assunto desse inicio deve ser lembrado para os alunos pra que tenha melhor aprendizado, realizados perguntas sobre o que os educados sabiam sobre a escravidão no Brasil, muitos tinha uma visão superficial sobre o assunto, como relataram “ a escravidão foi um sistema de mão de obra usado pela coroa portuguesa” (aluno ouvido em sala de aula), questionados sobre a importância da formação da cultura afro no Brasil os alunos argumentaram que a dança como o samba e a capoeira, foi perguntado também a sua etnia e verifico a dificuldade de muitos alunos em assumir sua origem afro. Daí a necessidade de se fazer um trabalho que resgatasse essa valorização, segundo Santos (2002 p10) um legado que desconhece a si e sua própria história, que se resume nestes termos, a escravidão, passividade, pobreza, ignorância. Tudo isso faz com dificulte a consolidação de uma identidade.

Então a importância de fazer um bom trabalho onde o objetivo seja mais bem alcançado com qualidade para que a historia seja vista como ela realmente é e que os discursos historiográficos influenciou e muito na cultura preconceituosa brasileira.

Então foi tratado de uma maneira simples e realista para que ficasse claro toda a importância da cultura Afro-descendente. Segundo José de Paula Santos (artigo de opinião Historia do BR.) por muito tempo à opressão exercida pela sociedade, culturalmente elitizada pelos membros da elite, supostamente, de origem branca-europeia, marginalizamos a cultura Afro-Brasileira tanto nas escolas, como em nosso cotidiano. Mas isso vem mudando, pois novos professores com novos métodos trazem pra salas de aula uma percepção diferente daquela tradicional valorizando essa cultura e etnia que ficou esquecida por algum tempo. No ensino fundamental é importante pra os professores que o Brasil foi um país escravocrata e que a abolição da escravatura não veio apoiada em um processo de inclusão dos negros na sociedade brasileira. “No Brasil a escravidão foi abolida em 1888, porem, manteve o estigma da cor” afirma Sobrinho (2013).  Por isso promover debates sobre as causas do preconceito é fundamental, bem como ajudar os alunos buscarem resposta no preconceito histórico brasileiro. Os estudantes precisam os motivos pelos quais os negros ainda lutam pela igualdade de direitos e oportunidades.

Segundo a revista áfrica e africanos (ano 1 novembro de 2008)

(...) Educação é por excelência uma oportunidade dos sujeitos aprenderem sobre valor da cultura e manterem contato com as diferentes praticas culturais.

Mas nem sempre isso ocorre da valorização e o respeito dos valores e expressões culturais dos sujeitos nela envolvidos mesmo a escola sendo habitada por negros, brancos e índios nem sempre a diversidade é completada em sala de aula. 

Percebendo que a maioria de alunos da sala era de origem afro foi tratada questões ligadas a religião afro descendente. Quando começou ser introduzido deu pra perceber o tamanho do preconceito, a dificuldade de separar a religião com maior adepto no Brasil o cristianismo (IBGE 2012) da umbanda e o candomblé. Foi verificado que os alunos vêm o outro (umbandistas) com seus próprios valores (cristãos) e isso dificulta a real compreensão, pois essa visão destorcida geral o preconceito e ele por sua vez geral exclusão social. E a escola por sua vez tem o papel de incluir. Se em nosso país existe, é muito fácil encontrar elementos da cultura africana, os quais foram deixados pelos antepassados negros, mas a verdade e que de uma maneira ainda não foram incorporado em nossa cultura (revista áfrica e africanos) ainda que alguns professores ainda tratam essa cultura como algo estranho.

Essa realidade e denotativa de não basta fazer referencia a África e a cultura fro-brasileira na sala de aula, é preciso atentar para abordagem dos conteúdos que venha a ser trabalhado.

Por isso o professor que for tratar desse tema não pode ter nenhum tipo de intolerância referente à cultura afro, isso inviabilizar o conhecimento tratado passado ao educado, por isso o respeito a outras culturas e fundamental não se separa o cidadão do professor.

Segundo os parâmetros curriculares nacionais:

A temática da pluralidade diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e a critica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.

Isso propõe ao educado uma igualdade de valores, a valorização da democracia que possibilita uma integração melhor entre crianças onde melhoram as relações inter-sociais fora da sala de aula, ou seja, forma, incluir fazer cidadãos tolerantes e sem preconceito étnico. 

Conclusão

Neste estagio pode perceber que a importância de um tema que ainda há muito tabu é de suma importância para que aja uma valorização daquilo que muitas vezes e deixado de lado como (a importância da história do negro no Brasil) e esse resgate nada, mas é do que a inclusão social de alunos de etnias afro descendente e a introdução de educados em uma sociedade, mas igualitária onde aja respeito multo.

Verifico-se também que a dificuldade de meios para trabalhar, planos de aula eficiente que despertem maior interesse dos alunos, a instituição pesquisada não possuía recursos tecnológicos atuais. Por isso muitos professores ficam sem saída para adequar seus novos métodos educativos em uma escola sem recursos.

Este reconhecimento das dificuldades foi de estrema importância para que houvesse uma adequação do plano de aula, pra que fosse diferente daquele tradicional, com metodologias tradicionais, mas que fosse algo novo com uma abordagem diferente nova, mas perto da realidade dos educados. Com a elaboração de apostilha fugindo um pouco dos livros de didáticos que muitas vezes estão defasados.

Por fim pode perceber que os alunos interagiram bem com o professor (estagiário) com a metodologia proposta e o objetivo foi alcançado, com as avaliações após todas as aulas os verificou que entenderam a importância da historia do negro no Brasil, a importância da cultura afro brasileira, e a importância do resgate desta valorização do respeito pelo Etnia Afro.

Referência   

_ História- sociedade e cidadania 8ano/ Alfredo Boules Junior- São Paulo: FDT, 2009, (coleção história-sociedade e cidadania) nova edição.

_g1.globo.com/Brasil/noticia/2011/jovens-negros-morrem-mais-por-violencia-do-que-branco-diz-ipea-html.