Nilene Ferreira Cardoso Souza

RESUMO

Esta pesquisa tem como tema, as dificuldades que os alunos do ensino médio da cidade de São Domingos do Araguaia ? PA enfrentam para diferenciar ensino de Geografia do ensino de História. A finalidade dessa investigação foi a de entender o motivo que tem causado as dificuldades de diferenciação nessas disciplinas, buscando no ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, considerando esse modo de observar o ensino- aprendizagem. Para o desenvolvimento dessa investigação, primeiramente foi feito uma seleção bibliográfica no intuito de delinear teorias contidas nos fundamentos epistemológicos de História e Geografia, os procedimentos no ensino de História e Geografia e a prática escolar, levando em consideração apropriação dos conceitos escolares, procedimentos metodológicos e assim procurar uma concepção que pudesse desenvolver teorias que superassem esses problemas. No entanto, a bibliografia adquirida serviu de fundamento para a pesquisa de campo, que teve como intenção delinear uma reflexão para os resultados adquiridos e assim contribuir para as práticas no ensino médio. Desse modo, esta pesquisa foi realizada com 11 professores e, 30 alunos do ensino de Geografia e História do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries das escolas estaduais e municipais entre os dias 19 e 23 de Janeiro de 2010. Portanto, esta pesquisa me proporcionou um maior conhecimento sobre a temática apresentada e fez com que entendesse os pensamentos e as práticas no processo ensino aprendizagem, por meio de entrevistas e aplicação de questionários.

Palavras- chave: Epistemologias. Diferenciação. Ensino médio. Conceitos. Metodologias. Práticas pedagógicas.

INTRODUÇÃO

A motivação que me levou a elaborar este trabalho advém das dificuldades que alguns alunos das primeiras séries do ensino médio da escola Elza Maria Corrêa Dantas apresentam em diferenciar o ensino de Geografia do Ensino de História ao afirmar que não tem afinidade por Geografia por que os assuntos são iguais ao de História, ou seja, que no entender deles "tudo é a mesma coisa".

Dessa forma, foram analisados os fatores que estão causando a difícil compreensão da diferenciação entre ambas as disciplinas.

Nessa perspectiva, faz- se necessário que entendamos de forma reflexiva os motivos que estão causando a deficiência em questão no ensino-aprendizagem destes educandos e, assim, apontar proposições para amenizar ou sanar a temática aqui apresentada. Assim sendo, este foi o meu desafio, pois como educadora tenho o dever de provocar mudanças significativas nas salas de aulas para que de fato os alunos possam compreender o universo em que vivem e desse modo fazer as transformações necessárias.

Nesse sentido, a principio fiz uma seleção dos autores que deram suporte para este trabalho, para que assim pudesse ir verificar in locus, e coletar as informações necessárias.

Nessa direção, o trabalho está dividido em dois capítulos. O primeiro contém a identidade e individualidade da História e da Geografia, uma breve definição epistemológica de História e Geografia, onde serão abordadas as correntes de pensamento dessas ciências.

O segundo capítulo apresenta questões relacionadas aos procedimentos no ensino de História e Geografia e a prática escolar, as análises sobre a formação dos educadores e do processo de ensino-aprendizagem nessas disciplinas, como também, os procedimentos metodológicos da pesquisa, as pesquisas e análises com professores e alunos de 5ª a 8ª séries de ambas as disciplinas em São Domingos do Araguaia-PA.

Nessa seqüência, as entrevistas foram realizadas entre os dias 19 e 23 de Janeiro de 2010 tanto com professores e alunos de várias escolas e várias e localidades - Zona urbana, Vila Nazaré, Vila Santana, Vila Metade e São Benedito - do município de São Domingos do Araguaia-PA. Lembrando que não houve alunos entrevistados nessa última vila.

Assim, foram entrevistados 11 professores de Geografia, sendo 3 da rede estadual e 8 da rede municipal urbana e rural e 11 professores de História, sendo um da rede estadual e 10 da rede municipal, 30 alunos do ensino de geografia, sendo 22 da rede estadual e 8 da rede municipal, 30 de História, sendo 18 da rede estadual e 12 da rede municipal. Todas as entrevistas foram realizadas entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2010.

Portanto, vários fatores são investigados nesta pesquisa para saber se essas dificuldades advêm do ensino fundamental. Desse modo, serão analisadas a formação e as práticas pedagógicas dos professores atuantes nas áreas de Geografia e História como também o ensino-aprendizagem dos alunos pesquisados. Nessa direção, veremos se essas dificuldades estão relacionadas à falta de formação e compromisso desses professores, a deficiência nas práticas pedagógicas, a falta de utilização dos conceitos, ou talvez por todos esses e outros fatores. Contudo, é interessante verificarmos o perfil do resultado deste trabalho, pois a intenção aqui não é apontar quem faz ou deixa de fazer o que é necessário nas suas aulas, mas contribuir para uma reflexão para nossas práticas no ensino-aprendizagem.