As diferentes concepções da Didática segundo Comnius e Herbart.
Edivaldo de Menezes Firmino


Esses dois autores falaram e argumentaram sobre a didática que segundo Comnius é a arte de ensinar, organizar, planejar, selecionar conteúdos, aprender e avaliar, mas com tudo isso eles apresentarem concepções um pouco diferenciadas sobre a didática, no entanto de qualquer forma perceberam que ela é de fundamental interesse e de grande valor no desenvolvimento humano e cognitivo.
Primeiro temos Comnius ele afirmava que a didática e a educação em geral teria a missão de preparar o ser humano para a vida eterna ele em seu livro "A didática Magna" ele nos traz um conjunto de princípios e regras que proporcionam o ensino fácil e solido que tem um grande fundamento religioso e que teria a finalidade de preparar o homem para a vida eterna. Com isso podemos perceber que a preocupação dele era realmente preparar o ser humano para viver na eternidade e para que isso pudesse ocorrer as pessoas deveriam desenvolver de forma integrada a razão, a virtude e a piedade. Pelo artigo disponível na plataforma podemos perceber que essa era realmente o tema central e a também a preocupação de sua obra que era educar para a vida eterna.
Já Herbart tem uma outra concepção do objetivo e da finalidade da didática talvez pela diferença de época em que cada um viveu. Esse percebeu, diferente de Comnius uma outra finalidade para a ação de educar, talvez também pela influencia dos novos tempos em que a sociedade passou a colocar mais o ser humano no centro de tudo (Antropocentrismo) então isso que acaba ocorrendo no pensamento didático de Herbart a educação tem a finalidade de descobrir, conhecer, o próprio homem, os fenômenos e o meio ambiente. Para ele, o currículo de todas as escolas, em todos os níveis de ensino, deveria visar o conhecimento da natureza e o conhecimento da própria humanidade.
Então se entende como sua preocupação fundamental realmente isso, a busca do conhecimento da natureza e da humanidade. Mostrando com isso que a educação teria uma finalidade e um objetivo terreno e natural, visando que o homem aprenda e use o conhecimento na própria terra, visando também que esse se liberte que questione que investigue em fim que reflita sobre si mesmo e sobre o meio que o cerca, ou seja, algo que vai contra o pensamento de Comnius onde a educação preparava o ser humano para a vida eterna, a vida espiritual, celestial e com certeza não tinham a finalidade de fazer o ser humano questionar a si mesmo, nem ao meio ambiente e muito menos a sociedade.