O estudo teve como objetivo para viver dia-por-dia dos professores de educação física profundamente com formações diferenciado tido ao período de suas formações e suas teorias. A preocupação com a formação dos professores já isto que é suficientemente um artigo avaliado pelas escolas, pedagógico prático seu e seu conhecimento na área. A razão para qual muitos destes profissionais se acomodaste em seus lugares. O conflito de formações é evidente para se há pouco vendo profissionais formados com um testamento enorme para pôr dentro prático tudo o que aprendeu, enquanto os professores com tempo maior de graduação sempre estão com as lições. Os espaços físicos das escolas que você publica para o prático de educação física tiveram uma melhoria sensata, mas ainda uma diferença forte em relação é sentida as escolas particulares onde nas escolas públicas o aumento dos espaços físicos estava reduzido só o prático de coletivo de esporte e olhou pelas crianças, enquanto ainda fazendo falta espaça para lições mais como o que você especifica: Dança, ginásticas, musculação, laboratórios, etc, entrando em a grande capacidade de improvisação do professor de educação física. Palavra- chave: Formação, Educação física e prática.

1 INTRODUÇÃO"

A formação profissional em educação física constitui-se, desde a década de 80 uma questão de grande relevância para a área no Brasil, onde vem sendo objeto de várias pesquisas, debates e publicações. A prática pedagógica em uma abordagem na formação do profissional de educação física no contexto escolar demonstra o qual evoluiu com o passar do tempo. É notável o desenvolvimento científico e tecnológico que nas últimas décadas tem caracterizado as atividades físicas na escola. Com isso tudo houve um aperfeiçoamento e uma maior interação do professor de educação física com outros profissionais da área e de outras também.

Há uma maior oportunidade e facilidades para se aperfeiçoar e trocar experiências, onde tivemos a oportunidade de visualizar isso tudo na salade aula e nas práticas, onde o professor de educação física atual com sua formação é gerador de novos conhecimentos, produzindo mudanças significativas na construção do conhecimento, tendo como base a prática reflexiva, crítica e criativa, ao passo que o profissionalque tem um maior tempo de graduação e não procurou galgar novos conhecimentos, tornou-se um professor repetitivo, que na maioria das vezes não segue uma metodologia atualizada.

2 A PRÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"

As preocupações com a formação e a prática pedagógica de professores de educação física estão aumentando dentro das unidades escolares, seja essa instituição pública ouprivada. Essa preocupação tem por motivo a forte mudança nas características das criançasdos dias atuais, pois professores com maior tempo de graduação estão acomodados em seus lugares não procurando se aperfeiçoar. Segundo Nóvoa (1992), "estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos a os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade profissional", ao tempo que as crianças estão a procura e "famintas" por conhecimentos, onde cada vez mais cedo estão à procura de informações sobreacontecimentos contemporâneos. O profissional de educação física despreparado não podendo ajudar em suas aulas ficara rotulado como ultrapassado, pois sua prática pedagógica se tornou uma rotina, onde alunos que estão no ensino médio comentam e ouvem de seus colegas do ensino fundamental que já tiveram as mesmas aulas quando freqüentam as aulas desse professor.

Uma abordagem crítica reconhece a importância do conhecimento teórico e da área chamada fundamentos da educação paraa formação do professor, do mesmo modo que recnhece a relevância da prática. Entretanto, o que se observa nos cursos de formação de professores é que, em geral, as disciplinas teóricas não têm como horizonte a realidade escolar. Quando uma aproximação acontece trabalha-se com conceitos e a realidade educacional. Questões como classe social, estrutura de poder, padrões culturais, entre outras, são discutidas apenas no plano teórico, conceitual. "(Borges, 2003, p.17 ).

O que leva um profissional a chegar a esse estágio muitas vezes esta relacionado com vários fatores dentro de sua profissão e sua unidade escolar, tais como: baixos salários, sentimento de impotência diante de necessidade de intervir na realidade da escola, material didático, material para aulas práticas, onde para o professor de educação física esse item é de fundamental importância, ter sua disciplina vista pela direção e pelos colegas de outras disciplinas como não sendo de tanta relevância para as crianças, e de outro lado os estagiários ou os recém formadosque estão cedentos para por em prática tudo aquilo que a universidade lhe transmitiu, "e ao mesmo tempo com suas angústias em face da formação acadêmica que, segundo eles, não fornecia uma instrumentalização básica, necessária para o empreendimento de ações didáticas a serem desenvolvidas nas aulas de educação física"(Borges, 2003, p.17 ).

É evidente o conflito existente entre a teoria e prática de um docente recém formado e um com um certo tempo de experiência, ao tempo que existe o conflito para ambos entre suas teorias e suas práticas, é notório que o desconhecimento do graduado a mais tempo muitas das vezes não seja tão somente sua culpa, pois tudo vem evoluindo em uma velocidade estrondosa. De certa maneira privilegiando quem esta saindo da universidade pois tem a seu alcance as novas tecnologias que são para os profissionais na educação física uma ferramenta de grande valia, desde que aliadas com sua teoria e sua prática.

[...]mais do que no passado, estas discussões se tornaram importantes, e necessárias devido à pressão social, política e dos investimentos científicos que buscam dar conta dessas questões e, principalmente, as diferentes formas de entendimentos que a teoria e prática vêm tendo no trabalho científico e pedagógico. (Vasquez,1990)....No trabalho pedagógico, o aspecto teórico da prática ou a reflexão sobre a ação nem sempre aparecem de maneira explícita, de forma clara. Apesarde se continuar na ação, não se consegue entender como a relação entre teoria e prática acontece na rotina escolar, exagerando-se na tendência de menosprezar a teoria, numa atitude praticista, ativista, ingênua e acritica. (Shigunov,2002, p. 74)

No âmbito das práticas pedagógicasnota-se também uma diferença que se perpetua por causa da linha de trabalho dos docentes acima citados, enquanto o professor com tempo maior de escola e com uma formação distinta da do recém formado, distinção essa já discutida nos parágrafos anteriores, na maioria das vezes segue uma prática pedagógica repetitiva, enquanto o recém formado costuma se utilizar da prática pedagógica reflexiva .

3 O CONFLITO DAS FORMAÇÕES"

As distintas formações dentro de uma mesma unidade escolar é muita visível, isso se deve as várias formas de aprendizagem, que saem de universidades com culturas totalmente diferentes de onde o futuro professor ira trabalhar e aplicar o que lhe foi repassado em sua instituição de ensino superior. O que leva a uma leve mas duradoura transformação no estilo das aulas de educação física, por parte dos docentes com formação de mais tempo. A educação física para eles foie esta se transformando em uma aula de um ou outro esporte, na grande maioria das vezes futebol e voleibol.

O processo de "esportivação" da educação física escolar fez com que, lentamente, fossem desaparecendo dos seus conteúdos, as formas de trabalho que constituem a base da cultura desportiva popular de qualquer país, das quis se citam as danças, a recreação, a ginástica, os jogos tradicionais, o condicionamento físico, os esportes não olímpicos, e outras que, embora sejam sugeridas na maioria das propostas educacionais, não são desenvolvidas regularmente nas aulas. (Shigunov,2002, p. 50)

Ao mesmo tempo que o novo profissional da educação física com um forte conhecimento das práticas e muitos formados em licenciatura e bacharelado, fazem uma fusão de suas formações para aplicarem em suas aulas, tanto nas aulas práticas como em sala, o que é muito rentável para o aluno. O que equilibra as diferenças nas formações dos professores é o investimento na pessoa do professor, como ser humano acima de tudo.

O professor é uma parte importante da pessoa é o professor (Nias, 1991). Urge por isso reencontrar espaços de interação entre as dimensões pessoais e profissionais, permitindo aos professores apropriar-se de seus processos de formação e dar-lhes um sentido no quadro das suas histórias de vida. A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexidade crítica sobre as práticas de reconstrução permanente de uma identidade pessoal. Por isso é tão importante investir na pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência.

O recém formado chega a escola com um vigor muito grande e com uma vontade de realizar tudo aquilo que aprendeu e vivenciou em sua faculdade, mas depara-se muitas da vezes com uma realidade totalmente diferente, tendo que usar de criatividade para dar suas aulas. O conflito das formações para as crianças é benéfico, pois podem tanto realizar a esportivação, como a empregabilidade por parte dos novos professores de novos conhecimentos.

Apesar da evolução tecnológica dos métodos de ensino, nota-se que alguns processos especiais utilizados em áreastais como o treino esportivo, a educação física especial ou a educação infantil, não são aproveitados para oensino das restantes turmas de educação física escolar . E por quê? É de crer que seja devido a uma série de fatores, tais como a deficiente formação do professor, a falta de interesse para freqüentar determinados cursos que lhe dariam a complementação pedagógica necessária e ainda, o desconhecimento de que os conteúdos tratados nessas especializações poderiam ser aplicados no seu ensino.

4 AS CONDIÇÕES DE TRABALHO"

O que ficou evidenciado nas condições de trabalho foi que os materiais tanto didático como para a prática melhorou consideralvemente, em relação a alguns anos atrás conforme relatos dos próprios docentes. Outro ponto que deve ser considerado, é a conscientização do diretor(a) da unidade escolar da importância da educação física para as crianças, principalmente nas séries iniciais, ou seja, ensino fundamental, assim sendo dando ele(a) todo o suporte e apoio para o desenvolvimento das aulas, mas é claro que sempre dentro de suas limitações, mesmo por que por se tratar de uma escola pública o próprio diretor(a) em alguns momentos também se vê sem condições de ajudar o docente de educação física, entrando ai a criatividade do professor de educação física, que é uma das principais características desses profissionais.

Os professores lançam-se, então, numa pequena série de experiências pessoais, diversificando o material didático,os modos de avaliação, a forma de agrupar os alunos, as seqüências do programa, etc. Antes da estabilização, as incertezas, as inconseqüências e o insucesso geral tendiam de preferência a restringir qualquer tentativa de diversificar a gestão das aulas e a instaurar uma certa rigidez pedagógica. (Hüberman 1992, p.41)

Na escola públicao espaço físico geralmente é pequeno para acomodar todos os alunos na prática da aulas de educação física, mas vale ressaltar que para a prática das aulas em esportes coletivos (Futebol, Voleibol, Basquetebol, Handebol) se têm espaço, mas como a educação física de hoje significa não só esses esportes, mas sim uma gama bem maior tal (Dança, Ginástica, Brincadeiras, salas para avaliação física,etc...) raramente se encontra em uma instituição pública. Outra situação que esta sendo adotada pelas direções é a de diminuir o tempo das aulas de educação física para que as crianças de menor idade possam gozar de uma pausa(recreio) mais tranqüilamente, semque sejam perturbadas pelas de idade mais avançada.

Uma forte característica da nova geração de professores de educação física em relação a falta de material para se usar nas aulas é além da improvisação, buscar apoio com os pais, com a comunidade onde esteja localizada a escola e com a iniciativa privada(Comércio, empresas,etc...) pedindo e arrecadando fundos e donativos para serem incrementados em suas aulas, pois é errado pensar que educação física é só bola, quadra, etc; nessa ocasião é que entra muitas das vezes a função de um professor, que nos dias atuais também deve ser um orientador ambiental, e nas aulas de educação física por usar materiais improvisados que na sua grande maioria são materiais recicláveis.

O papel do professor de educação física é tão importante ou até mais do que o professor de outra área, formar o cidadão, fazer dele um cidadão consciente, assim como em outras matérias a tendência delas é fazer isto também. O papel do professor é de educar, e o professor de educação física também, faz parte da educação deles.

Demarcam-se posições diferenciadas, cada vez mais explcitadas, nas discussões sobre as funções sociais da Educação físsica, sua legitimidade e sua autonomia (Bracht 1992). Em um amplo espectro, ainda não muito bem delineado, encontram-se tanto os que defendem a Educação físia na perspectiva da apttidão física, da saúde,[...] como os que questionam este papel e buscam explicações dentro de perspectivas sociológicas, psicológicas, além daqueles que buscam compreender a Educação Física como componente da cultura corporal esportiva.(Taffarel 1993,p.36)

Os profissionais de educação física enfrentam um obstáculo muito grande quando tem pela frente docentes de outras disciplinas que reclamam das aulas de educação física, no que tange a barulho, inquietação dos alunos antes e após as aulas de educação física, o que para muitos deles prejudicam a produtividade de suas aulas.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS"

O professor de educação física dos dias atuais esta se mostrando mais envolvido com a realidade das escolas e com as crianças contemporâneas, procurando se adaptar ao seu meio e ao mesmo tempo mesclar seu conhecimentosadquiridos como acadêmico, misturando tudo isso temos um profissional hoje mais envolvido com a verdadeira função da educação física que é ser uma disciplina que auxilia no desenvolvimento tanto físico como no crescimento da criança como cidadão, ainda mais hoje em nossos dias atuais que a facilidade em se ter informações esta tão grande, o professor de educação física deixou aquele rótulo de um "faz tudo" dentro da escola, e essa geração talvez por não ter tido todas essas facilidades que os professores de hoje têm para se prepararem não tiveram outra escolha em suametodologia e muitos se acomodaram em seus lugares não querendo criar coisas diferentes para seus alunos, os quais foram os mais prejudicados com isso tudo.

O conflito das formações esta causando uma pequena revolução na educação física, pois as diferenças entre elas no final são benéficas para as crianças, contudo o novo docente de educação física terá que saber dosar um pouco de cada para ai sim essa fusão surta o efeito esperado por todos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORGES, Cecília Maria Ferreira. "magistério formação e trabalho pedagógico"; O professor de educação física e a construção do saber. EditoraPapirus, 4ª edição, 2003 (pg 17)

HÜBERMAN, Michael. "O ciclo de vida profissional dos professores". In: NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto, 1992, pp. 31-61.

NÓVOA, António. "Formação de professores e profissão docente". In : NÓVOA,

António (org). Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992ª, pp. 15-34.

SHIGUNOV, NETO, Viktor, Alexandre. "Educação física"; Conhecimento teórica X Prática pedagógica.Editora mediação, Porto Alegre 2002

TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. "A formação do profissional da educação física: O processo de trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no curso de educação física". Campinas: Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 1993 (Tese de doutorado), 276p.

VÁSQUEZ, A.S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990