AS DEZ QUESTÕES

Com certa periodicidade tenho observado que os meios de educação em suas pesquisas abordam os motivos que levam os jovens a cada dia ter mais problemas de concentração nas salas de aula e buscam definir ferramentas que consigam atrair esses alunos para os conteúdos abordados.
Meu interesse neste tema deve-se em um primeiro momento ao fato de minha função profissional ser de docência, porém, por ter um filho em idade escolar, redobro a atenção para poder acompanhar seu crescimento cultural.
Um dia desses, em uma das minhas aulas, um aluno solicitou ajuda numa disciplina da escola normal (sou professor de ensino profissionalizante) e qual não foi a minha surpresa ao folhar o seu caderno de História?
Elas estavam lá!
Deparei-me com seis folhas de um texto contendo fragmentos da história mundial e, logo após, haviam vinte questões para serem respondidas sobre o texto que, segundo informações do aluno, fora ditado pelo professora.
Fiquei chocado!
Percebi que o ensino normal continuava sendo operacionalizado com as mesmas ferramentas que foram utilizadas para me "impor" o conhecimento há vários anos atrás. Pior foi saber que a professora havia informado àquela classe que das vinte questões, ela selecionaria dez para formar um teste de conhecimentos no fim do período letivo. Fiquei perplexo ao saber que ainda se copiava no caderno as coisas que estavam nos livros. Para que então biblioteca, internet, sites de busca?
Voltando ao primeiro parágrafo deste artigo percebo que não são necessárias grandes pesquisas, seminários, chats ou outros meios para se discutir os problemas de falta de atenção por parte dos alunos; é de vital importância, sim, que sejam implantadas novas ferramentas de transmissão de conhecimento. O professor tem que ser um canal para o conhecimento e não um limitador que afirma que o conhecimento total sobre um determinado assunto encontra-se entre tais e tais páginas de um determinado livro.
Sem a pretensão de criticar os professores -que muitas vezes vão além de suas possibilidades - creio que a escola precisa sim disponibilizar a estes, meios e ferramentas para nortear a busca de conhecimento por parte dos alunos, com uma abordagem mais atrativa.
É preciso também mostrar ao aluno onde um determinado conteúdo será utilizado na sua vida profissional e, assim, este entenderá a sua importância. O aluno não pode mais ser tratado como um "receptáculo" de teorias e conceitos sem possibilidade de colocá-los em prática. Que aprendizado existe em retirar de um texto a pouco copiado, as respostas para um questionário? E como confirmar o aprendizado através de dez questões repetidas de um questionário já feito? Indo mais além, O que existe de atrativo nesta atividade a indivíduos que crescem na era da informação rápida e acessível?
Termino com um exemplo: A melhor maneira de mostrar a uma pessoa a importância da coleta seletiva de resíduos é fazendo cartazes e colando nas paredes de uma sala de aula, ou em uma caminhada pela vizinhança da escola para observar o lixo acumulado nos terrenos baldios?