PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Ciências Contábeis (Ênfase em Controladoria) 

Alessandra das Graças Felicio

Bárbara Ariane Silva de Arruda

Lara Maria Daniel de Miranda Souza

             AS DEBÊNTURES COMO FORMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS  

Belo Horizonte

2013

Alessandra das Graças Felicio

Bárbara Ariane Silva de Arruda

Lara Maria Daniel de Miranda Souza  

             AS DEBÊNTURES COMO FORMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS  

Trabalho interdisciplinar apresentado às disciplinas de Análise de Custos, Contabilidade Avançada, Ciência Atuarial e Direito Empresarial do Curso de Ciências Contábeis - 4º período da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Professores(as) Vagner Antônio Marques, Márcio Souza, Guilherme de Souza Dabul e Luciano Vieira.

Belo Horizonte

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 

No mercado econômico e financeiro a concorrência entre empresas está cada vez maior, elas buscam cada vez mais as mais diversas formas de sobressair entre suas concorrentes, para isso uma empresa precisa de recursos e fontes de capital disponível para investimentos com retornos imediatos ou futuros.

 Apesar de antigas as debêntures surgem como uma nova forma captação de recursos das empresas onde as empresas estão recorrendo cada vez mais a elas por um custo reduzido se comparadas com demais formas de captação de recurso. Este crescimento se deve ao fato das facilidades e adaptações que ocorreram com elas desde que foram criadas até os dias atuais, este aumento na emissão de debêntures ficou mais visível a partir de 2008 e hoje pode ser considerado como uma das principais formas de captação de recursos.

Hoje as debêntures representam uma importante ferramenta na gestão de recursos de grandes organizações e permitem que as empresas busquem recursos de terceiros, os mesmos passam a ser credores da mesma.

No discorrer desta pesquisa iremos demonstrar a importância das debêntures na captação de recursos de uma organização.

No referencial teórico nos propomos a conceituar conceitos básicos, mas de grande importância para a compreensão desta pesquisa, de forma que o conhecimento da mesma seja ao seu final o mais consistente possível.

Na parte metodológica desta pesquisa iremos falar o tipo de pesquisa utilizada, o tratamento dado e o universo dos dados utilizados neste trabalho.

Para ampliar o conhecimento e alcançar o objetivo desta pesquisa, buscamos dados referente às debêntures nos últimos dez anos, de forma a comparar mudanças ocorridas de um ano para o outro e o porque desta mudança.

Em uma organização de sucesso ou que almeja o mesmo a gestão de capital e possíveis formas de captação deste capital são fatores determinastes para o prosseguimento desta sociedade no mercado, sendo a debêntures uma forma crescente de captação de recursos se torna necessário um conhecimento aprofundado do mesmo para profissionais de influência na área financeira, econômica, de investimentos, de gestão, controle, etc.