AS CORRENTES MIGRATÓRIAS PARA A AMAZÔNIA SETENTRIONAL.

Osvair Brandão Mussato[1]
Marilyn de Jesus Rocha dos Santos[2]
Sharon Cristina Rocha dos Santos[3]

RESUMO

O presente artigo bibliográfico tem por objetivo analisar a dinâmica ocupacional da Amazônia Setentrional através das Correntes Migratórias. Sejam elas de cunho governamental como no caso dos assentamentos dirigidos ou na busca de uma melhor qualidade de vida. A Amazônia é a maior região florestal e hidrográfica do mundo, no entanto com baixíssima densidade demográfica, os estudos evidenciaram que as correntes migratórias, foram preponderantes para a ocupação, colonização e estruturação desta região. As análises realizadas demonstraram as dificuldades e conflitos ocorridos na Amazônia devido à grande potência biosustentável que a mesma possibilita. Fica claro que a Amazônia tornou-se um complexo cultural de índios e não-índios, enfrentando desafios inerentes a região.  As Políticas de integração da Amazônia apresentam-se como mais um dentre outros desafios para a ocupação, colonização e crescimento industrial desta região, os problemas ambientais decorrentes desta ocupação é outro desafio a ser enfrentado.  Destacando Roraima, que por ser um estado de tríplice fronteira, recebe as mais diversificadas Correntes migratórias o que imprime em sua cultura novas características, tornando-se um verdadeiro caldeirão cultural.

Palavras-chave: Amazônia Setentrional. Correntes Migratórias. Política de Integração.

1- INTRODUÇÃO

          Para um maior aprofundamento do tema, o presente trabalho está estruturado em tópicos seguidos de subtópicos. O tópico 1 constitui-se nesta introdução, onde são apresentado os aspectos gerais do trabalho e o método utilizado para a realização do estudo,  que foi a pesquisa bibliográfica e exploratória, quando  foram feitas leituras pertinentes ao tema, buscando uma maior compreensão sobre o assunto, selecionando os textos mais relevantes ao objeto de estudo desta pesquisa e a partir dos textos, foram realizadas discussões,  reflexões e analises que estão apresentadas neste artigo.

           No tópico seguinte, é discutido a Amazônia e o Vazio Demográfico que é confirmado através de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010.  Indo dos primeiros colonizadores ao ciclo da borracha.

           No 3º tópico o tema abordado são as Políticas de Integração, estratégias governamentais para a ocupação da Amazônia, que foram da abertura da transamazônica, com o slogan integrar para não entregar, as estratégias desenvolvimentistas dos assentamentos dirigidos.

           No tópico 4º apresentamos uma análise da migração para Roraima um estado de tríplice fronteira, com uma cultura amplamente diversificada. Por fim, são apresentadas as considerações finais esperando, de certa maneira, ter contribuído para uma melhor compreensão sobre as correntes migratória para região da Amazônia Setentrional.