AS CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO PARÁBOLA NO DESENVOLVIMENTO INTERPRETATIVO DE TEXTOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE EJA DA ESCOLA CENTRO DE ENSINO

Algumas pessoas têm a Bíblia apenas como livro religioso, mas ela pode ser muito mais que isso. Nela há uma coleção de livros catalogados, cada um com suas particularidades linguísticas, sendo assim uma riquíssima fonte de pesquisa e um recurso didático para as aulas de Língua Portuguesa. Logo, o objetivo desse estudo, é apresentar como os textos bíblicos podem ser utilizados em sala de aula, estimulando o educando a desenvolver sua habilidade de interpretação textual, tornando-se um leitor apto a analisar o meio que o cerca de modo crítico. Utilizando-se bases teóricas sólidas, objetiva-se oferecer novas diretrizes e caminhos que permitam desenvolver a interpretação dos alunos de forma estimulante e prazerosa, norteando a prática pedagógica do professor, caracterizando as tipologias textuais e analisando o gênero parábola como um instrumento valorativo nas aulas de Língua Portuguesa para aluno do EJA. Para tanto, realizou-se inicialmente um estudo bibliográfico como suporte teórico, e numa segunda etapa, a pesquisa de campo aplicada com uso de questionários por amostragem e atividades práticas.

 INTRODUÇÃO

A Bíblia é uma das mais fascinantes obras da literatura mundial, é a mensagem de Deus proferida ao homem. Possivelmente nem uma outra tem personagens mundialmente populares; histórias largamente anunciadas, mensagens e enredos que grande parte das pessoas ouvem desde criança. Produção como essa pode colaborar para o desenvolvimento de leitores de textos literários, norteando e operacionalizando educandos e docentes, permitindo-os a pensar e agir com a escrita e a leitura literária, instigando-os a abstrair o mundo para que nele encontre sentido Com relação ao gênero Parábola, encontram-se no Brasil pouquíssimos trabalhos referentes, sobretudo, estudos que abordam seus aspectos discursivos ou, que seja capaz de apresentar a organização estilística do gênero parabólico no aspecto que liga os atores da comunicação. A temática da narrativa é um método que leva os leitores e ouvintes a uma nova concepção. Entretanto, há um conflito claro entre literatura e religião. O trabalho busca explicitar o uso da Bíblia, focando o gênero Parábola em sala de aula e suas possibilidades como suporte nas aulas de Literatura e Língua Portuguesa. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico, utilizando teóricos e obras sobre o tema em estudo, e em segundo momento a pesquisa de campo foi aplicada no Centro de Ensino Profº. Galeno Edgar Brandes no período de maio a junho de 2016, na turma da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível I, onde foram aplicadas algumas atividades de leitura e interpretação textual. Utilizou-se como método a abordagem qualitativa e quantitativa e pesquisa exploratória. Como instrumento para coletas de dados, foi utilizado um questionário contendo algumas questões fechadas e abertas e ainda, textos para interpretação. Os dados obtidos mediante o levantamento foi apresentados em gráficos, possibilitando a análise estatística dos mesmos. Diante das múltiplas faces das práticas de leitura, percebe que o professor sente-se desafiado em aprimorar sua prática visando contribuir na construção de um país leitor, garantindo a formação do aluno, enquanto cidadão crítico e consciente. Pois tem- 15 -se presenciado nas escolas brasileiras que a grande maioria do alunado não possui o hábito de ler e tão pouco interesse em praticá-la. No segundo capítulo deste trabalho, apresenta-se a Bíblia como Literatura, devido sua importância na Literatura Barroca de suma relevância para a literatura mundial e ainda, dois de seus principais representantes, como Pe. Antonio Vieira e Gregório de Matos, embasados, principalmente nas concepções de Afrânio Coutinho.

 

[..]