Renata Silva dos Santos (autora)
Danielle Monteiro Behrend (co-autora)


Eixo do trabalho: Ensino e aprendizagem em EaD
Resumo
O presente texto apresenta reflexões acerca da formação de professores ressaltando a contribuição da Educação a Distância (EaD) nesse processo de constituição docente. Abordamos como fatores indispensáveis para a construção desse trabalho a parceria de uma estudante do curso de Pedagogia do Pólo de Santo Antônio da Patrulha pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB-FURG) com a tutora a distância da mesma universidade, partindo dos encontros presenciais e principalmente das interações virtuais, por meio da plataforma Moodle. Apresentamos o nosso texto salientando as aprendizagens que estamos construindo por meio do ensino a distância. Inicialmente abordamos o interesse, enquanto estudante, em buscar a formação docente inicial no curso de Pedagogia na modalidade EaD e a formação continuada por parte dos tutores. De acordo com as vivências como estudante e tutora, iniciamos uma breve discussão sobre as aprendizagens que são construídas por meio das contribuições do trabalho de tutoria na formação de professores. Salientamos ainda, no decorrer do texto, o diálogo com autores que nos levam a problematizar a EaD e a formação de professores. Concluímos que a escrita do presente texto nos oportunizou um olhar mais ampliado sobre a EaD, pois as experiências acrescentam conhecimentos, e nos fazem perceber que sempre é possível aprender mais, além disso, nossa formação acontece de forma constante e inovadora, e a EaD só vem contribuir nesse processo.
Palavras chave: formação docente, educação a distância, ensino e aprendizagem.


Introdução
Encontramos na Educação a Distância (EaD) uma oportunidade de acesso a educação para educandos jovens e adultos, pelo fato dessa modalidade de ensino ser oportunizada para pessoas que residem em localidades que não há universidades. O ensino a distância é mediado por ambientes virtuais, reduzindo o número de aulas presenciais, tornando o ensino mais dinâmico, o que facilita para os educandos que não têm disponibilidade para freqüentar um curso superior presencial diariamente. Moran (2010, p.1) afirma que a educação a distância é "o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente".
Atualmente sabemos que é grande o número de pessoas que buscam a modalidade de ensino a distância com o objetivo de dar continuidade aos seus estudos, principalmente nos cursos de graduação e de pós-graduação, onde os estudantes almejam seguir seus estudos visando uma melhor qualificação profissional, visto que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigindo profissionais qualificados.
Cabe salientar que, nessa busca de formação inicial, também encontramos profissionais já graduados desejando um espaço para atuarem e encontrarem a formação continuada, nesse caso podemos citar os professores tutores que encontram no trabalho de tutoria uma oportunidade de formação continuada, por estarem atuando na sua área de formação e estudando constantemente nesse processo de interação com os estudantes. Em relação ao processo de formação inicial e continuada a autora Belloni (2002) afirma:
Nas sociedades da ?informação? ou do ?saber?, em que a formação inicial torna-se rapidamente insuficiente, as tendências mais fortes apontam para a ?educação ao longo da vida? (lifelong education), mas integrada aos locais e às demandas do trabalho e às expectativas e necessidades dos indivíduos. (BELLONI, 2002, p.152)

Concordamos com a autora por compreendemos que a formação inicial é apenas o primeiro passo para formação pedagógica, já que estamos diariamente em processo de formação e nos constituímos educadores nas relações que estabelecemos com os outros, tanto nos contextos escolares em que vivenciamos, como nos diálogos virtuais que mantemos a cada nova disciplina, enquanto estudantes e tutores. Dialogamos com Lévy (2010) no que se refere a formação continuada dos docentes:
Os professores aprendem ao mesmo tempo que os estudantes e atualizam continuamente tanto seus saberes «disciplinares» quanto suas competências pedagógicas. (A formação contínua dos docentes é uma das aplicações mais evidentes dos métodos do aprendizado aberto e à distância). (LÉVY, 2010, p.9)
Dessa forma, cabe destacar alguns dos motivos que nos levaram, enquanto estudante de graduação do curso de Pedagogia e tutora a distância (Pedagoga) a buscar a formação inicial e também continuada nessa modalidade de ensino-EaD.

1- Formação docente inicial através da EaD
A identificação pela docência inicia-se na maioria das vezes ainda na infância, nas brincadeiras relacionadas à escola e na identificação com as professoras que tivemos, mas sabemos que os anos se passam e outros interesses perpassam a nossa caminhada. Mudanças ocorrem em nosso corpo, nos nossos pensamentos e nas formas de agir, mas muitas vezes mantemos o desejo de ser professor (a).
Conhecemos a realidade de muitos estudantes do curso de Pedagogia-EaD (UAB-FURG) que durante alguns anos esperavam pela oportunidade para ingressar em uma universidade federal, pois as condições financeiras não favorecem o estudo em uma universidade particular, além disso, o município em que esses estudantes residem não conta com instituições que ofereça ensino superior.
Então, no segundo semestre de 2007, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instalou-se no município de Santo Antônio da Patrulha, fazendo-se presente através do atual Pólo Universitário.
A FURG, inicialmente, disponibilizou dois cursos na modalidade EaD: Administração de Empresas e Pedagogia-Licenciatura. Este modelo de ensino, gratuito e a distância, se mostrou inovador no município e uma grande maioria se interessou em cursá-lo. Porém, cabe ressaltar que, as concepções do ensino através da EaD (por alguns olhares) se faziam fáceis e simples, o que aos poucos foi se desmistificando.
Já no início do curso os estudantes começam a perceber que o ensino a distância exige compromisso, dedicação e comprometimento. O aluno necessita se auto-organizar, estabelecendo tempo e limite durante o decorrer do seu dia. Para estudar nesta modalidade, o sujeito precisa se re-educar em relação à forma como utiliza seu tempo, e alguns aspectos são fundamentais para que aprendizagem aconteça de maneira efetiva: o aluno necessita de autonomia, disciplina, determinação, capacidade auto-organizativa, enfim, precisa compreender que o tempo é a principal ferramenta de estudo.
Após três anos de experiência em EaD, enquanto estudante e tutora a distância, podemos salientar que os estudantes, na sua maioria, vem demonstrando os aspectos citados acima, e acreditamos que a aprendizagem vem ocorrendo de forma significativa, pois atualmente se encontram a dois semestres da formatura.
É importante salientar que os aprendizados que estamos construindo são de grande valia, o que tem nos oportunizados novas leituras e experiências no campo da educação. Podemos dizer ainda, que enquanto educadoras em formação temos outro olhar acerca do contexto escolar, percebemos esse como um espaço para compartilhar com as crianças e/ou jovens e adultos, as múltiplas aprendizagens que estamos construindo durante o curso.
Faltando apenas um ano para a conclusão do curso de Pedagogia, expressamos o quão satisfeitas estamos pelas possibilidades que o ensino a distância nos oportunizou; o empenho em organizar o tempo de estudo, a relação virtual e presencial com os sujeitos envolvidos, (estudantes, tutores, professores, coordenadores,etc.) a formação inicial docente, a formação continuada para professor tutor, os elos de amizade com pessoas de diferentes localidades do nosso estado, entre tantos outros aspectos que poderíamos apresentar.

2- O Trabalho de tutoria no curso de Pedagogia: possibilidades de formação continuada.
Durante o curso de graduação estamos em constante movimento de pesquisa, leitura e escrita, dialogando com teóricos que abarcam os estudos e as metodologias que são oportunizadas pela graduação.
Ao concluirmos o curso sentimos que ainda temos muito que aprender e continuar estudando, mas nem sempre sabemos o caminho a seguir. Muitas vezes buscamos um curso de especialização para nos mantermos em formação, em outros casos, nos inserimos no contexto escolar e nesse espaço contamos com rodas de conversa e a formação continuada com os demais professores. É neste local, o seu local de trabalho, que ele, com os outros, seus colegas constrói a profissionalidade docente. (Alarcão, 2003, p: 44).
O trabalho de tutoria no curso de formação de professores possibilita aos tutores a formação continuada, já que o tutor está diariamente em contato com os estudantes, atuando nas mais diferentes disciplinas do curso de formação. Nesse sentido, cabe salientar que o tutor deverá ter conhecimentos prévios do conteúdo a ser estudado para que possa mediar profícuas discussões teóricas, problematizando conceitos, instigando os estudantes a avançarem na compreensão dos estudos propostos.
O trabalho coletivo entre professor, estudantes e tutor oportuniza a construção de novos saberes acerca da docência, nos momentos em que se estabelecem as leituras, os diálogos virtuais, a escrita e (re) escrita das atividades a serem problematizadas no campo da educação, inclusive se essas discussões teóricas estiverem articuladas com as atividades práticas já vivenciadas pelos sujeitos envolvidos. Neste caso concordamos com Esteves (1993) quando aponta as contribuições do trabalho docente em equipe na perspectiva da formação continuada:
Uma ruptura com o individualismo pedagógico, ou seja, em que o trabalho e a reflexão em equipe se tornam necessários; uma análise científica da prática, permitindo desenvolver, com uma formação de nível elevado, um estatuto profissional; um profissionalismo aberto, isto é, em que o acto de ensino é precedido de uma pesquisa de informações e de um diálogo entre os parceiros interessados (ESTEVES, 2003, p: 66)
É importante salientar ainda, que o trabalho de tutoria conta com cursos de formação e capacitação, onde professores tutores dialogam acerca das práticas cotidianas, compartilhando saberes, dúvidas e construindo novas possibilidades de atuação na busca de um ensino a distância comprometido com a educação e com a formação dos estudantes.

2.1- As contribuições do trabalho de tutoria na formação de professores.

A EaD é uma modalidade de ensino que oportuniza o trabalho do professor tutor promover a reflexão dos conteúdos conceituais estudados, problematizando os estudos e principalmente os questionamentos apresentados pelos estudantes.
As intervenções do tutor devem ocorrer nos momentos em que os estudantes apresentam suas compreensões e suas dúvidas acerca dos estudos realizados. Cabe ainda ao tutor a distância, disseminar questionamentos no ambiente virtual de discussão para que os estudantes possam avançar na compreensão do estudo proposto. Para tanto, o tutor deve ter conhecimento do conteúdo que está sendo discutido e sua atuação deve ser permanente, acompanhando a aprendizagem dos estudantes.
O tutor a distância, também denominado como professor tutor tem um importante papel ao atuar nos cursos de formação de professores, já que este tutor, também é professor e nesse processo de mediação e construção de saberes, estará contribuindo na formação inicial desses futuros professores. Nesse sentido, a atuação do tutor não se restringe apenas aos estudos e as discussões teóricas pelo ambiente virtual, mas também nas discussões nos encontros presenciais. O tutor a distância também contribui relatando e (re) significando suas vivências nos diferentes contextos escolares em que já atuou, ou que atualmente atua.
Outro aspecto significativo que cabe ser salientado é a questão das atividades práticas que são oportunizadas pelo curso de formação de professores (Pedagogia) na modalidade EaD. Durante os estudos teóricos é oportunizado aos estudantes as saídas de campo pelos contextos formais e não formais de educação, o que aproxima os mesmos da realidade do seu município.
Nessas atividades propostas são registradas as observações participantes, e a escrita reflexiva dos relatórios com o acompanhamento virtual do tutor a distância, o que oportuniza novas interações e aprendizagens coletivas, na medida em que compartilham e (re)significam tais vivências com o tutor, o qual atua de forma a problematizar os contextos investigados.
O tutor a distância contribui de forma significativa na aprendizagem do aluno, é ele quem interage, quem provoca discussões e debates ao longo das disciplinas desenvolvidas. Quando o aluno sente a necessidade de sanar alguma dúvida, basta enviar uma mensagem pelo ambiente virtual, ou ainda enviar um e-mail para o tutor. Torna-se evidente a relevância desta interação, visto que é uma
(...) forma de educação que utiliza as diferentes mediações do processo de comunicação, entre tutor e aluno, permitindo relações interpessoais de qualidade, ainda que virtuais, num tempo pedagógico necessário e adequado a cada estudante, mediante a flexibilidade que interpenetra todo o processo de aprendizagem diferencial do estudante. (MARTINS, S/D, p.4)

O estudante recebe orientações sobre como proceder durante as tarefas, realiza-as e envia-as através da plataforma moodle. Após alguns dias, o tutor posta a nota referente ao trabalho desenvolvido, bem como o parecer sobre o mesmo. Através deste parecer o aluno tem a possibilidade de repensar o trabalho e rever suas fragilidades aprimorando assim sua forma de pensar, (re) significando cada atividade que realiza.
A relação do tutor com os estudantes perpassa a função de orientação referente aos estudos. É uma relação de troca, companheirismo, cumplicidade e especialmente de amizade, é uma relação que permanece mesmo quando a disciplina acaba e o tutor e o aluno já não interagem através da plataforma. São pessoas separadas pela distância, mas unidas pelo sentimento de afeto e pela vontade de aprender.

3- Considerações finais
No atual contexto em que nos encontramos enquanto estudante do curso de Pedagogia (UAB-FURG) e tutora a distância da mesma instituição, compreendemos o quanto a Educação a Distância tem contribuído na formação inicial de professores, por parte dos estudantes do curso de Pedagogia, bem como na formação continuada dos tutores que atuam nessa modalidade de ensino.
A escrita do presente texto nos possibilitou a reflexão da nossa atuação nesse campo da educação, destacando e problematizando as experiências que estão nos constituindo educadoras por meio das interações que estabelecemos nos diferentes contextos, tanto virtuais como nos encontros presenciais.
Finalizamos a nossa reflexão salientando que percebemos a EaD nas suas potencialidades na medida em que visa um ensino de qualidade centrado nos estudantes e mediado pelos professores e pelos professores tutores, proporcionando discussões teóricas que problematizam a educação em seus diferentes níveis e contextos, bem como oportunizando atividades práticas nos espaços formais e não formais de educação.


Referências:
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2003.

BELLONI, M. L. (Org.) A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2002.

LÉVY, Pierre. Educação e cybercultura. Disponível em: <http://www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/conferencias/29.rtf> . Acesso 19 de Julho. 2010.
MARTINS, Onilza B. Experiências em educação a distância no Brasil. Disponível em http://www.cipead.ufpr.br/conteudo/artigos/experiencia_ead.pdf Acesso em 22 de julho de 2010.

MORAN, José Manuel. O que é educação à distância. Disponível em: <www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm> Acesso em: 19 de Julho. 2010.

RODRIGUES, Angela & ESTEVES, Manuela. A análise das necessidades na formação de professores. Porto Editora, 1993.