O texto "Ler devia ser proibido" mostra como a leitura apesar de importante, pode ser bastante contraditória. À medida que tal encaminha os leitores para a realidade, pode também influenciá-los a viver a própria realidade como fantasia.
O individuo que ler com o intuito de enriquecer-se culturalmente, adquirir conhecimento, corre grandes riscos, principalmente o de descobrir direitos, liberdade de expressão e na sociedade individualista em que se vive seria quase impossível organizar o meio social sem a distinção entre seres humanos.
Porém, a literatura faz um bem inarrável. O leitor viaja na imaginação, identifica-se com personagens, foge do real que o tormenta, cria poder para ser o que quiser, se divertem com as palavras e descobrem o bem que elas fazem. Por isso é importante que crianças criem o habito da leitura desde pequena, para que no futuro sejam esclarecidos.
Portanto, é necessário que os indivíduos se conscientizem que a leitura cria barreiras de conhecimento que são indestrutíveis, traz desenvolvimento, torna as pessoas mais criticas e ao mesmo tempo, mais humanas. A leitura nos dias atuais está cada vez mais essencial na sociedade.