AS COISAS DE DEUS

Chamou-me a atenção para um exame o fato de o capítulo 8 da Epístola do Apóstolo Paulo aos Romanos apresentar, em cinco dos seus trinta e nove versículos, o substantivo feminino plural COISAS.

COISA ou COUSA é o que existe ou pode existir, consoante ensina-nos o velho Dicionário.

Este vocábulo, por constar de um número expressivo de versículos que compõem o mais belo capítulo de um dos mais belos Livros das Escrituras Sagradas, recebe deste humilde articulista o azado título de AS COISAS DE DEUS.

Eis a análise pretendida:

 

VERSÍCULO 5: "Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as COISAS do Espírito."

Mister se faz dizer que trata este capítulo da mais profunda apologia à Salvação Eterna do crente em Jesus Cristo envidada pelo Apóstolo das Gentes.

Dos versículos de 1 a 13, Paulo discorre sobre a carne, nossos corpos mortais, dizendo que, assim como o Espírito de Deus, que em nós habita, ressuscitou a Jesus dentre os mortos, há de vivificar também os nossos corpos mortais.

Vivificados, pois, pelo Espírito, os que são segundo o Espírito inclinam-se para AS COISAS DO ESPÍRITO, porque "a inclinação do Espírito é vida e paz." (v.6)

Inclinar-se para as coisas do Espírito é andar pelo Espírito (Gl.5:16), é ser guiado pelo Espírito (id.v.18), é viver pelo Espírito (id.v.25), é ser revestido do fruto do Espírito, e "o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio;" (id.vv.22,23).

Diferentemente da inclinação da carne, que é morte (Rm.8:6), causada por obras cobiçadas pela carne (Gl.5:16), obras demais evidentes: "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas," (id.vv.19-21)
 

VERSÍCULO 28: "E sabemos que todas as COISAS concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

Consoante este versículo, os que amam a Deus são os chamados segundo o propósito (intenção, deliberação, resolução) de Deus. Porque os que dantes CONHECEU (apreciou, avaliou, aceitou), também os PREDESTINOU (destinou com antecipação, escolheu desde toda a eternidade) para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também CHAMOU (disse em voz alta o nome do predestinado para que viesse a Ele); e aos que chamou, a estes também JUSTIFICOU (tornou justo, provou a sua inocência, através do sangue e da Ressurreição de Cristo); e aos que justificou, a estes também GLORIFICOU (homenageou, honrou) (vv.29,30).

Todas estas coisas: o conhecer, a predestinação, a chamada, a justificação e a glorificação (que é a última etapa a se cumprir na vida do crente; o ápice da salvação do crente), concorrem (contribuem, cooperam, colaboram) para o bem daqueles que amam a Deus.

O Senhor Jesus Cristo ensina-nos quem são os que o amam, em Jo.14:21.

 

VERSÍCULO 31: "Que diremos, pois, a estas COISAS? Se Deus é por nós, quem será contra nós?"

Bem, diremos simplesmente que as coisas supracitadas: o conhecer, a predestinação, a chamada, a justificação e a glorificação, dadas por Deus aos que o amam, são inefáveis, eternas.

Quanto à pergunta: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?", não há a necessidade de alguém respondê-la, até mesmo porque ninguém conseguiria. Por maiores que sejam os esforços malignos da pessoa contrária a Deus e a nós, eles redundariam no mais completo e vergonhoso fracasso.

 

VERSÍCULO 32: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará com Ele todas as COISAS?"

Ao entregar seu Filho por todos nós Deus provou o seu amor para conosco: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna." (Jo.3:16)

Ao dar-nos o seu Filho Unigênito Deus nos deu com Ele todas as coisas. Jesus Cristo e TODAS AS COISAS são dados simultaneamente aos crentes nEle.

Vale ressaltar que Deus não nos deu somente uma coisa, tampouco duas, mas TODAS as coisas. De todas as bênçãos espirituais o crente já se encontra completamente realizado: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com TODAS AS BÊNÇÃOS espirituais nas regiões celestes em Cristo." (Ef.1:3)

É relevante observarmos que neste primeiro capítulo da Carta aos Efésios, nos versículos imediatamente seguintes ao 3, Paulo liga a TODAS AS BÊNÇÃOS espirituais a eleição e a predestinação, como fez em Rm.8:29-30. Aliás, seria um contra-senso Deus nos dar Jesus Cristo sem dar-nos com Ele todas as coisas ou todas as bênçãos espirituais. Uma pessoa só é abençoada com todas as bênçãos espirituais quando ela recebe a Cristo; ao receber a Cristo a pessoa é abençoada instantaneamente, com todas as bênçãos espirituais. São intrínsecos!

 

VERSÍCULO 37: "Mas em todas estas COISAS somos mais que vencedores, por aquele que nos amou."

Com pinceladas de magistral teologia Paulo conclui este capítulo com um retumbante Cântico de Vitória. Este Cântico vai dos vv.31 ao 39, e se constitui no mais belo Cântico de Segurança Eterna dos Salvos de todas as Escrituras Sagradas. Nele, o Apóstolo faz nada menos que sete perguntas, que sustentam a impossibilidade de algo ou alguém nos separar do Amor de Deus; e, nos vv.37-39, ele mesmo responde às perguntas, concluindo que nada e ninguém "nos poderá separar do Amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."

Ef.2:4,5 faz-nos entender que o Amor de Deus é a sua Graça, e a Graça é o Amor de Deus; e é por ela, pela Graça, que somos salvos: "Mas Deus, sendo rico em Misericórdia, pelo seu MUITO AMOR COM QUE NOS AMOU, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (PELA GRAÇA SOIS SAVOS)."

Portanto, somos salvos tão-somente pela Graça de Deus, que é o seu Amor, e nada e ninguém, mas nada e ninguém mesmo "NOS PODERÁ SEPARAR DO AMOR DE DEUS, QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR."

"O AMOR JAMAIS ACABA", diz Paulo, em 1Co.13:8.

Ora, se acabasse o Amor, isto é, na hipótese absurda de o Amor findar-se, a Salvação do Crente em Jesus Cristo igualmente acabaria, visto que ela está inteiramente alicerçada no Amor de Cristo; findar-se-ia porquanto deixaria de ser eterna; restringir-se-ia à efemeridade, tornar-se-ia qual um rastilho de "fogo-de-palha", conforme anelam todos os religiosos vacilantes adeptos da "salvação" instável, da "salvação" momentânea, da "salvação" amissível.

A perfeição deste Cântico de Vitória do Apóstolo Paulo nos faz ver e sentir, com a mais absoluta segurança, e para o nosso mais completo gozo, que EM TODAS ESTAS COISAS: contribuição para o nosso bem, propósito de Deus (v.28); o conhecer, a predestinação (v.29); a chamada, a justificação, a glorificação (v.30); a realidade incontestável de que Deus é por nós (v.31); a entrega de seu Filho por nós, juntamente com todas as coisas (v.32); o não intentar acusação contra os escolhidos de Deus (v.33); a não condenação dos escolhidos de Deus, a Morte e a Ressurreição de Cristo Jesus, a Intercessão Indefectível dEle a nosso favor (v.34); o Amor de Cristo, a tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada (v.35); a perfeição deste Cântico de Vitória nos faz ver e sentir que "em TODAS ESTAS COISAS somos mais que vencedores, por aquele que nos amou." (v.37)

E, sabendo que não somos apenas Vencedores, porém MAIS QUE VENCEDORES, podemos estar certos, isto é, ter a certeza absoluta de que, "nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura NOS PODERÁ SEPARAR DO AMOR DE DEUS, QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR." (vv.38,39)

A Salvação do Crente em Jesus Cristo lhe é dada no, com e pelo Amor de Deus, que está em Cristo Jesus; aliás, não poderia ser de outra forma, visto que Deus é Amor (1Jo.4:8,16), e tudo o que vem dEle, sobretudo a promessa de Vida Eterna ao crente no Senhor Jesus Cristo, que é a maior de todas as suas promessas (1Jo.2:25), só pode ser revestido do mais profundo e inefável Amor.

Destarte, concluo este prazeroso estudo fazendo um humilde pedido: se alguma criatura, visível ou invisível, aqui ou acolá, souber de alguém ou de alguma coisa que nos poderá separar do Amor Eterno de Deus, favor comunicar-me, para que eu possa saber até que ponto da malfadada incredulidade pode alguém chegar.

As coisas maravilhosas de Deus se nos constituem as suas bênçãos espirituais. E em todas elas somos abençoados e mais que vencedores!

Eis as COISAS DO ESPÍRITO (Rm.8:5), que são AS COISAS DE DEUS, pois Deus é Espírito (Jo.4:24) e o Espírito é Deus (At.5:3,4); COISAS DE DEUS que concorrem, juntam-se, contribuem, cooperam, colaboram - TODAS ELAS -, "para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm.8:28)

Lázaro Justo Jacinto