Tema: Não fuja de sua chamada( Ex. Cap. 3 e 4)

Introdução: Quando observamos a trajetória de vida de Moisés, fica evidente que Deus tinha um propósito muito forte em sua vida. Quando nasceu, no Egito, havia uma ordem de faraó que todas as crianças do sexo masculino deveriam ser lançadas no rio Nilo. Sua mãe o escondeu por três meses, quando não dava mais para guardá-lo construiu um cesto de betume e lançou no rio, quanta coisa poderia ter acontecido, antes do menino ser encontrado pela filha de faraó. O cesto poderia ter virado, ou encalhado em alguma galhada, algum animal poderia ter pegado a criança. Mas acredito que Deus o guardou para uma grande obra, então ele é encontrado pela filha de faraó, sua própria mãe, o cria como ama e mais tarde é levado para o Egito, onde é ensinado segundo os costumes dos egípcios. Agora em êxodo cap. 3 narra que Moisés já era grande. (é um perigo o homem se sentir grande) com cerca de 40 anos ele sai para conhecer o seu povo e observa um egípcio sendo rude junto a um hebreu, então ele o mata e esconde na areia. Assim com o vento remove a areia do deserto, com o tempo, todo erro praticado aparece. Depois dois hebreus estavam brigando, Moisés repreende os dois, e o hebreu que estava agredindo fala a Moisés: - Quem te colocou como príncipe (ou maioral, ou juiz) sobre nós? De principio parece uma fala comum, más foi uma palavra muito pesada, movida de ciúmes e inveja, já que Moisés não morava com eles e sim com o povo do Egito, junto a faraó. Uma palavra maldosa, fez com que Moisés venha a desistir de seus sonhos de sua chamada. E mais tarde faraó fica sabendo e tenta matar Moisés, então ele foge para o deserto de Mídia. E hoje não são diferentes em nossos dias, quantas pessoas tem desistido de sua chamada por, darem ouvidos a palavras maldosas, lógico que Deus usa todas as circunstancias para nos ensinar e nos preparar para a boa obra. Moisés fica ali por cerca de 40 anos, e quando Deus vai chamá-lo. Moisés já tinha desistido de seus planos, de seus sonhos e de sua chamada. Más Deus não tinha desistido dos sonhos de Moisés e usou de todos os argumentos para Moisés tomar posição de vaso novamente. E durante a conversa de Deus com Moisés, Moisés mostra cinco desculpas para não voltar para o Egito.

Vamos meditar um pouco sobre isto.

1ª) desculpa de Moisés. . Quem sou eu?

Moisés ficou cerca de 40 anos no deserto, talvez a fala do Hebreu ficou presa em sua cabeça.( quem te colocou como príncipe sobre nós.) esta palavra maldosa surtiu um efeito negativo muito grande em sua vida. Primeiro foi para deserto, e depois já não se sentia mais útil para a obra de Deus. Hoje nós temos que pensarmos sobre as palavras que lançamos para as outras pessoas. A palavra tem poder para matar ou dar vida nos sonhos dos irmãos. Deus respondeu para Moisés, eu irei com você, ou seja, realmente sozinho nos não podemos realizar nada. Mas não podemos esquecer que o Deus todo poderoso é conosco, com ele em nosso barco as portas se abrem as muralhas são derrubadas, o gigante caí por terra. A presença dele é garantia de vitória. Ele não nos garante um mar tranqüilo, más sim uma chegada segura ao porto certo.

2ª) Desculpa de Moisés.Quando perguntarem qual o nome do Deus que me enviou , o que lhe direi?

O povo do Egito serviam a vários Deuses, era razoável o segundo questionamento de Moisés. E Deus responde a Moisés dizendo assim: Diga que o Deus de seus pais, o Deus de Abraão o Deus de Isaque e o Deus de Jacó te enviou diga que o grande Eu sou te enviou. Quando se manifesta como o Deus de Abraão , representa ou tipifica o trabalhar do Deus pai. Abraão conquistou , furou muitos poços, adquiriu muitos bens . assim como Deus criou tudo o visível e o invisível. Quando se manifesta como o Deus de Isaque tipifica o trabalhar do filho, ou seja o trabalhar de Jesus. Isaque era o filho de Abrão. Isaque herdou as bençãos de seu pai e pouco conquistou mas viveu das bençãos de seu pai Abraão. Assim foi o trabalhar do filho(jesus) ele sempre dizia eu faço como o pai tem mandado, falo como pai tem me ensinado. E quando fala o Deus de Jacó tipifica o trabalhar do Espirito Santo. Assim como o espirito santo transformou jaco ( trapaceiro) em Israel(príncipe de Deus) o espirito Santo também está trabalhando em nossa vida, nosso caráter para nos transformarmos a imagem de cristo. E um dia reinarmos com nosso Deus. E depois se manifestou também como o grande Eu sou. Acredito que Moisés não tenha entendido a grandiosidade deste nome como o grande Eu sou. Mas na medida que ele se colocou a disposição de Deus na obra e as dificuldades foram aparecendo. O Senhor se manifestava como o grande Eu Sou. Moisés precisou de pão o senhor falou eu sou fonte de pão , precisou de água o senhor falou eu sou fonte de água, precisou de um caminho o senhor falou eu sou o caminho e abriu o mar e muito mais o Eu sou fez . mais tarde o senhor Jesus em joão cap. 8 ver 28 também falou quando o filho do homem for levantado então saberás s que eu sou. Ou seja o senhor Jesus é o grande Eu sou. E Jesus também curou, alimentou e disse eu sou o pão que desceu do céu, mas este seria um outro assunto para meditarmos. O nosso Deus não poderia escrever simplesmente eu sou isto, ou eu sou aquilo, sabe o nosso DEUS é muito mais do que cremos ou pensamos ele é o poderoso Eu sou. e de acordo com a nossa necessidade ele se manifesta.

3ª) Desculpa de Moisés. . Não crerão na minha palavra?

Diante desta indagação de Moisés o senhor, mostrou vários sinais , sendo o cajado de Moisés que virou uma cobra, sua mão ficou leprosa e depois ficava sã em seu peito e as águas que viravam sangue. O evangelho não consiste somente de palavras mas de sinais . o mundo precisa olhar para nossa vida e ver sinais de mudanças em nosso caráter em nossas atitudes. Quando Pedro e João foram introduzidos na presença do sumo sacerdote em atos cap. 4 por terem curado um coxo de nascença no nome de Jesus. As autoridades observaram que Pedro e João estavam cheios de ousadia e intrepidez. Ou seja o tempo que passaram com Jesus havia provocado mudanças nos discípulos. João uma certa vez pediu para Jesus deixa-lo orar para mandar fogo e queimar uma aldeia de samaritanos, e mais tarde ao escrever suas epístolas fica conhecido com o discípulo do amor. O mundo precisa ver sinais na nossa vida, através de nossas atitudes, palavras e nosso caráter transformados.

4ª) Desculpa de Moisés. . Eu Não sou eloquente?

Moisés disse ao senhor que não era eloquente, então o senhor responde para ele, quem fez a boca do homem. Certamente não é a eloquência que convence o homem de seu pecado.Existe evidencias, e, o próprio Paulo afirma que não era eloquente. Ele cita em 1Cor.cap. 2 ver 1 ao 5 . Quando esteve com eles, não usou palavras eloquentes , más anunciou somente a jesus cristo, crucificado. Logico que é gostoso ouvir uma pessoa eloquente ministrando a palavra. Mas não é pela entonação da voz, é necessário tocar na vida da palavra e anunciar Cristo. Fico muito triste quando alguns pregadores só fazem barulho e não pregam nada. Tem pessoas que dizem, não neguem oportunidade leia somente um versículo na igreja , já ta bom você já fez a sua parte. Eu penso diferente se você não meditou na palavra, não orou, digo a pessoa que teve tempo para se preparar mas ficou fazendo outra coisa tipo assistindo televisão, no computador ou outra coisa qualquer. No meu ponto de vista é melhor você negar a oportunidade do que fazer a obra relaxadamente. Muitas vezes tira o tempo de quem pagou o preço e ta com a mensagem.

5ª) Desculpa de Moisés. . Envie outro Não eu ?

Diante de todas as desculpas de Moisés, o senhor foi paciente e rebateu, más quando moisés ficou sem argumento e disse simplesmente envia outro. Neste momento a ira do senhor apareceu. Parece que Moisés estava dizendo, a senhor eu já to contente com a minha vida aqui cuidando de ovelhas , tenho minha esposa e filhos, ta tudo bom . quantas vezes vejo isto. Tem pessoas que estão acomodadas vivem apenas na ótica secular. Daí precisa de conhecer a ira do senhor para sair da zona de conforto e usar os talentos que Deus deixou, não podemos enterrar nossos talentos. Hoje em dia tem muitas dracmas perdidas e o pior dentro da igreja, tao paradas juntando pó. Amado se o senhor te chamou para louvar, ou para pregar a palavra ou qualquer outra chamada é necessário tomar posição e se colocar como um canal de benção. Deixa Deus te usar.

Finalizando: Moisés volta para o Egito com o cajado em sua mão. O encontro com Deus no monte Horebe fez com que Moisés tomasse posição novamente e agora com o cajado em sua mão,ele volta para o Egito cajado fala posição, ministério, chamada. O senhor permite entrarmos no deserto , mas la, é apenas uma fase de aprendizagem , precisamos de voltar para a posição com o cajado , a autoridade de Deus em nossa vida, para sermos um vaso nas mãos do senhor e resgatarmos as vidas oprimidas no Egito e guia-las para a terra prometida onde mana leite e mel. Fique na paz do senhor e que Deus possa te abençoar grandemente e lembre-se o que importa é o que Deus diz a seu respeito e não o homem. você é uma benção do senhor ele tem um plano um projeto em sua vida. a dracma só tem valor nas mãos do dono da casa, você somente tem valor nas mãos de Deus. E ao lermos no livro de atos capitulo sete ver. 35 vemos Estevam dizendo " A este Moisés, ao que haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? A este enviou Deus como principe e libertador, pelo mão do anjo que lhe apareceu na sarça."  O importante é o que DEUS pensa e diz a seu respeito. 

 me siga no youtube no canal Frutificando na palavra Pr Adailton Cruz