As Ciências Sociais e o estudo da relação homem-natureza

The Social Sciences and the study of man-nature relationship

Les Sciences Sociales et l’étude de la relation homme-nature

 

Resumo : Este artigo tem o objetivo de fomentar uma discussão sobre a relação do homem com o meio ambiente, e as questões ambientais envolvidas nessa interação, que podem ser analisadas através das Ciências Sociais. A proposta é discutir como as Ciências Sociais podem ser interessante tanto para a crítica da crise ambiental na sociedade contemporânea, como também cumprir o papel de orientar na busca de soluções aos problemas ambientais atuais e na promoção do próprio desenvolvimento sustentável.

Palavras chaves : natureza, sociedade, ciências sociais, interdisciplinaridade, pesquisa.

 

Abstract : This article aims to promote a discussion about the relationship between man and the environment, and environmental issues involved in this interaction, which can be analyzed by the Social Sciences. The proposal is to discuss how social science can be interesting both for criticism of the environmental crisis in contemporary society, but also fulfill the role of guiding the search for solutions to current environmental problems and promoting sustainable development itself.

Keywords: nature, society, social sciences, interdisciplinary, research.

 

Résumé : Cet article a pour but de promouvoir un débat sur la relation entre l'homme et l'environnement, et les questions environnementales impliquées dans cette interaction, qui peuvent être analysées par les sciences sociales. La proposition est de discuter sur comment la science sociale peut être intéressante à la fois pour la critique de la crise environnementale dans la société contemporaine, mais aussi jouer le rôle de guider la recherche de solutions aux problèmes environnementaux actuels et promouvoir le développement durable lui-même.

Mots-clés: nature, société, les sciences sociales, recherche interdisciplinaire.

 

 

A natureza constitui um objeto de estudo complexo, e assim sendo, pode ser observada e analisada através da interdisciplinaridade. Neste contexto, entre tantas outras concepções que podem ser feitas, podemos entender a natureza como um conjunto de fenômenos físicos que se estendem indefinidamente no espaço e no tempo, e que são ligados entre eles pela relação de causa e efeito, por isso podemos falar de natureza e não de caos. Entram igualmente nessa concepção, os atos humanos e o que chamamos de fatos sociais, porque eles têm um significado e um valor com aspectos físicos, e pertencem a natureza considerada no seu todo (Del Vecchio, 1961, pp. 683-692).

Então, muitas disciplinas se interessam também pelo estudo da ruptura que vem ocorrendo ao longo do tempo na relação do homem com a natureza e o meio ambiente. Assim sendo, estudos tem evidenciado que o movimento de ruptura entre homem e natureza não é um fato recente, mais que ao contrário, remonta muito longe. Desde o seu aparecimento, o homem vem interferindo na natureza, pois a própria presença humana é um fator a ser considerado como uma influência importante sobre o meio ambiente, o ecossistema e suas espécies vegetais e animais, sendo que a utilização de recursos naturais tem também sido intensificada ao longo do tempo.

Como argumenta Philip Fearnside (Fearnside, 2002), os humanos são uma parte do ecossistema global, e alcançaram um ponto onde suas ações são capazes de desestabilizar funções básicas que mantêm a qualidade ambiental na Terra, inclusive a sua produtividade e habitabilidade. Estas relações estão mudando rapidamente no início do século XXI, e pode ser esperado que continuem apresentando mudanças ao longo do tempo. Podemos constatar que a relação homem/natureza, apresenta-se como um espaço que é marcado pela problemática da dominação do homem sobre a natureza, afetando assim o contexto social.

Também por tal razão, os pesquisadores passaram a estudar essa relação do homem/natureza, o que tem levado a reflexão sobre essa dominação humana sobre o meio ambiente e sua biodiversidade, embora se argumente também que podemos compreender que é uma dominação que tem seus limites impostos pela própria natureza.

O poder de ação que o homem tem sobre a natureza demonstra suas limitações, porque os problemas ambientais, como por exemplo, poluição ambiental e mesmo as mudanças climáticas são conseqüências dessas intervenções.

De fato, há muito tempo, a natureza é uma problemática de real interesse para as ciências, isto de um modo geral. Por exemplo, a Teologia e correntes religiosas tentam há anos explicar o papel da natureza na sociedade, mais precisamente na vida do homem. Não por acaso a Filosofia também se interroga sobre o assunto, pois filósofos como Kant e Marx já estudavam em suas épocas, a concepção da natureza, e sua relação com o homem.

Da mesma forma, é interessante ressaltar que uma parte da Antropologia, busca analisar a relação que o homem estabelece com a natureza, principalmente para compreender quais os pontos em comum ligam estas duas categorias de seres vivos. Esta disciplina, assim como outras das Ciências Sociais, também pode investigar como é que ao seio desta relação homem/natureza, os elementos culturais, como por exemplo, os rituais, as regras, os comportamentos, etc., se fazem presentes. Na verdade, é busca de uma compreensão ou uma análise mais fina sobre como o mundo animal e vegetal são tratados pelas sociedades humanas.

Assim sendo, são abertas muitas perspectivas de pesquisa e de investigação, que podem ser formuladas através da observação de civilizações que demonstram os seus costumes, inclusive nas suas relações diretas com a natureza presente no meio ambiente ao qual eles pertencem.

Muitas pesquisas demonstram que o homem e a natureza estão ligados, razão pela qual no nosso próprio inconsciente existe a idéia de uma natureza virgem, exterior ao espaço cultivado, ou seja, caracterizada como um fetiche. Esta abordagem antropológica é ilustrada inclusive por Philippe Descola, na sua pesquisa realizada após um longo contato com os povos Jivaro Achuar, do Equador e do Peru (Héran, 2007).

Justamente, na visão antropológica baseada no estudo da vida dos povos indígenas, Philippe Descola (Héran, 2007, p. 797) explica a relação do homem com a natureza, abordando a crença irracional e as representações do mundo natural como uma objetivação que pode aparecer em um processo científico, teoria nomeada como ‘’intelectualista’’, mais também corroborando a teoria de Durkheim, que transmite os pressupostos que os homens projetam sobre o mundo que lhes cerca, categorias de percepções e ações que são saídas da sua própria organização social, e assim sendo as divisões da natureza são apenas o reflexo de hipóteses de divisões sociais.

O mundo animista se mostra capaz de reconhecer as plantas e os animais como seres vivos, e o homem pode estabelecer as relações de diálogos com esse meio. O elemento cultural é forte e considera animais, plantas e homens como parte de um mesmo universo capaz de interagir, e estabelecer mesmo relações sociais, afetivas e simbólicas. A natureza não é mais considerada como um objeto que serve de manipulação, mais como um terreno com o qual se pode interagir e integrar, assim o homem não está acima da natureza (Descola, 2005, p. 323).

No que diz respeito às Ciências Sociais e Humanas, estes estudos baseados na Antropologia, vem contribuir para as investigações através de seus métodos científicos, capazes de analisar a natureza na ordem social, e nas sociedades tanto tradicionais, quanto contemporâneas. O que é interessante observar, é o fato dessas teorias citadas, servirem de modelos para compreender não somente a ação, como também a visão do homem sobre a natureza.

Por exemplo, a ordem social estudada por Durkheim (Durkheim, 1996, p. 207-219), é abordada em muitos estudos antropológicos, nas pesquisas que tratam do assunto ‘’natureza’’ para estimular a percepção entre os modos de relação entre os humanos e os não humanos. A disciplina Sociologia do meio ambiente pode também se inspirar da antropologia clássica, para analisar os problemas atuais do meio ambiente.

Mais não obstante, constatamos na atualidade, o fato de que a preservação do meio ambiente pode representar também um outro elemento de análise, ou seja, das relações internacionais na comunidade internacional. A segurança e a paz podem também ser abordadas como estudo, porque o meio ambiente em muitas partes do mundo e em muitas ocasiões se transforma em um objeto de conflitos.

Muitos povos lutam para preservar o seu meio ambiente, a terra, a flora e a fauna, que são fundamentais para a coesão social do grupo, principalmente porque o equilíbrio ambiental pode diminuir os riscos da degradação social, como por exemplo, o êxodo rural, os conflitos agrários, etc.

Essa perspectiva de estudo pode ser ainda utilizada para regiões específicas. Podemos observar que a desordem de muitos sistemas sociais está ligada, entre outros fatores, a uma intensificação da exploração dos recursos naturais, fatos conhecidos como : deflorestação, miséria de muitas comunidades tradicionais, precariedade no meio rural, êxodo rural, conflitos pela posse de terras e de recursos naturais, etc., marcando assim um desequilíbrio na relação das populações habitantes com a natureza.

Outros questionamentos sobre o estudo da natureza também colocam em evidência a necessidade de uma valorização dos não humanos, como flora e fauna pelas ações humanas, e o despertar de uma consciência coletiva sobre a importância social da preservação, como algo que é fundamental para manter um equilíbrio social nas sociedades contemporâneas.

Estas pesquisas são um incentivo para que a sociedade possa estabelecer uma base ética sólida para ajudar na construção de um contexto social sustentável baseado no respeito à natureza, aos direitos humanos universais, à justiça econômica e a uma cultura de paz (Jacobi, 2003).

A valorização da natureza se reflete atualmente na busca por um desenvolvimento sustentável. Segundo François Héran, a história do ocidente é muito complexa, porque segundo a fórmula de Bacon, o homem pode à um momento determinado compreender que ele somente poderia triunfar sobre a natureza, se efetivamente a obedecesse. Por esta razão o homem passou do esquema estratégico da exploração, para a valorização tanto dos recursos naturais, quanto dos recursos humanos (Jacobi, 2003, p.805).

Então, podemos admitir que o conceito de desenvolvimento sustentável nasceu deste esforço do homem em compreender os mecanismos da natureza, sendo ele associado com a idéia de bem-estar, inclusive social. O desenvolvimento sustentável foi formulado para induzir as ações humanas nesse sentido do respeito ao meio ambiente. Vale ressaltar que os índices científicos mostravam já nos finais dos anos 80 uma alarmante situação ambiental, colocava em evidência que o homem não estava conseguindo dominar a natureza, e os riscos como o efeito estufa e mudanças climáticas, começavam a preocupar.

Muitos fatos sociais e ambientais contribuíram para um maior questionamento sobre a crise ambiental atual : injustiça social, exploração intensiva dos recursos naturais, extinção de muitas espécies da biodiversidade, etc., (Gonçalves, 2008) que também são conseqüência de um modelo de desenvolvimento econômico e industrial desequilibrado.

O conceito do desenvolvimento sustentável permite que haja uma discussão na sociedade sobre possíveis soluções para as questões sobre divisão das riquezas, a justiça social e a preservação da biodiversidade, mais também inclui uma compreensão sobre os riscos da degradação ambiental para a sociedade, o que fortalece o próprio processo de participação democrática.

Um projeto de desenvolvimento sustentável necessita de muitos fatores para ser efetivo, de esforços coletivos, da sociedade civil organizada, dos poderes públicos, das populações locais, etc., afim que sejam mobilizados todas as dimensões : cultural, econômica, social e ambiental, nesta perspectiva de limitar a ruptura do homem com a natureza, e favorecer efetivamente um retorno do homem à natureza, através de uma conscientização sobre a importância de uma preservação ambiental em todas as escalas da sociedade.

Sabemos que existe uma preocupação grande com o desenvolvimento econômico das nações, a redução da pobreza, e questões como a diminuição da desigualdade social, mais hoje já são incluídos nas pautas e discussões das sociedades, bem como das decisões públicas, a emergência dos problemas ambientais. A relação clássica entre o homem e a natureza no sistema capitalista, baseada na produção constante e no consumo de massa, se transforma pouco há pouco, abrindo espaço para uma nova relação em busca da sustentabilidade, o que hoje podemos compreender também como a busca de um desenvolvimento que seja sustentável.

Mais o desafio é conciliar o desenvolvimento econômico e social, com o equilíbrio ambiental, mudando o velho paradigma do mito do progresso e ideologia industrial que dava prioridade total ao desenvolvimento puramente econômico, sem considerar a sustentabilidade ou o meio natural, como sendo de fato, fontes de riquezas (Furtado, 1996).

Assim sendo, todos os atores sociais tem uma participação neste processo, inclusive a vasta área dos estudos sociais, que pode se implicar na busca de soluções para que um tal processo de equilíbrio seja viável na sociedade. Atualmente, do local ao global, a preservação do meio ambiente é uma causa para manifestações coletivas da sociedade civil organizada para favorecer o meio ambiente (Ledrut, 1979).

Voltando à Sociologia, por exemplo, ela pode se interrogar com vigor sobre as mudanças na natureza decorrentes da ação do homem. Esta disciplina pode ajudar na compreensão de que o homem não é uma parte distinta da natureza, e portanto embora ele possa usufruir de um poder de ação, existe uma necessidade constante de um equilíbrio nesta relação.

Para se encontrar soluções para a crise ambiental, é importante que a ciência e a tecnologia, bem como suas diversas disciplinas passem a conhecer melhor como funciona o meio ambiente, e principalmente compreender como vem se modificando ao longo do tempo essa relação do homem com a natureza. O que também implica as Ciências Sociais numa reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente, em uma análise sobre os problemas ambientais e suas conseqüências para as comunidades humanas.

Como explica Bruno Latour, este é o momento em que as Ciências Sociais têm uma perspectiva para compreender os fenômenos sociais que estão associados ao meio ambiente : ações, culturas e sociedades. É a construção de um ambiente global, que ganhou um senso global, pois após a crise ambiental da década de 60, nada globaliza ou unifica mais que a natureza e a política. Portanto, as preocupações sobre o meio ambiente representam a própria crise que deve absorver as Ciências Humanas, pois o que estava fora passou a estar presente no interior da nossa sociedade, e se transformou em jogos de disputas (Latour, Scwartz, Charvolin, 1991).

As pesquisas na área das Ciências Sociais sobre o meio ambiente cumprem também o papel de provocar uma mudança na percepção da sociedade sobre o estado da natureza, inclusive através da educação ambiental, que é fundamental para promover uma conscientização sobre o valor dos recursos naturais, e como eles podem ser uma ferramenta importante utilizada para gerar riquezas para o próprio desenvolvimento local e regional.

 Bibliografia

DESCOLA Philippe (2005), Par-Delà de nature et culture, Paris, Gallimard.

 DURKHEIM Emily (1996), Les règles de Durkeim un siècle après, Paris, L’Harmattan, p. 207-219.

 FEARNSIDE Philip M. (2002), ''A espécie humana como componente do ecossistema global no século XXI'', Coordenação de Pesquisas em Ecologia-CPEC Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, 2002.

 FURTADO, Celso (1996), O mito do desenvolvimento econômico, Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1996.

GONÇALVES Júlio César (2008), ''Homem-natureza: Uma Relação Conflitante ao Longo da História'', Revista Multidisciplinar da Uniesp.

 HERAN François (2007), ''Vers une sociologie des relations avec la nature'', Revue française de sociologie, n°48, p. 797.

JACOBI, Pedro (2003), ''Movimento Ambientalista no Brasil: Representação Social e Complexidade da Articulação de Práticas Coletivas'', in RIBEIRO, Wagner Costa, Patrimônio Ambiental Brasileiro, São Paulo, Edusp: Imprensa Oficial, p. 519-543.

 LATOUR Bruno, SCWARTZ Cécile, CHARVOLIN Florian (1991), ‘’Crises des environnements: défis aux sciences humaines’’, Futur antérior.1991.

 LEDRUT Raymond (1979), La Révolution cachée, Paris, Éditions Casterman.

 VECCHIO Giorgio Del (1961), ''L'homme et la nature'', Revue Philosophique de Louvain, Troisième série, Tome 59, n° 64, 1961, pp. 683-692.