As chuvas fortes necessariamente produzem mais escoamento superficial?

 Intuitivamente pensamos que quanto maior a quantidade de chuva, maior será a produção de enxurrada (escoamento superficial) e, logicamente, maior será o aumento da vazão dos rios. Este comportamento é esperado desde que a intensidade da chuva seja maior que a capacidade de infiltração da água no solo ou que o solo esteja com alto grau de umidade.

 No entanto, se o solo for profundo e estiver bastante seco, uma outra resposta ao evento de chuva pode acontecer.

 Quando o solo se encontra muito seco, a capacidade de infiltração de água se torna mais elevada. Se um evento de chuva forte coincidir com este período de seca, não necessariamente espera-se que haja a geração de escoamento superficial porque o solo possui maior capacidade de infiltração quando está mais seco. Desta forma, ele possui maior chance da água poder se infiltrar ao invés de escorrer em superfície. Assim, apesar de ter um evento de chuva forte, este fato não necessariamente implica em maior geração de enxurrada e aumento substancial da vazão dos rios.

 O solo seco em geral apresenta maior capacidade de infiltração porque, nesta condição, seus colóides e poros de pequeno diâmetro estão secos e possuem alta atração por água. No entanto, conforme molha-se o solo, estes componentes dele se tornam envolvidos por água e a capacidade de infiltração deixa de ser influenciada por estes fatores, se tornando menor à medida que o solo se torna mais úmido.

 Preparado a partir de:

 BONELL, M. Runoff generation in tropical forests. In: BONELL, M.; BRUIJNZEEL, L.A.(Eds.). Forests, Water and People in the Humid Tropics.CambridgeUniversity Press:Cambridge, 2005. p.314-406.