RESENHA

"AS CHAVES DOS SEGREDOS DA VIDA" é um livro, fundamentalmente, introspectivo, didático e reflexivo; sua base é espiritualista e as exposições dos vários conceitos que a integra iniciam pelos caminhos da auto-ajuda, da filosofia, metafísica e culmina na magia.
Muitas das inumeráveis ciências herméticas (orientais e ocidentais) são aqui filtradas e as suas concepções, resumidas em forma de aforismos.
Para o auxílio do entendimento dos vários assuntos ? tendo em vista a complexidade dos mesmos ? diagramas explicativos tornam mais fácil a sua assimilação.
As apresentações gráficas das diversas imagens objetivam impressionar o subconsciente e suas explicações sucintas corroboram para um profundo e perfeito aprendizado dos seus preceitos.
Esta obra é, em síntese, o aglomerado de anotações de longos vinte e sete anos de exaustivos estudos que foram mantidas em segredos no mais estrito segredo... Jamais foram vistas por ninguém.
Este tomo está sendo apresentado em formato de apostila totalizando cento e oitenta e seis páginas que, em formato de livro alcança a soma de trezentas e oitenta páginas.
Onze mandalas, criteriosamente elaborados compõem um conjunto diagramático sistematizados sob conceitos neurolinguísticos
Não existe um ordenamento explícito, nenhuma sessão exclusiva, nenhuma divisão temática ou capitular, tudo está de acordo com a ordem dos meus estudos, no seguimento dos passos em que trilhei e na exata posição em que foram "encontrados".
A percepção de tudo na vida está nos elementos que a compreensão dos seus princípios cumula de significados a própria existência e a torna transparente.
Esta é a razão da divulgação destas anotações.
"AS CHAVES DOS SEGREDOS DA VIDA" descortinam muitos dos mistérios da existência e haverá de preparar o leitor para o encontro de tantos outros, e ainda fará com que se torne apto e consciente de seus poderes interior para conquistar quaisquer coisas que almejar.
Há também de fazê-lo compreender o que busca e o motivo pelo qual busca, ou seja: a elucidação do caminho, das metas e do objetivo.
Questões como:

O que somos?
De onde viemos?
Para onde vamos?
O que é DEUS?
Quem é DEUS?
Como Ele age?
O que é o Amor?
O que é a existência humana?
O que é a morte?
Podemos viver para sempre?
Vida após a morte ou vida após a vida?
A cura para todos os males...
A felicidade ? O que é, onde está e como encontrá-la;
Contato com Seres de outras dimensões;
Poderes ocultos do homem ? como desenvolvê-los;
Possibilidade de materialização ? física quântica e metafísica;
Poder mental ? possibilidades além da imaginação;
O poder da vontade ? criação do próprio destino;
O poder da visualização;
Tudo isto e muito, muito mais se encontra nesta obra em forma de aforismos, em princípios básicos para a compreensão da vida, seus mecanismos e os seus fenômenos.
Imprescindível para todos aqueles que buscam o conhecimento, indispensável para quaisquer ordens doutrinárias.
Este não é um livro comum, ele deverá ser uma espécie de manual, um guia para a nova raça que estão chegando ao planeta - orientação para os filhos da Nova Era.
Esta é a obra que está em suas mãos, abra-a, folheie-a e conclua por si mesmo/a.
Um abraço.
Gutenberg Gomes da Silva
AFORISMOS

Aqueles que não conseguem nadar contra as correntezas, subordinam-se às intempéries, são portadores de medos, egoístas, ignorantes, tempestuosos e vivem sob os mandos das adversidades; não são senhores dos seus sentimentos e pensamentos. Que se afastem da magia!

Os terríveis Espíritos que guardam as portas da magia, destruirão, implacavelmente todos os fracos que ousarem adentrar ao templo da magia.

Toda idéia nova deve ser investigada para não se acreditar em erros sutis, o que prejudicaria a nossa busca.

Uma firme crença em uma falsidade trará sérios problemas à nossa vida.

Ao procuramos o conhecimento hermético devemos conscientizarmo-nos de que isto se deve em prol da humanidade e não para nós mesmos.

Aquele que pensar de forma diferente dará vazão ao desenvolvimento de sua personalidade.
Obs.: Torna-se perigoso, ao buscador, esta inobservância.

Quando soubermos o pouco suficiente para fazermos perguntas, estaremos nos preparados para aprender.

As portas da magia somente estão acessíveis somente aos verdadeiros magos, aos demais, elas representam as entradas para o sepulcro.

O discípulo perfeito não é aquele que é frio, insensível e sim, é aquele que responde a todas as vibrações do universo exterior, que se comove com tudo e a tudo responde, todavia, a nada se prende.

Todos e quaisquer ensinamentos, de qualquer ordem, devem ser, minuciosamente, submetido ao mais rigoroso julgamento de consciência e análise de raciocínio.

Todo conhecimento deve ser sentido para ser impresso em nossa Alma.

Deve-se sempre, através da intuição íntima, avaliar as informações recebidas.

Todos os ensinamentos devem ser, estritamente, analisados antes de serem aceitos, quer seja ele oriundo dos planos físicos ou supra físicos.

Não basta conhecer a ciência secreta das forças ocultas do homem e da natureza, temos que conhecer as palavras de força que as controlam, sem isto, todos os estudos são inúteis.
Nos estudos individuais temos que evitar o afloramento do egoísmo, tão comum em prática nestas formas de trabalhos.

O mestre deve ter o cuidado de não deixar despertar, em seu discípulo, poderes que estarão fora do seu controle.

É precisamente na assimilação das comunicações dos outros que reside o primeiro grau do conhecimento direto.

O discípulo deve não crer, e sim, pensar em tudo o que lhe for apresentado.

Para tomar posse do conhecimento devemos estar atentos, acessíveis e deixar que as coisas a nós se apresentem.

Um discípulo bem preparado para o aprendizado, vibrando em uníssono com o seu mestre, obterá dele, mais ensinamentos do que o mesmo dispõe em suas preleções.

Aquele que estiver pronto para o aprendizado, responderá, imediatamente, aos ensinamentos pois que, já se encontra desenvolvido o suficiente para tal.

Dá-se o que se pede: exortações, ensinamentos ou explicações; todavia deve-se ter o cuidado de se evitar as inúteis discussões.

Quando discutimos forçando um ensinamento, violentamos a mente do aprendiz e o obrigamos a engolir um alimento que ainda lhe é indigesto.

O alimento dos filhotes deve ser delicado conforme a sua constituição.

Ao nos introduzirmos nos estudos da magia e ocultismo, perdemos a proteção que a ignorância nos oferece.

Um Espírito, sem o corpo grosseiro, sente as emoções com bastante intensidade e pode ser subjugado neste ponto.

Como manter-se no poder.

1 Evitar discussões tolas e inúteis, para se acumular energia;
2 Dormir cedo;
3 Ficar e permanecer na disposição de atenção ao pensamento de dominar quaisquer mentes que se insinuar na sua;
4 Trazer para a sensação experimental do físico, as teorias de domínio que são do seu conhecimento;
5 Assistir a filmes que estimulam o poder e o domínio e procurar a identificação com o personagem que representa a força que tal sensação encarna;
6 Evitar se envolver com a comédia humana e manter-se como observador;
7 Estimular o aumento da sensibilidade e conseguir o controle da mesma;
8 Alimentar-se correta e devidamente;
9 Habituar-se às técnicas de meditação para a concentração de forças.

Antes de iniciar a técnica de cura, é necessário que obtenhas os conhecimentos da ação deste mecanismo para que te cientifiques de sua responsabilidade neste processo.

Podemos ser quem quisermos e o que quisermos, basta que, para isto, reunamos todos os elementos mentais, emocionais e psicológicos, que serão necessários ao surgimento, à vida e o crescimento deste Ser.

Mantenhamos a expectativa de que algo de extraordinário está para acontecer.

O Ser traz, em si, muitos dons e, quando ele assume uma postura física de acordo com a sua natureza, o seu ambiente lhe proporciona exteriorizar tais faculdades, desta forma, as energias evolutivas estimulam a sua vontade.

Todos os Seres, interna e externamente é a exteriorização de sua vivência e suas experiências.

Todo movimento de um Ser é a exteriorização de seus pensamentos.

O estudante deve cobrir-se de coragem sobre-humana para progredir na senda do ocultismo.

O segredo de se conseguir algo é acender, em si próprio, a sensação de já tê-lo.

A nossa forma de pensar determina o nosso ambiente e as condições em que nele vivemos.

As coisas nos acontecem conforme as nossas crenças.

Sob um inflexível determinismo somos movidos por um fluxo e refluxo que, alternadamente, nos colocam sob a representação de aspectos extremos na vida.

A cadeia de tais acontecimentos e firmam na necessidade de compreendermos as lições que nos são compulsórias.

Alguns Seres desfilam pela vida altivos e intrépidos, buscando os mais valorosos tesouros e, em sua jornada se distraem e se olvidam de levar para o seu caminho algo bastante simples ? todavia extremamente necessário: segurança.

O fazer por merecer é uma prece para se obter o que se deseja.

Cada um percebe o mundo de acordo com a sua organização física e mental de acordo com os seus corpos que estão em funcionamento, será a decodificação destas sensações percebidas e suas interpretações que a realidade individual será criada.

As cores, os sons, as imagens, a temperatura, a textura, a densidade dos objetos, o seu delineamento, a sua luminosidade ou opacidade, a noção de arte, do feio ou belo; o padrão de reconhecimento de tudo isto é subjetivo como também o é sua impressão em cada indivíduo.

Se uma força contida não for governada ela escapará pelo canal a que está estreitamente ligada.
O feio e o belo, o bom e o ruim, o agradável e o repugnante dependem da reação de cada indivíduo que sentirá particularmente e reagirá sob a descarga das diversas substâncias despejadas em seu organismo estimuladas pelas sensações que teve.

Alguns sons, levados a um indivíduo e mantidos por um tempo específico, pode causar-lhe danos tremendos em sua constituição; desde um incômodo emocional psicológico, uma epilepsia, uma lesão orgânica e - além destes distúrbios psicossomáticos - podem lhe acarretar até mesmo a sua morte.

Em todos os reinos somente os mais aptos sobrevivem, os mais fortes, os mais capazes - os mais bem equipados garantem a continuidade da espécie. Para garantir uma boa linhagem é necessário provar a sua capacidade e evidenciar o seu domínio.

Os Seres humanos já transcenderam este estágio: Eles são filhos do AMOR.


Toda força contida não governada colocará em risco o recipiente que a contém.

O iniciado vive mil vidas em uma e sente mil sensações onde o neófito nada percebe.

Quando o homem não domina os seus desejos, estes o domina.

Cada pensamento estimula certas células do cérebro e exercita um tecido, órgão ou músculos do corpo, assim como também influi em seu fluxo sanguíneo e linfático.

A organização mental de uma pessoa é afinada pelo caráter dos seus pensamentos e a tensão ou força de sua vontade.

As vozes dos animais são os ecos da natureza.

A força do pensamento se concentra na solidão.

Na solidão e no silêncio são geradas as grandes coisas.

O poder do homem vem do silêncio de sua Alma.

Para trabalhar em algo precisamos ter um produto mental definido e um impulso emocional para acender em nós o fogo da atividade.

O pensamento gera a ação.

Nosso ambiente será o mesmo dos nossos elementos mentais predominantes.

Os nossos pensamentos delineiam, pintam e dão formas e densidade ao nosso ambiente, são os seus elementos que constituem o conjunto e nele tudo se organiza.

Aquele que almeja uma nova vida deve buscar novos pensamentos e emigrar para novas terras.

Um Espírito age sob o impulso de outro Espírito; por isto, se nos afinarmos com os pensamentos dos grandes homens, estaremos no caminho de suas conquistas e, consequentemente, do nosso êxito.

Os pensamentos com os quais nos harmonizamos, fixam em nós e nos guiam.

Os pensamentos com os quais não nos identificamos e não sentimos, não nos fazem vibrar, desta forma não ficam em nós.

Para que fixemos um pensamento em nós, devemos levá-lo à nossa mente e fixá-lo em nós através de sensações; é preciso senti-lo para prendê-lo.

Toda força e todos os poderes dos grandes homens estão disponíveis àqueles que possam acessar o manancial em que tais elementos se encontram.

Ao esforçarmo-nos para buscar o êxito estaremos no caminho dos grandes conquistadores, se a nossa vontade se firma na inércia, estaremos rumando para o encontro dos desafortunados onde teremos que saborear os frutos colhidos por todos os indivíduos mal sucedidos.

Os súditos devem se curvar diante da passagem do rei. Se és rei, aprecie quantos que a ti se curvam; se és súdito, apenas se curve.

As inclinações das pessoas devem ser respeitadas, pois a natureza as dotou de certos dons para determinados trabalhos.

O Ser humano somente existe como a materialização de um Espírito, quando ele compreende isto, procura estender a sua existência; primeiro busca a longevidade e, posteriormente, a imortalidade.

A sua perenidade depende de conhecer, despertar e considerar os preceitos eternos. O liame que pode fazê-lo sentir a imortalidade é a sua relação com o Divino, com o Espírito que o gerou, e a sua salvação está na fusão com o mesmo.

A grande realidade da existência humana é que ela é uma ilusão; o Ser humano é uma criatura perceptiva e tudo o que é percebido por ele é uma miragem.

A verdade desta irrealidade está codificada em leis pré-determinadas que as regulam e as estabelecem.

Para se obter uma técnica é preciso que nos esforcemos em seu treinamento.

Para se obter novas habilidades devemos imaginá-las, e nos empenhar em exercitá-las.

Cada exercício deve ser repetido até o completo domínio do movimento.

Para uma perfeita assimilação dos movimentos, os mesmos devem ser observados minuciosamente; sentidos e analisados, antes de serem executados.