Qual a causa do crime? O que provoca os problemas sociais? Como podemos resolver estes problemas?

            A experiência dos países ricos mostrou a criminalidade está diretamente relacionada ao nível de desenvolvimento social. Quando melhoram os índices de educação, a distribuição de renda, os mecanismos de controle sociais e a segurança pública, o crime fica restrito a casos de psicopatia genética ou provocada por problemas familiares e crimes passionais. A situação é mais complicada quando a nação é muito grande ou abriga minorias que tem problemas de integração ao modelo social.

            Um exemplo disto é que os negros e latinos estão mais envolvidos com a criminalidade nos Estados Unidos, os ciganos no leste europeu, os muçulmanos e negros na França, os pobres no Brasil, os Mongóis na China... Alguns grupos têm valores diferentes daqueles do grupo dominante e acabam excluídos e marginalizados.

            Desta forma para analisar corretamente a causa de problemas sociais como a criminalidade é preciso levar em considerações fatores históricos, que contam a formação dos diversos grupos que formam uma população e sua inserção nesta sociedade com o passar do tempo, sociais, qual é a posição destes grupos dentro da estrutura social, culturais, quais os valores destes grupos e os conflitos entre eles, genéticos, como doenças físicas e mentais. Compreender e controlar estes fatores é determinante para se conseguir minorar os casos de crimes graves e os conflitos que afligem sociedades complexas como a Brasileira.