Constantemente novos recursos para segurança são lançados e a maioria é falha. Na verdade, todos os produtos são falhos, o que realmente caracteriza a funcionalidade do produto é como a sua falha pode ser encontrada ou manipulada por pessoas mal intencionadas.

Há pouco tempo uma escola particular no interior de São Paulo relatou à uma empresa de segurança que um de seus alunos faltara a diversas aulas porém, as catracas e o sistema da escola afirmavam que ele estava na sala de aula, sua presença, segundo o sistema, era incontestável.

Sistema falho.  Mais tarde, deram a notícia que o problema não era na cancela (mesmo que catraca) mas sim no computador utilizado para armazenar todos os dados da escola, erro cometido pelo responsável pela informática que deixou o tal computador na rede dos demais.

Os erros, depois de o problema ter acontecido, foram arrumados.

Agora, pense se isso caísse em mãos erradas, e se uma pessoa fora da escola tivesse acesso a esses dados que, além de conter os dados de presenças dos alunos, poderia conter informações pessoais do mesmo, nomes de parentes, CPF de pais e mães, RGs, entre muitas outras informações que dariam margem a bandidos fazerem extorsões com pais de alunos da escola.

 Além disso, por acaso ou não, todos os dados financeiros do computador da tesouraria também estavam nessa rede falha, problema que até agora não foi corrigido por descaso do responsável por informática desta escola. Uma simples permissão numa pasta da rede pode causar grandes problemas, catracas deveriam também existir na rede da escola, e não apenas nas entradas das salas de aulas.

Esse foi um caso real, que poderia ter sido pior, mas que por apenas e somente sorte não foi. Espero que vocês que estão à procura de opções de segurança para suas escolas, residências e apartamentos levem a sério a segurança física e virtual dos mesmos. Garanta que não será alvo de pessoas ou até quadrilhas mal intencionadas que poderão colocar a vida de muitos em  risco, além de causar um grande transtorno à você e talvez à sua marca.

Se você precisa de soluções mais eficazes em segurança, entre em contato com algumas empresas, que farão de seu ambiente uma muralha digital e física.