As câmeras digitais foram um grande desenvolvimento no mercado fotográfico, sendo um dos equipamentos mais procurados nos magazines de produtos de fotografia. Com formato diferente da máquina de fotos de origem, em que havia a necessidade de revelar e ampliar fotografias, as câmeras digitais captam a imagem por meio de um sensor e a contém em cartões de memória, que podem ser de vários tipos.

Tais imagens tiradas poderiam ser vistas no mesmo instante após a a imagem ser captada, na própria máquina fotográfica e existe a opção de apagar ou permanecer com a imagem escolhida. Essa versatilidade agrada aos usuários que poderão tirar centenas de fotografias e na verdade apenas ter como preferidas as que precisam e na mesma hora. Após tiradas, as fotos poderão ser passadas para um micro onde podem ser mais bem vistas, ou em TVs, álbuns na net e depois disso podem ser guardadas em Pen-drive, DVD, ou permaneceram na memória do computador.

As fotografias obtidas com os equipamentos digitais também podem ser impressas em papel fotográfico e com ótima resolução, o que as transforma em incrível qualidade. Essa qualidade da mesma forma será dependente dos megapixels em resolução do equipamento. Quanto melhor for o número de pixels, maior deverá ser a qualidade das fotografias determinadas.

Porém, não é unicamente tal qualidade que diferenciará as fotografias, outros fatores tais como a espécie das lentes também conta muito na hora da foto, assim como o software interno que mexe com os aspectos que são capturados pelas lentes da máquina. É comum fazer a compra de equipamentos que apresentam um número alto de megapixels, pois eles poderiam realmente ofertar imagens que ao serem ampliadas apresentem uma resolução boa. Entretanto, se o mote da aquisição não for empresarial, mesmo um equipamento digital com menos de resolução aparentauma compra muito boa se o emprego for particular.

As máquinas digitais podem ser energizadas por pilhas que possam ser recarregadas ou por outras baterias. Ao optar por um tipo mostre qual é a especificação ofertada do tipo escolhido. Além disso, é essencial observar qual é a capacidade do cartão de memória, os pixels da máquina, as lentes no meio de suas características mais importantes.

Por conta de sua popularização dispõem-se para vender as câmeras digitais contando os magazines especializados de equipamentos fotográficos, até em distribuidores ou shoppings ou também em mercados e outros estabelecimentos comerciais. Basta escolher o tipo e efetuar sua aquisição. Os equipamentos ofertam garantia de fábrica e existem muitas marcas no mercado. Deve-se fazer um estudo de marcas no momento de determinar sua compra.