Através de um texto de Angela Cristina Munhoz Maluf, trabalhado conosco em sala de aula pela Professora Helione, pudemos perceber ainda mais a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento humano.

                 Nos trabalhos lúdicos desenvolvidos em sala de aula, de acordo com a autora, o educador pode conhecer elementos da personalidade de seus alunos quando da atuação dos mesmos, bem como de suas omissões, entre outras observações. Pode, desta forma, construir seu planejamento de maneira eficaz, realizando as necessárias intervenções. Nenhuma transformação significativa ocorre sem uma análise de conjuntura.

                 É a linguagem que a criança conhece e aceita. É o seu mundo, aonde ela interage naturalmente se divertindo ao mesmo tempo em que constrói coletivamente o conhecimento. Trabalha prazerosamente o afeto a si mesma e aos outros em um rico processo de ensino e aprendizagem.

                 Cada faixa etária apresenta necessidades específicas das crianças para a concretização das devidas evoluções, sem contar com as diferenças físicas, biológicas e sociais de cada uma delas. Portanto, o educador deve ter uma ampla visão da realidade de seus educandos quando da articulação de cada dimensão humana dentro do contexto social. Por exemplo, uma criança que faz parte de uma família de classe baixa que sofre todas as dificuldades de sua realidade social e ainda apresenta deficiências físicas e/ou mentais jamais deve ser integrada em um “pacote educacional” teimoso em trabalhar com todas as crianças da mesma forma homogênea de sempre.

                 Na linguagem “brincadeirês”, a criança interage naturalmente, não leva em conta as diferenças que nós adultos insistimos em tratar como empecilhos no processo educacional. Ela de fato aprende com as demais, percebendo que faz bem para todos cada produção coletiva. A evolução conjunta de seres humanos responsáveis e felizes é inevitável e, por conseguinte, a reconstrução e a segurança do planeta, nossa casa Terra...

Referência

MALUF, Angela Cristina Munhoz, Atividades Lúdicas como Estratégias de Ensino e Aprendizagem, 2006, disponível em www.psicopedagogia.com.br, acesso em 03 de setembro de 2011, pela Professora Helione.