Criado ainda no início da década de 90, o maior torneio de artes manuais mistas (MMA) do mundo abriu suas portas do ringue (octógono) às lutadoras mulheres no ano passado, às vésperas da realização do seu UFC 154, quando, o presidente do MMA norte-americano, Dana White, confirmou, no dia em 16 de novembro de 2012, que em 2013 o certame passaria a contar com a primeira categoria destinada ao MMA feminino.

Neste dia, a peso galo Ronda Rousey foi anunciada como a primeira lutadora a assinar com o UFC. Rousey é remanescente do Strikeforce, detendo o cinturão de campeã peso galo da competição que foi extinta em 2011 ao ser comprado pela própria UFC. Atualmente, a estadunidense da Califórnia é a primeira no ranking feminino de sua categoria e a lutadora do ano (2011).

Foi no mundo dos torneios MMA amadores, como o Tuff-N-Uff: Las Vegas vs. 10th Planet Riverside, que Ronda fez sua estreia como lutadora de artes marciais mistas, em agosto de 2010. Vencedora, ela derrotou Hayden Munoz. Ela também já lutou e venceu Autumn Richardson e Taylor Stratford.

Já a estreia profissional acontece no evento King of the Cage: Turning Point, em 2011. Ronda enfrentou e venceu por finalização arm lock a brasileira Ediene Gomes, logo no primeiro round. Em sua segunda luta profissional, no Tweet no HKFC: School of Hard Knocks 12, venceu Liz Charmaine, contra Liz Carmouche, a sétima do ranking mundial do peso galo feminino.

Seu próximo desafio é a também norte-america, Miesha Tate (cujo apelido é Cupcake), com quem tem encontro marcado no UFC 168. A luta promete, pois em suas entrevistas, Cupcake anuncia que já sabe exatamente qual foram seus erros no passado e qual seria a principal arma de sua oponente.

No Brasil, as lutadoras mesclam títulos e beleza, para felicidade do público das artes marciais mistas. A seguir, algumas das belas do MMA feminino brasileiro:

Carina Damm

Consagrou sua primeira vitória em apenas 11 segundos. É faixa marrom em Jiu-Jitsu.

Debi Purcell

Começou a lutar Vale Tudo em 1993, durante uma competição de MMA, em Huntington Beach. Suas especialidades: submission, boxe, wrestling Muay Thai, Tae Kwon Do e vale tudo.

Erin Toughill

Especialista em Jiu-Jitsu.

Felice Herrig

Especialista em kickboxer, sendo uma das mais respeitadas no MMA feminino.

Gina Carano

A lutadora de MMA vem sendo apontada como a nova musa do MMA brasileiro, colecionando cinco vitórias e nenhuma derrota em sua carreira de apenas três anos de MMA.

Ginele Marquez

Sua especialidade: submissão e wrestling.

Julie Kedzie

Praticante de Tae Kwon e do Jiu Jitsu brasileiro.

Kaitlin Young

É uma das mais jovens lutadoras do MMA feminino, com apenas 23 anos.

Michelle Waterson

Possui duas vitórias no MMA feminino. Sua especialidade é o Karatê.

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo do MMA - www.mmanaveia.com.br