As barragens e a migração de animais silvestres

Ao represar um rio para a criação de uma barragem de uma hidroélétrica, cria-se um reservatório de água  logo atrás da barragem (Figura 1). A represa se forma inundando grandes áreas atrás das barragens. Tais áreas que são inundadas eram habitats de animais silvestres terrestres como onças, macacos, cutias e etc... Com isso, esse animais têm seu habitat diminuído.

 REPRESA

Figura 1. A barragem e o reservatório de água formado logo atrás.

Menos reportada, mas de igual importância  é que, ao criar uma barragem, cria-se um imenso reservatório de água para os animais silvestres terrestres. Esta água fica disponível aos animais silvestres durante o ano todo. Dessa forma, durante a estação seca em que o rio apresentaria menos água, alguns animais deixam de migrar em busca de água, já que agora, com o reservatório, há água disponível durante o ano todo.

É claro que, devido à variações extremas do clima, as represas também podem diminuir sensivelmente o nível de água durante as épocas secas. Nesse caso, a oferta de água aos animais silvestres também é reduzida. Entretanto, como eventos de seca extremos não ocorrem frequentemente, em geral, a criação de represas aumenta a disponibilidade de água para animais, fazendo com que populações que antes migrariam em busca de água, deixe de fazê-lo. Assim, este constitui mais um impacto da atividade humana sobre os animais silvestres.

 Preparado a partir de:

 REARDON, M. Shaping Krueger: Animal ecology and management in Africa´s premier game park. Cape Town: Struik Nature, 2012. Cap4.