As Armadura de Deus

Texto bíblico: Ef 6:10~18

Armadura:
? Vestidura de proteção dos antigos guerreiros;
? Tudo que serve para reforçar ou proteger qualquer obra;
? O que o animal usa para sua defesa ou ataque;
? Armas

 Quando nos voltamos para Deus e sua Obra, passamos a ser herdeiros das bênçãos de Deus; também passamos a ser alvo dos inimigos de Deus.

 O mais obstinado (teimoso) inimigo de Deus é Satanás, cujo objetivo é destruir todo o trabalho Divino, em João 8:44 diz: "Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos do vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na Verdade, porque não há Verdade nele, quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira."

 Antes de começar a falar das armaduras Deus, iremos dar ênfase, dentro do versículo acima, à mentira, pois ela é o começo de todos os males para nossa vida, tanto física como espiritual.

 A marca registrada do diabo é a mentira. Ele é a fone de toda falsidade:

* A serpente, que é o diabo, seduziu Eva para comer do fruto proibido.

* Ananias e Safira deixaram que Satanás enchesse os seus corações, para mentir ao Espírito
Santo, retendo parte do dinheiro da venda da propriedade.

* A mentira é um pecado totalmente contrário à mente de Deus, que é a Verdade; em Ap 19:11
diz: "E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel
e Verdadeiro e julga e peleja com justiça." Este versículo fala do começo da Segunda Vinda de Cristo à terra como Rei dos reis e Senhor dos senhores. * Ele vem como um Messias Vencedor 2Ts 1:7,8 "e a vós que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder, como labaredas de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo" o ímpio recebera de Deus uma retribuição completa pelos seus feitos no fim da presente era, quando o Senhor Jesus voltar à terra para julgar os ímpios; de igual modo virá ao povo de Deus alívio parcial quando forem removidos da terra para estarem com Ele para sempre, mas o descanso completo ocorrerá somente quando Jesus voltar a terra com seus santos para julgar o mal e governar a raça humana, esse descanso completa haverá quando Jesus for "em vós glorificado e vós nele" no dia final; * para estabelecer a Verdade e a Justiça Sl 96:13 "ante a face do Senhor, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua Verdade." o Senhor ele pede adoração, quebrantamento, exaltação, nós como cristãos devemos proclamar o Reino universal do justo juiz ante as nações; * julgar as nações e aniquilar o mal Jô 5:30 "Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou" assim como Jesus obedeceu ao Pai, vindo à terra para morrer por nós na cruz, assim também ele obedecerá ao Pai no momento do juízo, e sobre ele o Pai deixou todo o juízo, pois sabe que ninguém melhor que ele para julgar, foi ele que morreu por nós, portanto sabe todos os nossos pecados de maneira minuciosa. Esse é o dia aguardado por todos os cristãos de todas as gerações.
A indiferença (desinteresse) para com o pecado da mentira é uma das manifestações mais clara da impiedade de uma pessoa. A pessoa que se deixa seduzir pelo pecado da mentira, ainda não nasceu do Espírito em Jo 3:6 diz "o que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito" e está sendo conduzida por Satanás, fazendo-se filho dele, Jo 4:24 "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" para vivermos unidos a Cristo requer de nós a verdade; alegrar, ter a comunhão com Cristo e ter a salvação sem, porém, viver e falar de acordo com a verdade, é enganar a si mesmo, em 1Jo 1:6 diz: "se dissemos que temos comunhão com ele e andamos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade" andar nas trevas significa viver no pecado e nos prazeres mundanos. Essas pessoas não tem comunhão com ele. Aqueles que tem comunhão com Deus experimentam a sua graça e vivem em santidade na sua presença. Quem não tem a verdade, mostra realmente como está o seu coração, se opõe a Deus e permanece fora do Reino dos céus. Os 3 últimos capítulos da Bíblia ? Apocalipse - destaca o caso da mentira: "todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo"; "os que cometem mentira não entrarão na cidade eterna de Deus" e "e os que amam e cometem a mentira estarão fora do Reino de Deus" A mentira é o pecado final condenado na Bíblia, é provável que seja pelo fato de ter sido o motivo da queda da raça humana. Esses versículos devem servir para nós como advertência, pois está claro que Deus não tolera a mentira e o engano.

 Mas podemos reverter esse quadro, pois Jesus veio para "destruir o trabalho do diabo", em 1Jo 3:8 " Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo."

 Satanás é um anjo caído, ele deixou de ser um ser angelical para tornar-se apenas um ser criado.

 Ele não é igual a Deus, o nosso Criador.

 Por mais que Satanás seja superior ao homem em inteligência e força, jamais em hipótese alguma será igual a Deus.

 Apesar de ser superior aos homens, nós cristãos somos mais que vencedores em Cristo Jesus, temos o poder do Cristo ressuscitado dentro de nós para nos proteger é o que nos afirma a Palavra de Deus em 1Jo 4:4 "maior é o que está em vós do que o que está no mundo" o que está em nós é o Espírito Santo de Deus e é por meio dele que podemos vencer o mal que há no mundo, inclusive o pecado, Satanás, provações, tentações, tristezas, perseguições e tudo que for contrário á vontade de Deus para nossas vidas.

 Com o poder do Espírito Santo em nossas vidas, temos o poder para lutarmos contra nossos desejos corruptos, nossas tentações e prazeres ímpios do mundo e contra Satanás e suas forças.

 Mas para que tenhamos vitória nessas batalhas, além do Espírito Santo, devemos nos revestir das Armaduras de Deus.

 A nós cristãos foi nos dada TODA Armadura de Deus para ficarmos firmes nos dias de nossa adversidade.

 Cada peça da armadura deve ser usada para nos ajudar a enfrentar as tentações e ciladas do maligno.

 Cingindo-vos com a Verdade ? no livro de João 8:32~36 ? Jesus fala da Verdade que Liberta, mas ainda assim os judeus questionaram com ele, eles criam que por obedecerem a Lei de Moisés e se considerarem nação santa, raça eleita de Deus, eram livres. Mas, assim como para eles, Jesus também nos diz para fazermos uma avaliação da nossas atitudes, a quem estamos servindo? Assim como os judeus ficaram furiosos com Jesus por ele ter dito: "se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres." Muitos de nós hoje, mesmo estando na igreja, dizendo-se salvo em Jesus, não aceita a repreensão, mesmo quando ela está dentro da Palavra de Deus, falamos no culto de ensinamento da semana passada e repetimos hoje, não questione o pregador, mas se o que ele está falando está dentro da Palavra de Deus.

 Vestindo a couraça da justiça - Esta parte da armadura ela é colocada no peito ou tórax, essa parte do corpo humano é onde se localiza o centro das nossas emoções, é onde está o nosso coração, que é o órgão que mais nos engana, afirma a Palavra de Deus. Portanto esse é o revestimento que precisamos para manter nosso coração limpo e justo. Em 1Jo 1:9 diz que se confessarmos nossos pecados Jesus é fiel e justo para nos perdoar.

 Calçai os pés com a preparação do Evangelho da Paz - nós estamos a serviço do Senhor, para levar a todas as criaturas o Evangelho da paz e da reconciliação. Ter a certeza dessa missão nos mantém na direção certa. Em Mateus 28, nos versículos 19 e 20 Jesus dá uma ordem: para nós irmos por todo o mundo preparando as pessoas para serem seus discípulos e batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo e ensiná-los a guardar todas as coisas ele nos ordenou, e em seguida ele nos faz uma promessa de que estará conosco todos os dias até a consumação do século. Essa presença de Jesus em nossas vidas é muito importante, pois nos momentos de tribulação e angustia só ele tem poder através do seu Espírito Santo de nos confortar.

 Embraçando sempre o escudo da fé ? Satanás é o nosso acusador e quer nos lançar seus dardos inflamados para provocar dúvidas, medo e culpa. E a nossa fé é o nosso escudo, o capitulo 11 de Hebreus começa nos falando que a fé é a certeza das coisas que esperamos, e a convicção dos fatos que não vemos, nesse capitulo a palavra fé aparece pelo menos umas 24 vezes e vem trazendo à memória as ocasiões em que pela fé houve a criação de todas as coisas, os heróis, os patriarcas, dando aí um destaque especial para Moisés por ter sido incumbido de livra Israel do Egito e outro mais.

 Tomai também o capacete da salvação ? a certeza da salvação é a defesa que nós temos contra a dúvida, a insegurança e outras obras do inimigo,1Jo 5:12 diz que quem tem o filho tem a vida; todos os povos ouvirão o evangelho, para que eles possam decidir se querem ou não ter vida eterna em Jesus, eles precisam saber que não há vida com Deus fora de Jesus, ele é o único caminho. É necessário sabermos que não é o bastante tê-lo aceito, é preciso segui-lo, obedecê-lo e termos total comunhão com ele através da fé.

 Tomai a espada do Espírito ? Lucas 4:1~13 fala da tentação de Jesus, que nós vimos um pouco na sexta-feira passada, a lição que nós aprendemos com ele é que podemos vencer Satanás com a Palavra de Deus. O conceito da Palavra de Deus no livro de Hebreus é que ela é viva e eficaz, e mais penetrante que espada de dois gumes (parte afiada), e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medula, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração; a Palavra de Deus ela penetra no mais íntimo do nosso ser e discerne se nossos pensamentos e motivos são espirituais ou não. Os dois gumes quando corta, pode nos salvar ou nos condenar para a morte eterna. A Palavra de Deus serve para que nós nos aproximemos de Jesus como nosso sumo sacerdote.

 Orando em todo o tempo no espírito ? a oração nos aproxima de Deus, ela é o canal entre nós e ele. Tiago 5:16 diz que devemos confessar nossas culpas uns aos outros, orar uns pelos outros, para que possamos ser sarados, isso nos mostra porque muitas vezes não ocorre a cura divina entre os cristãos. Devemos confessar nossos pecados uns aos outros e orar uns pelos outros. O pecado na igreja é um obstáculo para nossas orações e impede a manifestação do poder da cura divina no meio da igreja. E Tiago completa dizendo: a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. As orações do justo:


 Leva-o mais perto de Deus ? Hb 7:25
 Abre o caminho para uma vida cheia do Espírito ? Lc 11:13
 Dá-lhe poder para servir ? At 1:8; e para a devoção cristã ? Ef 3:14~21
 Edifica-o espiritualmente ? Jd 20
 Dá-lhe compreensão da provisão de Cristo por nós ? Ef 1:18,19
 Ajuda-o a vencer Satanás ? Dn 10:12,13
 Esclarece a vontade de Deus para ele ? Sl 32:6~8; Pv 3:5,6;
 Capacita-o a receber dons espirituais ? 1Co 14:1
 Leva-o a comunhão com Deus ? Jo 7:37; 14:16
 Atribui-lhe graça, misericórdia e paz ? Fp 4:6,7; Hb 4:16
 Leva os perdidos de volta a Cristo ? Tg 5:20
 Atribui-lhe sabedoria, revelação e conhecimento de Cristo ? Ef 1:17
 Proporciona-lhe a cura ? Tg 5:15
 Dá-lhe livramento nas aflições ? Sl 34:4~7
 Glorifica a Deus com louvor e ações de graça ? Sl 100:4
 Torna real a presença de Cristo ? Jo 14:21; Ap 3:20
 Assegura-lhe a salvação final e a intercessão de Cristo em seu favor ? Hb 7:25


Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, mas cria que suas orações a Deus realizariam muitas coisas, até mesmo no curso da natureza; orou e não choveu por 3 anos e 6 meses, orou novamente e choveu.